domingo, 1 de abril de 2012

As Armas dos Patriotas



Snake, com a ajuda dos rebeldes, chega à casa onde supostamente Naomi está aprisionada. Enquanto os soldados do governo local e as tropas da PMC continuam em conflito com os rebeldes, Snake aproveita para entrar. Vasculhando a casa, ele acha uma passagem subterrânea que dá num laboratório muito bem protegido e um pouco longe da zona de conflito. Ao subir as escadas, ele vê rosas azuis em volta do laboratório. Dentro, ele ouve Naomi falando ao celular.


Naomi: Então vamos ter que fazer um monte de ajustes... Sim, é isso. Temos que fazer outra tentativa.
Liquid Ocelot: ...
Naomi: Não vai ser problema.
Liquid Ocelot: ...
Naomi: Sim... já resolvi isso
Liquid Ocelot: ...
Naomi: Claro, eu entendo, mas...
Liquid Ocelot: ...
Naomi: Sim, no próximo teste. E as coisas do seu lado?
Liquid Ocelot: ...
Naomi: Entendo. Estamos dentro do programado aqui também.
Liquid Ocelot: ...
Naomi: Eu sei, eu também. Até mais.


Assim que Naomi desliga o telefone, ela subitamente experiencia uma dor em seu corpo. Ela rapidamente pega uma seringa e injeta algo em seu corpo.

Snake: Naomi.
Naomi: Snake. Sabia que viria... Eu e você... não podemos escapar do destino. Não o vejo desde Shadow Moses. Quanto tempo faz? Dez anos?
Snake: Nove.
Naomi: E o Dr. Emmerich? Está com você?
Snake: Por quê?
Naomi: Achei que ele era o único capaz de abrir o e-mail que mandei. Não são todas as pessoas que reconhecem dados de som 4D em arquivo de Radar Soliton. Como está o doutor?
Snake: O Otacon está bem. Continua o mesmo.
Naomi: Otacon? Estou vendo...
Snake: Com quem você estava falando?
Naomi: Com o Liquid. Embora eu suponha que seja o Ocelot na verdade... do ponto de vista médico.
Snake: Achei que ele estivesse aqui.
Naomi: Não no momento.
Snake: Onde estão todos os guardas?
Naomi: Eles sabem que não vou fugir. Não tenho forças pra resistir. Não tenho escolha a não ser cooperar.
Snake: Naomi... o que aconteceu no Oriente Médio?
Naomi: O que você viu foram as emoções dos soldados enlouquecerem.
Snake: Outro produto do Sistema?
Naomi: Você confia em mim?
Snake: Não tenho bem certeza.
Naomi: E se eu responder sua pergunta?
Snake: Vamos ouvi-la primeiro.
Naomi: Liquid... Nós... achávamos que o SOP era um sistema de controle de IDs desenvolvido primeiramente para manter a ordem e o controle em batalha. E estávamos certos. Parcialmente. O SOP tem outra função: controlar os sentidos das pessoas. Os nanomachines dentro dos corpos dos soldados se adaptam a diferentes condições... Ao promover a liberação de neurotransmissores, hormônios e estimulantes, os soldados funcionam no limite. Os nanomachines criam um ápice artificial no soldado em combate ao liberar endorfina ao mesmo tempo que ele mata um inimigo... Ou conseguem suprimir hormônios para neutralizar as emoções prevenindo-o de entrar em pânico e fazendo-o atacar moderadamente ou massacrando sem a menor necessidade. Tudo é controlado pelo coração da IA do Sistema. Artificialmente controla as dores, as emoções, os sentidos... Em outras palavras, a essência da sua própria existência. As demandas infinitas da economia da guerra aumentaram a demanda por mais soldados e mais lutas. O que, por outro lado, levou ao desenvolvimento de tecnologias que rapidamente melhorassem as habilidades de combate dos soldados... e controlassem suas ações. O Sistema garante o suprimento constante de soldados otimizados para batalhas com um custo mínimo. Mas você, dentre todas as pessoas, Snake, deve saber que, tirando a técnica de combate, os sentidos de um soldado não podem ser ensinados. Ele deve ganhar através de experiência.
Snake: Isso tem a ver com esse seu teste?
Naomi: O objetivo era liberar os nanomachines dos soldados do Sistema. Mas não sabíamos sobre o controle mental.
Snake: E os nanomachines ficaram possuídos?
Naomi: Não, nosso teste foi um sucesso. Pelo menos, confirmou nossas hipóteses na hora. Como prevíamos, os nanomachines pararam de funcionar e os soldados da PMC ficaram livres dos controles do Sistema. Mas na hora que o Sistema pára... toda a dor, fúria, sofrimento... todo o trauma e o estresse, todo o ódio, arrependimento, culpa... Todas as sensações que foram suprimidas vêm à tona dentro de seus corações. Suas lembranças, diferentemente de seus sentidos, não são apagadas. Cada soldado inimigo que mataram, cada parceiro perdido... cada ameaça de violência a inocentes... todos os atos que cometeram antes continuam firmes em seus corações. Suprimindo as mentes dos usuários, os nanomachines deixam esse grande peso em seus corações. Então, os corpos dos usuários rejeitam os nanomachines e essa reação tem que ser tratada com drogas. Antes de os usuários perceberem, suas mentes estão em ruínas. Snake... lembra-se do Frank?


Snake: Frank Jaeger... Grey Fox.

Naomi: Reviraram o corpo dele com experimentos e invalidaram seu coração partido com os nanomachines. O SOP foi além e aplicou isso em pessoas vivas. A culpa que esses soldados carregam volta os atacando na forma de um estado de choque inimaginável... os valores e o Sistema podem ter mudado, mas o campo de batalha não mudou. Até aquele ponto, a guerra era um jogo pra eles e, de repente, a realidade caiu sobre suas cabeças. Normalmente, nossos corações se tornam mais duros com experiência. Mesmo os veteranos mais velhos carregam culpas das quais não conseguem escapar e têm que superar pouco a pouco através dos anos. E mesmo assim, nunca superam completamente. Para uma mente que não possui toda essa experiência, é simplesmente demais para agüentar.
Snake: Mas e eu? Nunca estive sob o controle do Sistema...
Naomi: Por isso quero examinar seu corpo. E você também precisa saber. Vamos lá, Snake... Tire sua roupa.

Snake se afasta dela.

Naomi: Snake, o que está pensando? Apresse-se.

Snake tira seu traje e veste uma roupa comum de paciente. Naomi fica chocada como o corpo de Snake envelheceu em nove anos e parece não agüentar olhar.

Naomi: Meu Deus, Snake...
Snake: Certo, vamos acabar logo com isso.
Naomi: Sim, claro... me desculpe.

Naomi enxuga as lágrimas e faz vários exames.

Naomi: Snake, lembra-se do que eu disse no e-mail? Sobre a primeira geração dos nanomachines?
Snake: Os que você injetou em mim em Shadow Moses?
Naomi: Sim... Os nanomachines são recarregados através do calor do seu corpo. Não vão parar de funcionar até serem totalmente extraídos... A maioria foi perdida através de sangramentos e excreções, mas em torno de 30% permaneceram no seu corpo, ligados às suas células. A primeira geração nunca teve seu ID registrado, então eles não reagem do mesmo jeito que os do SOP. Mas ainda devem interagir com o seu corpo e com o seu coração.
Snake: Então o envelhecimento tem algo a ver com o FOXDIE também?
Naomi: Não. Seus telômeros foram intencionalmente criados para serem curtos, independente da idade do original. Um dos genes que inibe a reprodução e o envelhecimento - o gene Cloto - também sofreu mutação intencional. Mas o mais importante: seus cromossomos, como os do Liquid, foram providos com genes terminais prevenindo cópias de serem feitas.
Snake: Por quê?
Naomi: Vocês são clones criados para um só propósito: guerra. Então, para prevenir vocês de sofrerem abusos ou serem capturados por inimigos, encurtaram suas vidas e removeram suas capacidades de reprodução. Foi um dispositivo de segurança para assegurar que a semente do Big Boss não acabasse nas mãos de outros. A razão pela qual você está envelhecendo tão rápido não é por causa de doença, nem pesquisa negligente, nem pelo FOXDIE. Foi como você nasceu. É seu curso natural de vida.

Snake volta a vestir seu traje.

Snake: A verdade, Naomi. Quanto tempo meu corpo vai agüentar?
Naomi: Suas células, seu sangue, órgãos, nervos, esqueleto, tecidos... Cada parte do seu corpo está envelhecendo rapidamente. Um homem normal não estaria mais aqui. Snake, a única coisa que o mantém vivo é a sua força de vontade.
Snake: Quanto tempo eu tenho?
Naomi: ...meio ano.

Snake pega um cigarro, mas Naomi rapidamente o pega de sua boca.

Naomi: Não, Snake! Tem uma coisa que preciso lhe contar.
Snake: O quê, agora?
Naomi: Eu e você sabemos que seu corpo está se aproximando do limite. Quando eu disse meio ano, não estava falando do seu tempo de vida.
Snake: O que quer dizer?
Naomi: Não conseguimos nos livrar do FOXDIE em seu corpo completamente. Nesse momento, está circulando dentro de você como um vírus comum.
Snake: Sim. E?
Naomi: Preste atenção. O FOXDIE mata suas vítimas somente quando o código genético da pessoa infectada encaixa perfeitamente com o código genético programado dentro dos receptores do vírus. Em outras palavras, o vírus ataca somente alvos com genes específicos.
Snake: Eu sei. Foi o que matou o presidente da AT... e o Liquid.
Naomi: Sim. E, ao mesmo tempo, é programado para proteger os não designados como alvo dos efeitos ruins do vírus. Aqui, deixe-me lhe mostrar. Os receptores no FOXDIE dentro do seu corpo estão se quebrando e o processo de envelhecimento precoce está mudando o ambiente do seu corpo. O resultado disso é que o vírus está começando a mutar. O vírus à esquerda é o FOXDIE na sua forma original. O da direita é o que retirei do seu corpo. Ele já mutou, os receptores já se quebraram.


Snake: Isso quer dizer o quê?
Naomi: Essa versão mutante do FOXDIE poderia ser ativada... mesmo se o padrão genético da pessoa infectada não encaixar perfeitamente com os receptores. O que quer dizer que o vírus está começando a não discriminar o tipo de alvo que mata. Desde Shadow Moses, o FOXDIE continua vivendo dentro de você e se dispersando no ar. mas como não há mais alvos para atacar, então ninguém mais morreu. Entretanto, se os receptores continuarem a se quebrar, o FOXDIE vai se tornar um vírus que ataca e mata um incontável número de vítimas.
Snake: E se matarmos todos os vírus? Removê-los do meu corpo?
Naomi: Só que não existem anticorpos. Eu não sei qual porcentagem dos receptores precisam se quebrar ou quantas pessoas vão se tornar alvos quando isso acontecer. O que é certo é que as pessoas vão pegar o FOXDIE por transmissão aérea. Vai começar com as próximas a você... E, uma por uma, vão perder suas vidas. A parte do vírus que faz distinção entre os indivíduos vai começar a se quebrar em torno de...
Snake: ...meio ano.
Naomi: Não... três meses no máximo.
Snake: Três meses?!
Naomi: Irônico, não? Você passou sua vida toda salvando o mundo do Metal Gear, da aniquilação nuclear, e agora... você está se tornando um dispositivo de destruição. Não posso prever exatamente quão destrutiva será a epidemia... se somente um por cento da raça humana pode ser atingida pelos receptores quebrados ou se todos podem. De qualquer forma, em três meses, você vai ser uma arma biológica. Se dependesse de mim, você já estaria em quarentena.
Snake: Mas ainda não acabou.
Naomi: Eu sei. Você ainda tem um trabalho a ser feito. Você tem três meses. Tempo suficiente para pensar antes de tudo isso acontecer.
Snake: E se eu escolher a morte antes? Isso vai parar o FOXDIE de se espalhar?
Naomi: Quando o hospedeiro morre... o vírus morre junto.
Snake: ...
Naomi: Snake... me fale só mais uma coisa. Você foi a algum hospital recentemente?
Snake: Sim.
Naomi: Enquanto estava lá, aplicaram alguma injeção em você?
Snake: Não aplicam sempre?


Naomi: Olhe isso: saiu do seu corpo também. É um novo tipo de FOXDIE... Um que eu nunca vi antes. Alguém deve ter injetado isso em você recentemente. Faz idéia de quem?
Snake: Drebin!
Naomi: A nova espécie do FOXDIE está se multiplicando bem rápido.
Snake: O que tem nele?
Naomi: Não sei ao certo. Preciso fazer mais testes. Aqui, fique com isso.
Snake: ...
Naomi: Contém a mesma substância que os nanomachines dos soldados secretam dentro de seus corpos. É uma droga que inibe a capacidade dos nanomachines regularem seus sentidos. Os nanomachines não funcionam direito quando o Sistema interfere com eles. Dispara uma reação no corpo, por isso que você tem um colapso. Injete isso quando se sentir muito mal.

Naomi alerta Snake antes de entregar efetivamente seringas similares a que usara em si mesma a Snake.

Naomi: É potente, então não abuse... A não ser que queira acabar como um inválido.
Snake: ...
Naomi: Eu fui uma idiota. Deixei meu corpo se afogar nos nanomachines e agora sou presa por eles.
Snake: Uma vez, você mesma disse que não podemos nos deixar acorrentar pelo destino.
Naomi: Eu não consigo me libertar.
Snake: Então liberte nós dois: onde está o Liquid?
Naomi: Ainda não posso dizer. Não antes de você me tirar daqui.
Snake: Você sabe mesmo?
Naomi: Liquid partiu daqui ontem à noite.
Snake: Para onde estava indo?
Naomi: Essa era minha condição. Não posso deixar esse lugar pela minha própria vontade.
Snake: Do que está falando?
Naomi: Estamos sendo... vigiados.

Snake olha em volta do teto e segue Naomi para trás de uma máquina de ressonância.

Naomi: O Liquid alterou seu plano. Remover o Sistema só faria seu exército colapsar. Então ele resolveu assumir o controle. O objetivo dele é roubar o Sistema SOP, usá-lo para criar um exército definitivo de soldados perfeitos e lançar a insurreição contra os Patriotas. Há um nome para seu novo plano: Armas dos Patriotas.
Snake: Armas dos Patriotas...

Naomi começa a ter espasmos novamente. Uma granada de efeito moral é jogada dentro da sala. Dois soldados da PMC invadem a sala, um pega Naomi pelo braço, que ainda consegue retirar uma cópia dos dados do computador, e a leva embora. O outro não pára de disparar contra Snake, que se protege. Os soldados fogem com Naomi e, juntamente com uma unidade de SAPOS, Laughing Octopus aparece para tomar conta de Snake...

Snake: OctoCamo...
Laughing Octopus: Snake... Minha presa... não é engraçado?!
Snake: !
Laughing Octopus: Venha! Ria enquanto pode! Você não tem escapatória! Vai morrer de tanto rir!

Snake tranqüiliza a unidade de SAPOS e trava uma batalha intensa com a Laughing Octopus. Ao feri-la por dentro da armadura, ela cai sem o esqueleto mecânico e se encolhe para uma posição fetal.

Laughing Octopus: Que barulheira...
Snake: ...
Laughing Octopus: Pessoas sofrendo... pessoas se machucando... pessoas morrendo... É tão histérico!!! Ria, ria comigo!!!
Snake: !
Laughing Octopus: Eu sou um polvo... uma besta de oito tentáculos. Esses tentáculos... vão além do meu controle. A vontade deles... é a vontade do campo de batalha.
Snake: !
Laughing Octopus: Que engraçado... tão engraçado... É tudo tão engraçado. Não... não é engraçado.

A mulher se levanta e começa a andar em direção a Snake. Ela parece descontrolada.

Laughing Octopus: Nada é engraçado. Eu não deveria estar rindo. Eu não posso... A verdade é que... eu não estou rindo. Nem um pouco.
Snake: !
Laughing Octopus: Eu não deveria rir... Eu tenho medo... eu tenho muito medo!
Snake: !
Laughing Octopus: Desculpe-me. Sinto muito por rir... Desculpas...
Snake: !
Laughing Octopus: Eu não vou mais rir. Eu não consigo. Eu não quero.

A mulher caminha em direção a Snake, mesmo sem armas, mostrando não sentir medo. Ele a derruba. A bela, já sem forças, pára de rir. Deitada, ela fica imóvel, quieta, mas ainda respirando. Snake checa sua pulsação. Está desmaiada, mas ainda viva...


Nenhum comentário: