sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O Plano S3

Raiden atinge o topo da escada e chega numa espécie de arena circular, enorme, em cima do Arsenal Gear. A noite está feia, cinzenta, e não é possível enxergar absolutamente nada ao redor. A voz de Solidus Snake ecoa do além. Raiden responde aos berros olhando para todos os lados.

Solidus: Jack, tenho observado seus movimentos. Parece que se lembrou do jeito que você costumava matar nos velhos tempos... Ou será que o Plano S3 alcançou mais um objetivo?
Raiden: Do que você está falando?!
Solidus: Foi uma surpresa e tanto a descoberta do Ocelot sobre os dados do S3 no GW. Até que não foi uma má idéia aposentar o irmão do Snake, o assassino perfeito. O termo S3 vem de Simulação Solid Snake, um programa para reproduzir artificialmente o guerreiro perfeito: Solid Snake. Numa era em que a FOX-HOUND não existe mais, os resultados vieram de um comando da FOX-HOUND e um Solid Snake simulados, formados por regimento de VR. Se lembra de alguém familiar, Jack? Desculpe por vê-lo reduzido a mais um fantoche dos Patriotas, mas fiz bom uso de você e do plano deles também. A aparição repentina do Solid Snake, a sua chegada... óbvio que os Patriotas estavam no meu caminho. Então tive que eliminar o Ames antes que a missão entrasse na sua fase final e você foi muito útil como isca. Jack. Os dias daquela guerra civil eram reais, cada era muito singular... bem no limiar da vida e da morte. Mas você fugiu dela... e foi trazido de volta à guerra por uma coisa bem menor do que a realidade...

Solidus vem deslizando pelo chão formando labaredas por causa de seu exoesqueleto enquanto Raiden aponta sua arma para ele.

Solidus: Sem mais jogos, Raiden. Pelo menos, agora você já sabe. Não há mais razão pra mantê-lo vivo. Vou deixar ao menos enfrentar oponentes que valham a pena. Você vai morrer exatamente como o pequeno Jack que conheci.

Protótipos do Metal Gear Ray, fazendo muito barulho, surgem do horizonte caminhando na direção de Raiden, que se assusta. Parecem agir sozinhos, sem ninguém os controlar, como se fossem inteligentes. Solidus desaparece da Arena deixando Raiden cercado por lança mísseis. Depois de destruir incontáveis unidades Ray, Raiden cai de joelhos no chão ao ver que ainda faltam muitos ao seu redor.

Raiden: É inútil...
Solidus: Esperava um pouco mais de garra do que isso, Jack.

A voz de Solidus ecoa novamente. Uma das unidades do Metal Gear Ray levanta seu pé e fica prestes a esmagar Raiden quando Olga aparece para protegê-lo. O Metal Gear Ray recua e Solidus reaparece.

Solidus: Então, você decidiu aparecer.
Raiden: Olga, não faça isso. Eles vão saber...
Olga: Vou segurá-lo, dar tempo pra você fugir.
Raiden: E você?
Olga: ...
Raiden: Isso é suicídio!!!
Olga: O seus nanomachines estão transmitindo seus sinais vitais para os Patriotas. Se você morrer, minha bebê morre. Dá pra entender?
Raiden: Sua filha...
Solidus: Agora entendi! Por isso vendeu suas tropas pra mim. Tantos mortos... e morreram confiando em você!
Olga: !
Solidus: Não eram seus parceiros?!
Olga: Não só parceiros! Eram minha família!
Solidus: Rá!
Olga: Eu sei que vou pro inferno, mas ao menos minha filha...
Solidus: Ah, eu aplaudo sua atitude. Já que é seu maior desejo... Ficarei feliz em acomodá-la! Vejo você no inferno!!!
Olga: Arhhh!!!

Olga tenta atirar em Solidus, mas ele toma a arma da mão de Olga com um dos tentáculos e, com o outro, a segura pelo pescoço.

Olga: Você precisa continuar viv...

Olga ainda tenta falar com Raiden, mas Solidus atira em sua cabeça e joga seu corpo longe. Raiden cai no chão ao lado dela.

Raiden: Olga!!!
Solidus: Gostando do show, Jack? Vamos voltar para onde estávamos.

Solidus acena para os Rays avançarem, mas começam a chacoalhar-se e suas luzes de atividade ficam vermelhas. Ao invés de partirem pra cima de Raiden, começam a atacar Solidus. Ocelot fala através de um rádio.

Solidus: Ãhn? O que está acontecendo? O que há de errado?!
Ocelot: A AI... o GW... está fora de controle.
Solidus: O quê?!
Ocelot: Estou lendo um impulso anormal em cascata através da rede neural. Não consigo desligar.
Solidus: O que aconteceu?
Ocelot: Talvez, um tipo de vírus...
Solidus: Dos Patriotas?
Ocelot: Não sei.
Solidus: Ocelot, o que você está fazendo?!
Ocelot: Tarde demais... O sistema operacional do Arsenal está desordenado. Está ativando o modo de emergência!
Solidus: Máquinas estúpidas!!! Que se danem os Patriotas!!!

As unidades atacam Solidus, que reage pulando sobre as cabeças dos Rays e atirando até os destruir. Solidus volta para perto de Raiden, que continua ajoelhado no chão, desistente. Solidus o ergue pelo pescoço com um dos tentáculos e se prepara para atirar quando pensa melhor na situação. Um pouco ao longe dali, Fortune traz Snake, algemado.

Solidus: Você ainda tem utilidade...
Fortune: Capturei o Snake.
Raiden: S... Snake?
Solidus: Traga-o aqui.

Solidus dá um choque em Raiden , que demaia ainda no ar. Ao voltar a si, vê Solidus à sua frente e, ao seu lado, Fortune com Snake ajoelhado ao seu lado. Ainda estão parados sobre o Arsenal, próximos a uma unidade Metal Gear Ray desativada.

Solidus: Acordado, Jack?
Raiden: Ãhn...
Solidus: O GW, a IA do Arsenal, foi corrompido e não há como repará-lo. Admito que subestimei você...
Raiden: Ãhn...
Solidus: Vou espremer você até ouvir as respostas, meu filho!

Solidus mais uma vez levanta Raiden pelo pescoço e o aperta até ficar quase sem ar. Raiden não fala nada e Solidus o joga no chão.

Fortune: O que você espera ouvir? Você sabe que ele não sabe de nada.
Solidus: Não é dele que eu quero as respostas.
Fortune: O que quer dizer?
Solidus: Não é da sua conta.
Fortune: Ah, é assim? Acontece que eu tenho alguns negócios pra cuidar também.

Fortune dá as costas para Solidus e decide ir embora, mas é surpreendida por suas palavras.

Solidus: Planejando seqüestrar o Arsenal?
Fortune: ...
Solidus: Você ia me passar a perna, não ia?
Fortune: Quem falou? O Ocelot?
Solidus: Não, exatamente... Fui eu quem usei o Ocelot para que lhe sugerisse a idéia.

Fortune vira-se lentamente.

Fortune: O quê?!
Solidus: Pra começar, eu planejava dar o Arsenal pra você.
Fortune: Por que essa generosidade incaracterística?
Solidus: Não sou filantropo. O Arsenal está longe de ser impenetrável: precisa dos outros Metal Gears como guardas, de um grande estoque de armas nucleares, de suporte intenso no ar, na terra e no mar para funcionar com eficiência. O Arsenal, contra um grande ataque, não é nada além de um caixão... Tomar conta do Arsenal, como fizemos, nunca foi o objetivo principal.
Fortune: Qual era o seu objetivo, então?
Solidus: Uma lista de nomes... dos Patriotas!
Fortune: ?!
Solidus: Eles planejavam estender seu domínio para o fluxo de informação digital com o GW e com o Arsenal. Isso significa que as informações que queriam filtrar deviam estar contidas no GW, inclusive a lista dos doze membros mais importantes do Comitê dos Sábios.
Fortune: E, uma vez sabendo quem eram, você faria um "X" sobre o nome de cada um deles, um a um... enquanto nós, com o nosso Arsenal inútil, chamaríamos a atenção.
Solidus: Muito bem.
Fortune: Você nos usou o tempo todo.
Solidus: E você fez diferente?!
Fortune: Mas seus planos encontraram uma barreira com o GW destruído, não?
Solidus: Não... existe uma outra maneira.
Fortune: Sério? Mas temos nossos próprios planos pra cuidar. Vamos pegar o Arsenal, já que não liga mais pra ele. E a bomba de hidrogênio purificado também.
Solidus: Um ataque nuclear não vai pará-los.
Fortune: Vai danificar a raíz do poder: a massa alienada que eles controlam. Começar pela origem.
Solidus: Claro... era o que você tanto queria, não vou pará-la. Boa sorte.
Fortune: Obrigado. Já tive o bastante dela mesmo.

Fortune começa a caminhar novamente, mas é interrompida pela risada de Ocelot dessa vez, que aparece em silêncio, repentinamente.

Fortune: O que exatamente você acha tão engraçado?
Ocelot: Charadas geralmente são engraçadas. Não me importaria de assistir mais um pouco, mas estamos ficando sem tempo...
Solidus: Do que está falando?
Ocelot: Tudo o que você fez até aqui seguiu um roteiro... um pequeno exercício que propomos.
Solidus: Exercício?!
Ocelot: O Plano S3 foi criado como meio de produzir soldados à altura do Solid Snake como contei a você, mas o treinamento em VR no qual o garoto foi colocado não era a alma do projeto. Você acha que este incidente terrorista foi de sua própria autoria, Solidus? Esta é a base de treinamento do S3: uma orquestrada recriação de Shadow Moses.
Solidus: O quê?!
Ocelot: A morte do Agente Ames e do Presidente Johnson, o vírus de computador que imita o Foxdie... Você achou que era tudo coincidência? Os próprios nanomachines do Ames foram usados para desligar seu marca-passo. Também cuidei do aparecimento do Ninja. Sobre o Presidente, mesmo o Johnson percebendo os fatos, ele fez a parte dele. Sobre o vírus, era uma contraparte digital do Foxdie: foi planejado pra apagar do GW qualquer sobra de informação que dissesse respeito aos Patriotas. O seu plano foi invalidado antes mesmo da execução, Solidus.
Solidus: ...
Ocelot: O Fatman já era outra história... ele era um dos nossos, uma espécie de examinador que contratamos para testar o progresso do garoto antes que ele entrasse no exercício propriamente dito. Se deixasse que a Big Shell fosse destruída, o exercício terminaria ali mesmo. Só que o projeto não tem espaço pra falhas.
Solidus: O que quer dizer?!
Ocelot: Dada a gravidade da situação, a história certa, qualquer um pode ser modelado num Snake. Mesmo principiantes podem lutar como homens de experiência.
Solidus: ...
Ocelot: Uma criação de gênio... esta base de treinamento vai prover mais dados do que o necessário pra formular tal programa. Você, Dead Cell, Olga... não foram nada além do que peões de xadrez colocados num tabuleiro para criar a simulação perfeita. Solidus, você e o garoto foram escolhidos por terem o mesmo semblante da relação entre o Snake e o Big Boss.

Solidus: ...
Ocelot: Fortune, você e o restante da Dead Cell formaram um esquadrão similar ao da FOX-HOUND que Snake enfrentou em Shadow Moses: a coleção de seres bizarros mais impressionante fora de lá. Passamos por muitos problemas para conseguir que ficasse contra o garoto. Aquela história de bomba de hidrogênio purificado foi só o topo do iceberg. O projeto já estava em progresso quando afundei aquele navio-tanque junto com o seu pai há dois anos. Colocar o seu marido no meio foi parte disso também. Disseram pra vocês que a erradicação da Dead Cell seis meses atrás foi um ato dos Patriotas... nós provocamos e encorajamos o seu ódio. E você optou por vingança... bem como havíamos planejado.
Fortune: Tudo orquestrado?...
Ocelot: Com exceção da aparição do verdadeiro Solid Snake. Ainda estou pensando... quem o mandou aqui?

Fortune carrega sua arma.

Fortune: Todo o meu azar foi... só uma parte do projeto deles?!

Ocelot rapidamente puxa um revolver e atira do lado esquerdo de seu peito, sem erro. Fortune fica muito surpresa, admirada. Ela cai sobre os joelhos.

Fortune: Com... como?...
Ocelot: Você não é a Senhora da Sorte. Você não tem nada além do que lhe demos.
Fortune: O quê?
Ocelot: Você sabe por que nenhuma bala a atingia? Não era mágica, muito menos seus talentos psíquicos. Foi tudo armado pelos Patriotas.
Fortune: Armado?
Ocelot: Você tem sido protegida pela tecnologia de armas eletromagnéticas que os Patriotas desenvolveram. Seus comparsas da Dead Cell amavam seu pai e seu marido... precisávamos de uma desgraçada patética para que continuassem focados. Você foi um fantoche o tempo todo... como a Olga. Você estava se saindo como a heroína da tragédia graças ao roteiro que os Patriotas escreveram pra você. Pura auto-submissão... você tinha pena de si própria, não conseguia agüentar o drama.
Fortune: Eu podia ter morrido quando eu quisesse...

Fortune se levanta com sua arma pronta pra atirar. Ela dispara, mas o tiro desvia de Ocelot.

Raiden: Não acertou...
Ocelot: Hmmm... Achei que tivesse acertado seu coração. Agora me lembrei: seu coração está do lado direito...

Fortune dispara novamente, mas o tiro também desvia. Ocelot toca um pequeno dispositivo em seu cinto.

Ocelot: Desperdício de metal, minha querida. A sorte para a Senhora da Sorte acabou. Não existem milagres ou coisas sobrenaturais, somente tecnologia.
Fortune: Desgraçado!

Solidus descarrega a arma que roubara de Olga sobre Ocelot, mas nenhum tiro o acerta. Fortune cospe sangue e cai no chão. Solidus dispara mísseis de seus tentáculos, mas eles desviam de Ocelot, que pula para dentro do Ray desativado. A máquina se ergue.

Ocelot: Agora que tenho dados o suficiente, tudo o que preciso é recuperar o Arsenal e limpar o que restou desse exercício.
Solidus: Tente a sorte!

Solidus puxa duas espadas para se defender de algumas balas que o Metal Gear Ray atira. Uma delas, atinge a algema de Snake, afrouxando-a. Ocelot decide usar outras armas do Ray e lança mísseis em direção a Solidus, Snake, Fortune e Raiden.

Ocelot: O que acham disso então?!
Snake: Droga!

Fortune se levanta e pára na frente dos três com suas mãos apontadas para frente, como se fosse segurar os mísseis ou como se fosse forte o bastante para pará-los.Fortune: Sorte...
Solidus: Sua imbecil, saia daí!
Ocelot: Eu disse... sua sorte acabou. Tome sua recompensa: é todo o estoque que o Ray carrega. Morra!
Snake: Abaixem-se!

Os mísseis que se encaminhavam para o céu e desciam sobre eles são desviados por Fortune e passam reto por eles. Todos ficam de olhos arregalados, assustados, mas ninguém se fere. Ocelot ainda tenta mais explosivos que também se perdem. Fortune cai no chão, cansada, cuspindo sangue.

Ocelot: Mas que inf... Impossível!
Snake: Ela realmente é a Senhora da Sorte...
Fortune: Meu nome é Helena Dolph Jackson, filha de um nobre guerreiro...
Snake: ...
Raiden: ...
Fortune: Posso ver minha família... de novo...
Ocelot: Droga! Experimente isso, então!

Fortune finalmente morre. A frente do Metal Gear Ray se abre para tentar outro ataque, mas, nesse momento, o braço de Ocelot começa a chacoalhar involuntariamente. Ele se desespera.

Ocelot: Não!!! Não, agora não!!!

Ocelot pula para fora do Ray. Sua voz não mente: foi tomado novamente por Liquid Snake.

Liquid: Irmãos!!!
Snake: Liquid!!!
Liquid: Esperei muito por isso!
Solidus: Não pode ser...
Liquid: Vivi dentro desse braço o tempo todo, só esperando a hora certa de acordar.
Snake: Você estava dentro do Ocelot?
Liquid: Sim, dormindo no braço do espião dos Patriotas...
Snake: Foi você? Dois anos atrás?
Liquid: Exatamente, eu que estava no controle. Snake, as informações sobre o Arsenal que o seu parceiro recebeu vazaram por minha causa e trouxeram você até aqui. Apesar de tudo, você ainda é o único que pode me libertar...
Snake: ...
Liquid: Vou sair pra enterrar os Patriotas de uma vez por todas.
Solidus: Você sabe onde eles estão? Como?
Liquid: Por que acha que escolhi o Ocelot como meu hospedeiro? Mas ainda tenho uma pendência de família com vocês dois. Só há espaço para um Snake e para um Big Boss!
Snake: ...
Solidus: ...
Liquid: Hora de dizer adeus!

Liquid pula para dentro do Ray que se direciona para o borda do Arsenal. Snake se contorce para se soltar das algemas já danificadas.

Snake: Droga!
Liquid: Gostam de surfar?

Snake finalmente se solta e sai correndo como um louco atrás do Metal Gear Ray.

Snake: Liquid! Pare essa coisa!
Liquid: Ei, Snake! Você vem também?
O Metal Gear Ray pula no oceano levantando uma grande onda. Snake, num ato desesperado, pula atrás do Ray para segui-lo. A voz de Raiden ecoa pelo ar...

Raiden:
Snaaaaaaaaaakeee!!!

Um comentário:

Vilela disse...

Não para de traduzir não cara!!!