quarta-feira, 11 de abril de 2012

O marco zero

Big Mama: O homem que me quer morta é o Liquid, seu irmão gêmeo. Você acha que o conhece, mas eu o conheço melhor. Ele já foi o Ocelot... mas o Liquid tomou conta da sua alma. E agora está travando uma grande luta com o Zero.
Snake: "Zero"?
Big Mama: O fundador dos Patriotas.
Snake: Fundador? Quando isso aconteceu?
Big Mama: Há 40 anos, durante a Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a União Soviética ainda estavam em conflito. Foi naquela era caótica que os Patriotas nasceram. E eu fui parte disso: uma das fundadoras.
Snake: Você?
Big Mama: Zero criou os Patriotas para gerenciar e controlar o estado americano. O controle durou até o final da Guerra Fria. A organização se tornou somente um casco vazio e continuou funcionando através de IAs. Essas IAs são as responsáveis pela criação da economia da guerra... E ergueram o Sistema Filhos dos Patriotas. Eu sou responsável por parte disso: carrego uma culpa pela criação da organização. Foi logo depois de conhecer o seu pai, o Big Boss.
Lá em 1964, recebi ordens para participar de uma operação da CIA chamada Operação Devorador de Cobras, que visava eliminar um novo tipo de arma que os soviéticos estavam desenvolvendo. Minha missão era dar suporte a um certo agente, que depois veio a ser conhecido como Big Boss. Mas eu o conheci como Snake.
Snake: Snake?
Big Mama: Sim. Naked Snake. Era o codinome dele na época. O nome que ele passou para você, seu filho. O comandante dessa missão era um homem chamado Zero, o encarregado da Unidade de Forças Especiais FOX. Eu trabalhava como agente dupla para os chineses. Meu objetivo era encontrar a localização do Legado dos Filósofos, uma quantidade massiva de dinheiro, e reportar para Beijing. Eu devia adquirir um microfilme que continha a localização dos fundos secretos formados pelo dinheiro das Potências Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Mas eu falhei em minha missão e fui expulsa da China. Roubei a maçã da Cobra e me tiraram do Jardim do Éden. Depois de uns anos como fugitiva, acabei em Hanoi, onde encontrei o Big Boss novamente. Mais ou menos nessa época que o Zero usou os fundos contidos no Legado dos Filósofos para criar uma nova organização: os Patriotas... que carregaria os últimos desejos de uma certa guerreira lendária.
Os membros originais consistiam no Big Boss, Sigint, Paramédica... e no comandante deles: Zero. Ah, e mais um que não podemos esquecer: Ocelot... que agora se tornou Liquid. Depois de o seu pai me resgatar em Hanoi, fui para os Estados Unidos me juntar a essa organização. O objetivo do Zero era alcançar a união de um ideal e de consciência. Ele acreditava que era isso o que a Boss queria. E o resto dos Patriotas seguiram seu objetivo.
Snake: A Boss?
Big Mama: A Boss foi uma guerreira lendária da Segunda Guerra Mundial conhecida como a Mãe das Forças Especiais. Ela possuía um carisma imenso. A CIA temia isso, então eles a eliminaram. Se ela não tivesse morrido, o mundo no século 21 seria um lugar bem diferente. Todos nós fomos influenciados pela vontade dela, foi o que nos levou a criar essa organização, para ficarmos mais perto do seu espírito. O Zero decidiu que, para inspirar as pessoas, precisávamos de um ícone. E ele se curvou ao Big Boss, o último dos aprendizes da Boss, quem compartilhou maior parte da vida dela. O Big Boss, o verdadeiro herdeiro do legado dela, era quem melhor se encaixaria nesse papel. O Zero elevou o Big Boss, o herói que salvou o mundo, para o status de ídolo. A verdade por trás do Big Boss se tornou um enigma cheio de exageros, interpretações erradas e mentiras. O Zero disseminou histórias entre as massas e agregou os ricos e poderosos à sua bandeira. Toda era precisa de símbolos para controlar as pessoas... sejam eles as Estrelas e as Listras (142) ou o Martelo e a Foice (143).
Assim como mudam o tempo e a política, o Zero também mudou. No fim, ele se tornou prisioneiro do seu próprio desejo por poder... iniciando uma intriga entre ele e o Big Boss, que se sentia ofendido de ser um mero fantoche. Com a separação do Big Boss, o Zero percebeu que precisaria de uma garantia, de algo que perpetuaria a existência do Big Boss, o ícone da sua organização. E então, o Zero iniciou secretamente um projeto novo: Les Enfants Terribles. A meta era criar um clone do Big Boss, o soldado perfeito. O projeto foi liderado pela Dra. Clark, conhecida na época como Paramédica. Após dezenas de fracassos, miraculosamente... finalmente tiveram sucesso em fertilizar um óvulo. O óvulo usado na fertilização in vitro veio de uma assistente da Dra. Clark... uma mulher japonesa saudável.

A voz de Vulcan Raven em Shadow Moses vem à mente de Snake.

Raven: O sangue oriental corre em suas veias.
Big Mama: "Dar a luz ao Big Boss". Para realizar isso, me pediram pra servir de barriga de aluguel... e eu fiquei mais do que feliz por carregar você no meu útero. Eu amava o Big Boss. Nove meses depois, eu tive dois Big Bosses... Você e o Liquid. Não me importava se eram clones ou se tinham manipulado os seus DNAs. Vocês nasceram do mesmo jeito que qualquer criança normal... do útero de uma mãe. Mas o Les Enfants Terribles provou ser o estopim entre Zero e Big Boss. Determinado a se opor ao Zero e aos seus planos, o Big Boss rompeu com os Patriotas, deixou os Estados Unidos, criou sua própria companhia de mercenários e viajou pelo mundo. Me desculpe... seu pai nunca quis você. A vida humana não deve ser manipulada como foi. Mas eu quis. Depois que o Big Boss partiu, o Zero realmente perdeu o controle: queria ordenar o mundo, governá-lo por regras. Sua fortuna cresceu por causa de incontáveis guerras... e suas palavras influenciaram as decisões do Salão Oval. Enquanto o mundo via a ascensão da tecnologia digital - TI, Internet e genética - o poder dos Patriotas se tornou imenso. Suas raízes se espalharam pelo mundo. Em pouco tempo, começaram a ditar o destino de nações inteiras das sombras. E, antes de percebermos, os Patriotas, o orgulho da política mundial, começaram a controlar o planeta inteiro.
Suas intenções eram justas, mas sua execução era defeituosa. Zero desenvolveu armas, juntou exércitos, usou informações para extorsão... tudo para ganhar mais dinheiro. Estava obcecado em controlar a consciência de fora para dentro. Mas eu não consigo acreditar que era isso que a Boss queria. Os dois interpretaram mal a vontade dela. E as reverências absolutas a ela os separaram. Então começou a guerra entre Zero e Big Boss. Interpretações opostas. Cada um se esforçando para realizar a vontade da Boss. Tudo o que você vê hoje em dia originou-se da guerra fria dos dois: diferenças de raças, de religiões, de ideologias... Essa guerra que eles causaram não possui diferença nenhuma de qualquer outra na história. Começou como uma rachadura que terminou por partir.
Não sobrou nada da nobre vontade da Boss na luta entre eles. Tudo terminou em ódio, na paixão por destruir um ao outro. O Big Boss retornou aos Estados Unidos com um plano em mente e, mais uma vez, assumiu o comando da FOXHOUND. Em Outer Heaven e depois em Zanzibar... Big Boss planejou um golpe contra o Zero. Mas você, Solid Snake, seu próprio clone, arruinou os esforços dele duas vezes. O Big Boss e o Gray Fox, Frank Jaeger, ficaram à beira da morte. O Zero recuperou seus corpos. O corpo inteiro do Frank foi reconstruído através de cirurgias e ele renasceu como um Ninja Ciborgue. O Big Boss, agora um vegetal, se tornou prisioneiro do Zero mesmo na morte. Para o Zero, mais do que para qualquer um, o seu pai era um ícone insubstituível... Não... a verdade é que, para o Zero, ele era um amigo insubstituível. Após a traição do Big Boss, o Zero não conseguia mais acreditar em algo tão incerto como a vida. Ele perdeu a fé em tudo - nações, organizações, pessoas... O Zero não queria mais colocar sua organização na mão da geração seguinte. Ao invés disso, ele construiu uma rede de IAs... um sistema de decisões formado por toda a informação que acumulou. Ele construiu quatro IAs: GW, TJ, AL e TR - uma espécie de Monte Rushmore digital. E um coração de inteligência artificial para uni-los: John Doe.
Snake: GW? O mesmo GW que destruímos cinco anos atrás?
Big Mama: O mesmo. Desde que o GW foi desligado, o JD e as outras três IAs têm controlado toda a informação de qualquer aspecto da sociedade global... Economia, política, justiça, moral, cultura. A economia da guerra não é exceção. Na sombra do Sistema e do seu controle total do mundo, o Big Boss não tem permissão para viver ou morrer. Está preso pela eternidade numa morte cerebral. Para se acorrentar ao amigo e para assegurar seu domínio sobre o mundo, o Zero transformou o Big Boss num ícone, nem morto, nem vivo.
Snake: Soa quase como uma religião.
Big Mama: Naturalmente, eu e o Ocelot planejávamos libertá-lo da prisão do Zero. Alistamos a Naomi Hunter, uma autoridade no campo de pesquisa de nanomachines, para a nossa organização. E usamos o Frank Jaeger para matar a Dra. Clark. O Ocelot torturou o chefe do DARPA, Donald Anderson, também conhecido como Sigint, até a morte e fez parecer um acidente.
Snake: O incidente de Shadow Moses...
Big Mama: Com a Paramédica e com o Sigint mortos, o Zero era o único que restava. Mas nós também pagamos um preço: eu perdi o Ocelot. Ele nunca lutou pelo Pentágono ou pelos russos. E, com certeza, pelo Zero também não. Ele lutava pelo Big Boss. Ele o idolatrava.
Quando o Ocelot teve o braço direito de Liquid implantado, seu corpo foi tomado pelos pensamentos e pelo espírito de Liquid. Ele pode ser o Ocelot fisicamente falando, mas a sua mente é do Liquid. Eu era a única viva que restava. E então, alguém apareceu para me ajudar.
Snake: Raiden...

Big Mama e Snake vão para um jardim do lado de fora da igreja.

Big Mama: Foi quando o conheci que finalmente descobri a localização do Big Boss. Estava nos dados que ele obteve do GW. Juntos, conseguimos encontrar o Big Boss, ainda desacordado, como Zero o deixou.
Snake: Por que Zero ainda o mantém vivo?
Big Mama: As pessoas precisam de heróis. O Zero queria criar um Messias, uma lenda, que nunca iria morrer.
Snake: O Liquid está atrás do corpo do Big Boss. O corpo está aqui?
Big Mama: Vou levar você para vê-lo.

Big Mama leva Snake ao fundo do jardim, onde estão estacionadas muitas vãs pretas. Ela abre a porta de uma delas que parece ser uma pequena UTI com um corpo praticamente sem a pele deitado numa maca. Snake chega perto do corpo, mas desiste assim que o corpo parece sofrer espasmos.

Big Mama: Esta é a píxide do Zero, sua Arca Sagrada. O corpo do Big Boss está vivo, mas sua consciência está aprisionada pelos nanomachines. Tecnicamente falando, ele não está realmente numa morte cerebral.
Snake: ...
Big Mama: Não podemos permitir que o Liquid herde os mesmos erros que corromperam o Zero... manipular as mentes das pessoas para satisfazer o próprio ego.

Snake recebe uma ligação de Otacon enquanto volta com a Big Mama para dentro da igreja.

Snake: Otacon...
Otacon: Snake, é a Naomi!
Snake: O que aconteceu?
Otacon: Ela sumiu. Não está mais no Nômade.
Snake: Quando foi isso?
Otacon: Há menos de uma hora. Desapareceu desde que ela e a Sunny voltaram do Dr. Madnar.
Snake: Por que você não estava tomando conta dela?
Otacon: Eu estava sem os meus óculos...
Snake: A Naomi mesmo disse que o experimento não funcionaria sem ela!
Otacon: Você acha que ela voltou para o Liquid?
Snake: ...
Otacon: ...
Snake: E o Raiden?
Otacon: Boas notícias. Conseguimos uma máquina de diálise e montamos uma UTI. Acabamos de começar a diálise e a tratar as feridas.
Snake: Ele vai viver?
Otacon: Sim, não precisa se preocupar. A Sunny assumiu o controle na falta da Naomi. Mas o tratamento deve levar 48 horas. Durante esse tempo, ele não pode se mover.

Um homem estranho, meio desengonçado, vestindo um sobretudo bem longo e um chapéu, pára na porta da igreja. Um membro da resistência o chama para perto e retira seu chapéu para ver quem é. Mas, ao invés de uma cabeça, aparece uma mão preta. O resistente se assusta, dá um pulo para trás e, antes de cair no chão, atira diversas vezes no sujeito. O casaco cai e revela três esferas com três braços cada.

Snake: Que porra é essa?!
Big Mama: Mexa-se!

Big Mama, com sua pistola chinesa Mauser, atira em todas as esferas, uma por uma.

Resistente: Escaravelhos (144)... espiões mecânicos.
Big Mama: Nos acharam. Precisamos sair daqui.

Big Mama e os membros da resistência se encaminham para a porta. Snake recebe um chamado de Otacon, mas não deixa de segui-los.

Otacon: Snake, as PMCs estão convergindo para o local. Droga! Estão mandando Gekkos! Devem chegar em menos de cinco minutos.
Big Mama: Estão prontos?
Resistente: Sim, senhora.
Big Mama: Vamos escapar através da rota do canal usando as vãs. Se preparem!
Resistente: Sim, senhora.
Big Mama: Snake, por aqui. Vamos mandar algumas vãs para despistá-los.

Big Mama se aproxima de um objeto coberto ao lado da igreja. Ela remove a capa e revela uma moto Triumph. Eles olham o jardim enquanto os resistentes se aprontam para fugir.

Big Mama: Todas essas crianças são órfãs. Trabalhavam em fábricas de armas e quando cresceram quiseram entrar para uma PMC. Procuram vingança sobre outras companhias, PMCs que mataram seus pais e que usaram seu dinheiro para recrutar seus parentes mais jovens. Existem incontáveis crianças guerreiras como estas nas PMCs. Hoje em dia, qualquer um com um computador pode ter treinamento de combate. Os jogos de tiro em primeira pessoa que essas crianças adoram são distribuídos de graça por essas companhias. Claro, é tudo treinamento virtual... Esse mundo da guerra as absorvem muito fácil. Antes que percebam, estão nas PMCs carregando armas de verdade. Essas crianças acabam lutando por procuração em guerras que não têm nada a ver com suas próprias vidas. Elas acham legal lutar assim, acham que o combate é a vida. Não precisam de razão para lutar. Afinal, pra eles é só um jogo. O Zero é a causa de tudo isso. Derrotar o Liquid não vai mudar nada. Só se desligarmos o Sistema dos Patriotas é que o ciclo vai se quebrar. Vamos, suba e segure-se em mim.

Big Mama monta em sua moto e Snake sobe logo atrás. Ele segura em Big Mama enquanto ela sente o cheiro da gasolina saindo da moto ligada.


Big Mama: Com tantas guerras, o petróleo e o biocombustível se tornaram preciosos como diamantes. Faz um tempo que não saio para andar.
Snake: Tem certeza que sairemos com a moto?
Big Mama: Eu só vou descer da minha moto quando eu me apaixonar... ou quando eu morrer.
Snake: Big Mama...
Big Mama: Me chame de Eva.

As vãs e as outras motos dos membros da resistência deixam o jardim da catedral. Big Mama e Snake são os últimos a partir.

Big Mama: Vamos!

Nenhum comentário: