sábado, 12 de maio de 2012

O mundo é melhor sem Cobras


Big Boss: Isso mesmo, muito bem. Ainda não existe motivo para partir.
Snake: ...
Big Boss: Há quanto tempo, Snake.
Snake: Big Boss?

Snake, que não teve coragem de atirar em si mesmo, fica em choque ao ver Big Boss ainda vivo. Big Boss, ao vê-lo, aponta sua metralhadora Patriot em direção a ele. Snake rapidamente troca o pente vazio de sua pistola automática para um cheio e mira em direção a Big Boss. No clima de tensão, Big Boss solta sua metralhadora no chão e parte para cima de Snake para desarmá-lo, como aprendeu com a Boss. Snake, ainda em pé imobilizado por Big Boss, fica sem reação quando seu pai fala em seu ouvido.


Big Boss: Releve, meu filho... Não vim aqui para lutar. Ou devo chamá-lo de irmão?
Snake: O quê?
Big Boss: Ainda não acabou. É hora de deixar as armas de lado... e viver. Tudo começou com um bando de velhos idiotas, mas agora eles já se foram. A era da estupidez acabou. Sou o único que resta e logo, logo também não vou estar mais aqui.
Snake: Como você ainda pode estar vivo?
Big Boss: O corpo que o Liquid queimou no Volta não era meu. Era o corpo de um clone: o Solidus. Ele era o clone perfeito. O Zero e as IAs que vieram depois dele foram convencidos que o Solidus era eu. Implantaram nanomachines em mim e me mantiveram num estado de sono eterno pelo JD e pelas IAs interligadas... me selaram completamente. Não só o meu corpo, mas minha mente também. A tecnologia era similar à que usaram para manter as integrantes das B&Fs que você encontrou. Para que eu acordasse de novo, o Sistema tinha que ser destruído: de um jeito ou de outro. O Ocelot e a Eva desejavam duas coisas: me trazer de volta à vida e finalizar os Patriotas. Isso significava destruir as IAs, o JD e matar um homem: o Zero. Pouco antes de você infectar o GW com o vírus, o caminho para o JD foi aberto, mas somente através da manifestação física do GW. Foi quando finalmente descobriram a localidade desse homem: o Zero. Para mim, para o Ocelot e para a Eva... para a Naomi... nada era mais importante. Foi por isso que colocaram esse grande esquema em prática. A Eva roubou o meu corpo dos Patriotas e o reconstruiu repondo as partes que faltavam com os membros do Liquid e do Solidus.
E o Ocelot, de forma a enganar o Sistema, usou nanomachines e psicoterapia para implantar a personalidade do Liquid em si próprio. Ele usou sugestão hipnótica para se transformar numa espécie de hospedeiro mental do Liquid. Mesmo com todos os avanços em nanotecnologia, controle genético e controle da informação, nunca conseguiram manipular a vontade das pessoas, permitindo uma pessoa se transformar totalmente em outra. Dadas certas circunstâncias, pessoas podem realizar tarefas específicas... agir como outras. Os gatos... adoram brincar como cobras. Tudo começou com ele: o Zero. O Zero envelheceu e, no final, os Patriotas acabaram sendo controlados por uma rede sem forma.

Big Boss mostra à Snake um homem velho, sem cabelos, sentado numa cadeira de rodas, inconsciente, mantido por alguns aparelhos.

Snake: O que você quer dizer com "sem forma"?
Big Boss: As procurações que agiam em nome dele eram só uma parte de um vasto ciclo que ele criou. As corporações privadas e as instituições de pesquisa que abrangiam o complexo industrial militar eram parte dos Patriotas também. Operavam com dinheiro automaticamente distribuído pelas IAs sob contas mantidas pelos Patriotas. A rede cobria tudo desde pesquisa e desenvolvimento de armas e investimentos até produção e propaganda. Envolvia pessoas, companhias... até as leis que os protegiam. A política e a economia se tornaram nada mais do que interações do mesmo sistema uniforme opressivo. Acho que ninguém percebeu que tudo era controlado por um mero conjunto de normas. E os Patriotas eram essas normas, uma rede neural reduzida à sua forma mais básica. Era isso o que eles realmente representavam: uniformidade sem vontade individual, sem mudança. Mas um dia, essas normas de repente se desviaram do padrão e sofreram uma mutação. Foi o nascimento de uma nova forma de vida: o Sistema havia encontrado um novo jeito de se autopropagar: guerra. As normas que os Patriotas lapidaram por seu estado unificado rapidamente se tornaram dependentes de um único negócio: a economia da guerra. Ao mesmo tempo, a causa política de criar um "campo de batalha mais limpo, mais seguro" proveu um catalisador conveniente. Nesse tempo, o Sistema não era mais manipulado pela vontade do Zero - ou pela vontade de ninguém. Foram quando as normas - manifestadas pelas IAs, as herdeiras da vontade do Zero - começaram a se reproduzir e criar vida própria.
O intuito original do Zero era passar adiante a visão da Boss e estabelecer um estado unificado do mundo, um mundo que não fosse vazio. Mas as IAs sucessoras dele falharam em carregar sua vontade. Finalmente, o JD se tornou desenvolvido o bastante para propagar sua própria vontade como achava mais conveniente, e escolheu agir através da economia ao invés das nações. Suportado pelas revoluções industriais e digitais que vieram antes dele, essa IA deu luz a uma revolução econômica distorcida - uma revolução do campo de batalha. Criou um novo mundo sem essência. Nesse novo mundo, não havia ideologias, princípios e ideais... nem mesmo o que a Boss mais valorizava: lealdade. Só havia a economia da guerra. Foi um erro colossal de julgamento - um erro que o Zero não podia nem sequer imaginar. Com o sistema Americano colapsando, a sociedade dos Patriotas foi revertida a uma organização vazia. Esse homem foi a origem de tudo e nem consegue mais perceber. Não possui a menor consciência de que ele deixou o mundo em ruínas.
Snake: ...
Big Boss: Mesmo com tantas diferenças e entre nós... é engraçado... agora que estou realmente cara a cara com ele de novo... o ódio passou. Tudo o que eu sinto é um ansiedade enorme. E pena. O Zero realmente me odiava ou ele me temia? É tarde demais para perguntar agora. Os membros originais: a Paramédica, o Sigint, a Eva e o Ocelot... todos morreram. Só sobrou o Zero. Tudo tem seu começo. Mas não começa no "um", começa muito antes disso... no caos. O mundo nasce do zero. No momento que o zero se torna um é que o mundo ganha vida. Um se torna dois, dois se tornam dez... dez se tornam cem. Voltar ao um não resolve nada. Enquanto o zero ainda existir, um certamente vai chegar a cem novamente. Então, o nosso objetivo era eliminar o Zero. Mesmo os poderosos Patriotas começaram com um homem. Os desejos desse simples homem se tornaram enormes... maiores do que ele imaginava. A tecnologia absorvida começou a controlar a economia. Percebemos muito tarde que tínhamos criado um monstro. Ajudamos o Zero crescer até cem. Os erros dele eram nossos. Por essa razão, eu me dou permissão para mandar o Zero de volta ao nada.

Big Boss desliga os aparelhos da cadeira que mantinham Zero vivo e o velho homem começa a agonizar. Big Boss o segura de forma a aliviar seu sofrimento até que Zero finalmente morre.

Snake: Você vai voltar a nada também?
Big Boss: Você me matou duas vezes antes. Hoje... será a terceira. O FoxDie que o Zero plantou em você já começou a comer o meu corpo. A verdade é que o FoxDie em você foi o que matou a Eva e o Ocelot.
Snake: Do que está falando?
Big Boss: A Naomi... me contou tudo.
Snake: O que há de errado?

Big Boss começa a se sentir mal, como se começasse a ter um ataque cardíaco. Ele caminha em direção ao túmulo da Boss, onde estão as flores brancas que Snake observara um tempo atrás. Eventualmente, Snake o ajuda a levantar de suas quedas.

Big Boss: Eles conseguiram de novo. Usaram você pra me matar. Os Patriotas. Não, as IAs que agiam por eles... pra nos enterrar. No fim, não são mais do que um programa: continuam a repetir o mesmo padrão uma vez atrás da outra. Me faça um favor? Leve-me até ela.
Snake: ...
Big Boss: Havia mais uma coisa que a Naomi queria contar pra você sobre o velho FoxDie em seu corpo, o que mutou. O novo FoxDie dentro do seu corpo continua a se multiplicar. Ao mesmo tempo, está prevenindo o velho vírus mutante de se reproduzir. O novo FoxDie está enterrando o velho. A Naomi confirmou em seu artigo. Os mutantes estão regredindo. Não vai demorar muito para que eles desapareçam completamente.
Snake: Isso significa que o vírus que mutou não vai causar uma epidemia?
Big Boss: Só vão viver enquanto você viver. Mas mesmo assim, o processo vai se repetir de novo: o novo FoxDie também vai começar a mutar e se tornar uma ameaça. Mas isso só se você viver por muito tempo.
Snake: Eu vou morrer?
Big Boss: Todo mundo morre. Não dá pra evitar. Deixe-me falar uma coisa: não desperdice o tempo que lhe resta lutando. Eu nunca considerei você o meu filho, mas sempre o respeitei como soldado e como homem. Se você estivesse no meu lugar lá atrás, talvez você não tivesse cometido os mesmos erros que eu cometi. Desde o dia que eu matei a Boss, com minhas próprias mãos, eu... eu já tinha morrido. Boss, você estava certa: não se trata de mudar o mundo, mas de fazer o melhor para preservá-lo como ele é. Se trata de respeitar a vontade dos outros... e acreditar em si mesmo. Não foi por isso... que você lutou? Ao menos, eu entendi o significado por trás de tudo o que você fez. Ao menos, eu entendi a verdade por trás da sua coragem.

Big Boss, mesmo não mais agüentando ficar em pé, saúda a Boss em seu túmulo. Snake acende um cigarro para ele, já encostado no túmulo da Boss, falando com dificuldades.

Big Boss: Está quase na minha hora. E comigo se vão as últimas cinzas dessa guerra sem frutos. Finalmente, esses últimos demônios partiram. Uma vez que a origem do mal retorna ao zero, uma nova origem, um novo futuro pode nascer. Snake, esse novo mundo é seu... para viver. Não como uma cobra, mas como um homem. Saiba que eu, o Zero, o Liquid, o Solidus... todos lutamos em uma longa, sangrenta guerra pelas nossas liberdades. Lutamos para nos libertarmos de nações e sistemas e normas e eras... Mas não importa o quanto tentássemos, a única liberdade que encontramos foi dentro de nós, trancada dentro desses limites. Eu e a Boss escolhemos caminhos diferentes, mas, no fim, acabamos presos dentro da mesma gaiola: liberdade. Mas você... você ganhou a liberdade. A liberdade de viver fora... Você não é mais ferramenta nem brinquedo de ninguém. Você não é mais prisioneiro do destino. Você não é mais uma semente da guerra. É hora de enxergar o mundo exterior com seus próprios olhos. Seu corpo e sua alma são só seus. Nos esqueça. Viva. E encontre uma nova razão para a vida.
Snake: ...
Big Boss: Boss, você só precisava de um Cobra... não... o mundo é melhor sem Cobras.

Snake observa Big Boss fechar os olhos e o cigarro cair de sua boca...

Big Boss: Isso é bom... não é?


FIM


Otacon: Snake, espere! Você esqueceu isso!
Snake: Não, obrigado. Estou parando.
Otacon: Snake?!
Snake: Essas coisas matam.
Otacon: Onde você está indo? Nossa luta acabou... não sobrou nada pra fazer.
Snake: Não. Tem uma coisa que preciso fazer ainda. Preciso envelhecer... ver o que futuro vai nos trazer.
Otacon: Me parece bom. Eu vou com você.
Snake: Otacon, eu vou morrer logo... você não precisa vir.
Otacon: Tem razão, Snake. Não há nada que você possa passar para a nova geração. Genes, memes... você foi criado pelo homem... Você é um monstro!
Snake: Eu sei... uma rosa azul. Não vou ter um final feliz como "A Bela e a Fera". Vou passar o pouco tempo que me resta vivendo... como a Fera: uma sombra do que há por dentro... da velhice.
Otacon: Exatamente! Por isso que você precisa de mim! Como testemunha!
Snake: Testemunha?
Otacon: Sim. Alguém de fora para testemunhar seus dias finais. Alguém pra contar a sua história... não que eu seja a única testemunha, mas... vou me lembrar de tudo o que você foi... e acompanhar você até o fim.
Snake: Otacon...
Otacon: É claro que... você não me deixaria sofrendo com os ovos da Sunny sozinho, né?!
Sunny: Venham rápido! Estão prontos! Eles estão... hhhuuummm!!! Como se fossem o sol! Crescendo de novo!

Nenhum comentário: