domingo, 3 de junho de 2007

As crianças terríveis

Terminal: Código PAL número três confirmado. Entrada do código PAL finalizada. Código de detonação: ativado. Preparado para lançar.
Snake: Não! Como?!

Snake recebe um chamado do Mestre Miller.

Mestre: Obrigado, Snake. O código de detonação foi ativado, agora nada pode parar o Metal Gear.
Snake: Mestre, o que está havendo?
Mestre: Você conseguiu o cartão e, inclusive, ativou a arma pra nós. Eu realmente preciso expressar minha gratidão. Desculpe tê-lo envolvido nesse negócio bobo de liga de forma inteligente. Nós não conseguimos arrancar um dos códigos de detonação, o do chefe do DARPA. Mesmo com poderes psíquicos, o Mantis não conseguiu ler a mente dele e, acidentalmente, o Ocelot o matou durante o interrogatório... Em outras palavras, estávamos sem chances de acionar o dispositivo de lançamento e isso estava nos deixando um pouco preocupados... Sem a ameaça do ataque nuclear, nossas exigências nunca seriam atendidas...
Snake: Como é que é?
Mestre: Sem os códigos de detonação, tivemos que arrumar um outro jeito. Foi quando decidi que você poderia ser útil... Primeiro, tentei arrancar informações quando mandei o Decoy Octopus se disfarçar de Donald Anderson. Só que, infelizmente, ele não sobreviveu ao encontro... graças ao FoxDie.
Snake: Está dizendo que tinha isso planejado desde o começo? Só para que eu entrasse com o código de detonação?!
Mestre: Ah, você não acha que chegou tão longe sozinho, acha?
Snake: Quem é você afinal?
Mestre: De qualquer forma, o código de detonação foi ativado. Assim que o mundo vislumbrar o poder dessa arma, a Casa Branca não terá escolha e terá de me entregar a vacina do FoxDie. O coringa deles é inútil agora!
Snake: Coringa?!
Mestre: O plano do Pentágono de o usar foi bem sucedido, na sala de tortura... Tenho pena de você, Snake... é único que não sabe de nada...
Snake: Quem é você realmente?
Mestre: Eu conto tudo o que você quiser saber, se vier onde estou, é claro.
Snake: Onde você está?
Mestre: Bem pertinho...
Campbell: Snake, esse não é o mestre Miller!
Mestre: Campbell, é tarde demais!
Campbell: O mestre Miller foi encontrado morto em sua casa há, pelo menos, três dias! Eu não sabia porque a conexão do meu Codec com o dele tinha sido cortada. Mas a Mei Ling diz que essa transmissão vem de dentro da base!
Snake: Então, quem é ele?!
Campbell: Snake, você está falando com...

O suposto mestre solta o cabelo e tira os óculos de sol...

Liquid: Comigo, querido irmão!!!
Snake: Liquid?! Que?!...
Liquid: Você já cumpriu seu papel!!! Hora de o despachar!!!

Snake deixa a sala de controle e encontra com Liquid prestes a pular na cabine de controle do Metal Gear.

Snake: Liquid!!!
Liquid: Snake, gostou dos meus óculos de sol? Ah... você vai apontar uma arma para seu próprio irmão?
Snake: Por que se passou pelo mestre?
Liquid: Porque seria mais fácil de o manipular, oras. E devo dizer que você caiu direitinho! Embora os caras do Pentágono estejam pensando a mesma coisa...
Snake: De que diabos está falando?!
Liquid: Seguir ordens cegamente sem questionar... você perdeu seu orgulho de guerreiro e se tornou nada mais do que uma pecinha de tabuleiro, Snake.
Snake: O quê?
Liquid: Parar um ataque nuclear, resgatar reféns... Foi tudo uma desculpa.
Snake: Uma desculpa?
Liquid: O Pentágono só precisava que entrasse em contato conosco. Foi o que matou o chefe do DARPA e o presidente da Armstech.
Snake: Você não quer dizer que...
Liquid: Sim! Você foi mandado pra cá para nos matar! E assim, eles poderiam recuperar o Metal Gear intacto junto com os cadáveres dos soldados genoma. Desde o início, o Pentágono só estava o usando como vetor pra disseminar o FoxDie!
Snake: O FoxDie?! Não pode ser... está me dizendo que a Naomi trabalhava para o Pentágono?!
Liquid: Achávamos que sim, mas parece que a Doutora Naomi Hunter não pôde ser manipulada tão facilmente...
Snake: O quê?
Liquid: Nós temos um espião no Pentágono que nos informou que a doutora alterou o programa do FoxDie um pouco antes dessa operação. Mas ninguém sabe como ou por quê.
Snake: Entendi... talvez a prenderam para achar uma resposta pra isso.
Liquid: Sem dúvida. Eu só não sabia que ela era motivada por uma vingança tão forte... Ainda não sabemos quais mudanças foram feitas no programa do FoxDie. Mas não tem problema, não importa... Eu já tinha incluído a vacina do FoxDie na lista de exigências para a Casa Branca.
Snake: Existe uma vacina?
Liquid: Deve existir, mas essa mulher é a única que sabe realmente. De qualquer forma, uma vacina parece desnecessária.
Snake: Por quê?
Liquid: Você conseguiu entrar em contato com todos nós, então todos fomos expostos ao vírus. Claro que o presidente da Armstech e o Decoy Octopus morreram por causa dele... mas eu, o Ocelot e você, o portador, aparentemente não fomos afetados.
Snake: Um erro na programação do vírus?
Liquid: Hmmm... pode ser. Sendo assim, se o FoxDie não matou você, então não tenho com o que me preocupar. Afinal, nosso código genético é idêntico.
Snake: Então é verdade? Eu e você somos...
Liquid: Gêmeos, claro! Mas não gêmeos normais... somos gêmeos ligados por cruzamento genético. Les enfants terribles... Você é o melhor, tem todos os genes dominantes do velho; eu tenho todos os genes defeituosos, recessivos... Tudo planejado para que você fosse o melhor dos filhos... A única razão de eu existir era para que pudessem criar você!
Snake: Eu era o preferido, hein?
Liquid: Sim... eu sou só o resto do que usaram para o fazer. Você tem idéia de como é saber que você é um lixo desde o dia em que nasceu?! Mas eu... eu fui o escolhido pelo nosso pai!
Snake: Por isso é tão obcecado pelo Big Boss? Essa espécie de amor deturpado?
Liquid: Amor?! É ódio!!! Ele sempre dizia que eu era inferior... Mas eu vou ter minha vingança!!! Você deveria me entender, meu irmão... Você o matou com suas próprias mãos!!! Você roubou minha chance de vingança!!! Agora, eu vou terminar o trabalho que ele começou!!! Eu vou superá-lo... Eu vou destruí-lo!!!
Snake: Você é igual à Naomi.
Liquid: Pelo menos, não sou que nem você!!! Diferentemente de você, eu tenho orgulho do destino codificado em meus genes!!!

Liquid pula para dentro da cabine do Metal Gear. Snake atira, porém erra.

Liquid: Você perdeu sua última chance!!! Vai se arrepender pra sempre!!! O seu sangue vai ser o primeiro a ser derramado por essa nova arma histórica! Considere uma honra, um presente do seu irmão! O poder da arma que reinará no século 21!
Snake: Está se movendo... e agora?

Ainda dentro da base, Liquid começa atirar para todos os lados com o Metal Gear, destruindo tudo por onde Snake passa ou tenta se esconder. Com o lança-mísseis, mesmo após alguns tiros, Snake só causa uma pequena explosão no braço esquerdo do Rex, onde fica o radar, mas não o suficiente para quebrá-lo. O Metal Gear chega perto de Snake e se apronta para esmagá-lo quando, subitamente, Gray Fox surge correndo numa velocidade anormal e segura o pé do grande tanque bípede, deixando Snake impressionado.

Gray Fox: Vamos, caia fora daqui!
Snake: Gray Fox!
Gray Fox: Um velho nome. Soa melhor do que Deepthroat...
Snake: Então é mesmo você?
Gray Fox: Sua aparência está horrível, Snake... você não tem vivido muito bem...
Liquid: Eu vou mandar vocês pro inferno!!!

Snake corre para trás de alguns contêineres. Enquanto o Ninja, numa velocidade absurda, desvia dos tiros disparados por Liquid, atira sua espada de encontro ao braço esquerdo do Rex e dispara algumas balas, causando mais danos ao braço da máquina. Liquid perde Gray Fox e Snake de vista e começa a procurá-los virando o tanque bípede para todos os lados por causa das falhas no radar.

Snake: Fox, por quê? O que quer de mim?
Gray Fox: Sou um prisioneiro da morte, só você pode me libertar...
Snake: Fox, fique fora disso... Pense na Naomi, ela está possuída querendo vingança por você.
Gray Fox: Naomi...
Snake: Você é o único que pode pará-la.
Gray Fox: Não... não posso.
Snake: Por quê?
Gray Fox: Porque fui eu quem matou os pais dela. Eu era muito novo e não consegui matá-la ao olhar pra ela. Senti-me tão mal que decidi levá-la comigo. Eduquei-a como se fosse do meu próprio sangue para que aliviasse o peso na minha consciência. Ainda hoje, ela pensa em mim como irmão...
Snake: Fox...
Gray Fox: De fora, até parecíamos felizes como irmão e irmã... Mas toda vez que eu olhava pra ela, eu via os olhos dos seus pais me encarando de volta... conte isso a ela por mim. Diga-lhe que fui eu quem os matou.
Liquid: Aí estão vocês!!!
Gray Fox: Estamos sem tempo. Aqui vai meu último presente. Vou fazê-lo parar de se mover!
Snake: Fox!!!

Fox corre atrás do Metal Gear pulando sobre as caixas e, ao tentar pular para agarrar-se às partes superiores da máquina, é acertado por um laser acionado por Liquid enquanto estava no ar. Seu braço esquerdo é cortado. Ainda assim, consegue correr por uma pequena saliência num dos muros da base subterrânea quando Liquid o esmaga contra a parede com o nariz do Metal Gear. Fox sobrevive ao impacto devido ao exoesqueleto.

Liquid: No Oriente Médio, não caçamos raposas (41), caçamos chacais!!! Ao invés de foxhounds (42), usamos harriers ingleses (43)!!!
Snake: Fox!
Liquid: Quão forte é esse seu esqueleto? Snake, você vai se sentar e assistir à morte dele?!

Fox une suas últimas forças e dispara tiros no radar do Metal Gear Rex, que explode. Liquid é forçado a abrir a cabine para enxergá-los.

Gray Fox: Uma raposa encurralada ainda é mais perigosa do que um chacal!
Liquid: Impressionante... vejo que ainda é digno do codinome "Fox"! Mas chegou a sua hora!!!
Gray Fox: Snake, lance um míssil!
Snake: Fox!
Liquid: Vai atirar mesmo assim? Vai explodir ele junto!!!
Gray Fox: Snake, na sua frente, posso morrer finalmente. Depois de Zanzibar, fui retirado de campo nem totalmente vivo, nem totalmente morto... uma sombra esvaecendo num mundo de luzes. Mas logo... logo... isso vai acabar...

Liquid deixa Fox cair no chão. Um dos pés do Metal Gear pisa fortemente sobre ele. O exoesqueleto ainda agüenta o peso do tanque.

Liquid: Morra!!!
Gray Fox: Snake, não somos instrumentos do governo, nem de ninguém. Lutar era a única coisa... a única coisa na qual eu fui bom, mas, pelo menos, sempre lutei pelo o que eu acreditei.
Snake: ...
Gray Fox: Adeus, Snake...

Mais uma vez, o Metal Gear pisa em Gray Fox rachando todo o esqueleto. Liquid aplica mais pressão e Gray Fox desaparece debaixo do Metal Gear. Com exceção das manchas no chão, nada restou.

Snake: Foooxxx!!!
Liquid: Idiota! Ele rezava pra morte... e a encontrou! Viu, Snake? Você não protege ninguém! Nem você mesmo!

Snake lança um míssil dentro da cabine do Metal Gear. A máquina começa a perder estabilidade e cai destruindo boa parte das paredes da base subterrânea causando um pequeno desmoronamento. A explosão arremessa Snake na parede, que cai inconsciente. Depois de algum tempo, com a visão ainda ofuscada e sem conseguir se mexer, Snake enxerga um homem em pé à sua frente.

Liquid: Dormindo mais do que o necessário, hein Snake?
Snake: Liquid... ainda vivo...
Liquid: Eu não vou morrer enquanto você estiver vivo.
Snake: Que pena... porque parece que sua revolução foi um fracasso.
Liquid: Só porque você destruiu o Metal Gear, não significa que minha luta acabou.
Snake: Luta? Afinal, você está atrás do quê?
Liquid: De um mundo onde soldados como nós fôssemos honrados como já fomos um dia, como ainda deveríamos ser.
Snake: Fantasia do Big Boss.
Liquid: Seu maior desejo! Quando ele era novo, durante a Guerra Fria, o mundo precisava de homens como nós. Éramos valorizados, desejados. Mas os tempos mudaram... Com tantos mentirosos e hipócritas governando o mundo, a guerra não é mais como era antigamente. Estamos perdendo espaço num mundo que não precisa mais de nós, um mundo que menospreza nossa existência. Depois que eu lançasse essa arma e conseguisse o dinheiro, seríamos capazes de trazer honra e caos de volta pra esse mundo... Conflitos gerariam novos conflitos, novos ódios surgiriam! Depois, expandiríamos nossa esfera de influência aos pouquinhos...
Snake: Mas enquanto houver gente, vai existir guerra.
Liquid: Mas o problema é o equilíbrio. Nosso pai conhecia esse equilíbrio...
Snake: É o único motivo?
Liquid: E não é o suficiente? Para guerreiros como nós?
Snake: Eu não quero esse mundo!
Liquid: Ah! Mentira! Então por que está aqui? Por que continua seguindo ordens enquanto seus superiores o traem? Por que veio até aqui?
Snake: ...
Liquid: Eu vou lhe dizer: você aprecia matar. Esse é o porquê.
Snake: Mas...
Liquid: Eu via o seu rosto quando o fazia. Estava cheio de alegria por causa da batalha...
Snake: Você se engana!
Liquid: Existe um assassino dentro de você... não precisa negar. Fomos criados pra ser assim.
Snake: Criados?
Liquid: Les Enfants Terribles: As crianças terríveis. Esse era o nome do projeto iniciado nos anos setenta cujo plano era criar artificialmente o soldado mais poderoso possível. E o escolhido como modelo foi o homem conhecido como o maior guerreiro do mundo...
Snake: Big Boss...
Liquid: Mas nosso pai tinha se ferido num combate e estava em coma quando o resgataram. Depois, a partir de suas células, nos criaram com uma combinação da clonagem analógica do século 20 e do método do Super Bebê.
Snake: Método do Super Bebê?
Liquid: Fertilizaram um óvulo com uma das células do nosso pai e deixaram-no se dividir em oito bebês iguais. Depois, transferiram os clones para o útero de alguém e, mais tarde, abortaram, intencionalmente, seis dos fetos para estimular um crescimento fetal forte. Éramos, originalmente, oito gêmeos.
Snake: Oito gêmeos...
Liquid: Sim, os outros seis dos nossos irmãos foram sacrificados para nos fazer. Fomos cúmplices de assassinato antes mesmo de nascermos! Assim somos eu e você, dois óvulos fertilizados com o mesmo DNA. Mas, eles ainda não haviam terminado... Usaram-me para criar um fenótipo onde todos os genes dominantes seriam expressados, usaram-me para criar você... Eu tenho todos os genes recessivos!
Snake: ...
Liquid: Você roubou tudo de mim antes mesmo de eu nascer! Mas eu e você não somos os únicos filhos...
Snake: O quê?
Liquid: Os soldados genoma também são dessa prole, carregam a mesma herança genética. Só que eles são diferentes, são digitais. Com a finalização do projeto Genoma, os mistérios da humanidade foram expostos... Graças ao DNA do nosso pai, conseguiram identificar mais de sessenta "genes de soldado" responsáveis por tudo, desde o pensamento estratégico até o famoso "instinto assassino". Esses genes foram transplantados para dentro da membrana celular dos soldados das Forças Especiais da Nova Geração e, assim, se tornaram os Soldados Genoma. Alguns dos soldados que você matou são nossos irmãos, com os mesmos genes que nós.
Snake: Os Soldados Genoma?!
Liquid: Exatamente. Nossos irmãos, criados artificialmente por alinhamento de nucleotídeos que imitam os genes do nosso pai. Eles também são produtos de inúmeros sacrifícios.
Snake: Sacrifícios?
Liquid: Experimentos humanos. 1991, Guerra do Golfo: Os militares injetaram os genes de soldados secretamente em quem lutou. A Síndrome da Guerra do Golfo da qual milhares de soldados voltaram reclamando foi um efeito colateral disso.
Snake: Não! Todo mundo sabe que a Síndrome da Guerra do Golfo foi causada por exposição a dejetos de urânio que saíam dos explosivos antitanques.
Liquid: Essa foi uma história que o Pentágono inventou para acobertar tudo. Primeiro, tentaram dizer que era uma desordem de stress pós-dramático; depois, armas químicas e biológicas, unidades de detecção de gás tóxico e injeções anti-sarin (44). Todas histórias pra encobrir este experimento genético secreto...
Snake: Quer dizer que todos os chamados Bebês da Guerra do Golfo reportados pelos veteranos são...
Liquid: Sim, também são nossos irmãos e irmãs.
Snake: Isso significa que os Soldados Genoma são um sucesso?
Liquid: Sucesso? Deixe de ser tonto! São um fracasso total! Estamos à beira da extinção!
Snake: O quê?
Liquid: Já ouviu falar da Teoria da Assimetria?
Snake: ...
Liquid: A Natureza tende a favorecer a assimetria. Todas as espécies já extintas mostravam sinais de simetria. Os Soldados Genoma sofrem do mesmo problema: sinais de simetria. Bem como eu e você.
Snake: Você quer o DNA do Big Boss para salvar sua família? Que tocante...
Liquid: Na natureza, membros de uma mesma família não se relacionam entre si e ainda ajudam uns aos outros a sobreviver. Sabe por quê? Porque aumentam as chances de passar seus genes para as gerações futuras. O altruísmo entre parentes de sangue é responsável pela Seleção Natural. É a chamada Teoria do Gene Egoísta (45).
Snake: Está me dizendo que seus genes o mandam salvar os Soldados Genoma?
Liquid: Você não pode lutar contra seus genes. É o destino. Todos nascem com o propósito de passar os genes dos pais adiante. Por isso, só sigo o que os meus genes me dizem. Só que eu vou além: vou quebrar a maldição da minha herança; para isso, eu preciso matar você!!!
Snake: ...
Liquid: Olhe pra trás.
Snake: Meryl! Ela está viva?
Liquid: Não sei. Estava umas horas atrás. Pobrezinha, continuava a chamar por você.
Snake: Meryl...
Liquid: Estúpida! Se apaixonar por um homem que nem nome tem...
Snake: Eu tenho um nome!
Liquid: Não! Nós não temos passado, não temos futuro! E mesmo que tivéssemos, não seria totalmente nosso! Eu e você somos somente cópias do nosso pai, Big Boss!
Snake: Solte a Meryl!
Liquid: Assim que terminarmos nossos negócios. Estamos quase sem tempo.
Snake: Está falando do FoxDie?
Liquid: Não. Parece que o Pentágono sabe que o Metal Gear foi destruído e chegaram a uma decisão. Não vão precisar nem mesmo de uma BDA (Avaliação de Danos de Batalha) (46). Se quiser os detalhes, por que não pergunta ao Campbell?

Snake contata Campbell via codec.

Snake: Coronel, pode me ouvir?
Campbell: Estou ouvindo.
Snake: O que o Pentágono vai fazer? Responda-me!
Campbell: O Secretário da Defesa tomou o controle ativo da operação. Está a caminho daí via AWACS (47).
Snake: Pra quê?
Campbell: Pra bombardear o local.
Snake: O quê?!
Campbell: Não é só. Bombardeiros B2 acabaram de levantar vôo da Base Aérea de Galena. Estão carregados com bombas nucleares táticas perfuradoras de superfície B61-13.
Snake: O quê? O Metal Gear foi destruído, avise o Secretário!!!
Campbell: O Secretário da Defesa ouviu que Naomi trapaceou todo mundo e está preocupado com o FoxDie. Agora que não há mais a ameaça do ataque nuclear com o Metal Gear, ele fará o necessário para encobrir a verdade do que realmente aconteceu nesse local.
Snake: Vai lançar uma bomba nuclear para vaporizar tudo e todos que sabem da história?...
Campbell: Calma, Snake. Eu vou parar o ataque nuclear.
Snake: Como?
Campbell: Posso ser somente um figurante aqui, mas ainda sou o comandante oficial da missão. Se eu soltar uma ordem de espera para o ataque, posso confundi-los e ganhar algum tempo pra você fugir.
Snake: Mas coronel, se fizer isso...
Campbell: Tudo bem, Snake. A verdade é que a FOX-HOUND já havia sido assunto de uma investigação secreta. A Meryl foi transferida para essa base pouco antes do ataque terrorista como forma de me manipular.
Snake: Desgraçados!!!
Campbell: Desculpe-me. Forçaram-me a cooperar em troca da vida dela. Melhor cair fora daí, Snake.
Snake: Tem certeza? Vai ser pior pra você...
Campbell: Não se preocupe, é o mínimo que posso fazer depois de tantas mentiras.
Snake: Coronel...
Campbell: Estou mandando cancelarem este bombardeio. Depois, não haverá como volt... Ah!!! O que está fazend...

Durante a transmissão, algo parece atingir Campbell, que sai da conversa.

Mei Ling: Snake!
Snake: Mei Ling, o que aconteceu com o coronel?!
Mei Ling: Não acredito...
Snake: O que aconteceu?!
Mei Ling: Snake, o coronel...
Jim: Roy Campbell foi retirado de seu posto. Aqui é o Secretário da Defesa, Jim Houseman.
Snake: Coloque-o na linha!!!
Jim: Ele foi preso por espalhar informação confidencial e por crime de alta traição.
Snake: Ridículo!!!
Jim: Sim, ele é um homem ridículo... Realmente acreditava ter poder sobre a operação...
Snake: Filho da!!!...
Jim: Não restará nenhuma evidência. Estou certo de que o Presidente faria o mesmo.
Snake: O Presidente ordenou isso?
Jim: O Presidente é um homem muito ocupado. Eu tenho total autoridade aqui.
Snake: Como vai explicar pra mídia um ataque nuclear no Alasca?
Jim: Não se preocupe, preparamos uma história convincente: simplesmente diremos que os terroristas explodiram uma ogiva nuclear.
Snake: Muito esperto... Você vai matar todo mundo!!! Os cientistas, o exército genoma, todo mundo!!!...
Jim: Donald, o chefe do DARPA já está morto...
Snake: Não era sua idéia matá-lo?
Jim: Não, ele era meu amigo.
Snake: E você não está nem aí para os outros?
Jim: Se você me trouxer o disco ótico, posso até considerar salvá-los.
Snake: Do que está falando?
Jim: Dos dados de teste do Metal Gear! Donald estava encarregado de trazê-lo de volta!
Snake: Eu não o tenho.
Jim: Estou vendo. Bem, então é isso... Vocês dois são a vergonha dos anos setenta... o segredo sujo do nosso país. Não podem continuar vivendo. As bombas serão soltas daqui a pouco, e vocês têm muito a fazer. Adeus!

Jim Houseman encerra a transmissão de uma forma bem educada... Liquid começa a desamarrar as mãos de Snake...

Nenhum comentário: