segunda-feira, 16 de abril de 2012

De volta às origens


Sunny: Kawanishi-Noseguchi... Kinunobebashi, Takiyama... Uguisunomori, Tsuzumigataki, Tada, Hirano. Ichinotorii, Uneno... Yamashita, Sasabe... Kofudai, Tokiwadai, Myokenguchi...


Sunny canta sua tradicional melodia com a letra das estações de trem do Japão. Ela abre dois ovos e as gemas se mesclam assim que caem na frigideira, parecendo um só ovo maior. Na tela do computador principal no andar de baixo do Nômade, Otacon e Snake, com um curativo enorme do lado esquerdo de seu rosto, assistem uma cena com Vamp, Naomi e Liquid Ocelot no mesmo barco onde navegavam sobre o Rio Volta.

Liquid Ocelot: Vamos lançar uma ogiva nuclear invisível no JD.
Naomi: Pensei que não pudesse controlar armas nucleares com o GW.
Liquid Ocelot: Não podemos. Tomamos conta da artilharia pesada, mas as armas de destruição em massa ainda estão sob controle do JD. É aí que o Rex entra. Eu sei onde achar armas que eles não controlam. Vamp, quanto tempo para o Rex ficar pronto?
Vamp: Só falta o último teste. Já localizamos o JD através dos dados do GW. Está em órbita num satélite do século 20 abandonado, disfarçado de lixo espacial.
Naomi: Ótimo lugar pra se esconder.
Liquid Ocelot: Satélite em órbita...
Vamp: Com uma bomba invisível, não precisamos nos preocupar com os Patriotas a interceptando. No momento que perceberam, vai ser tarde demais.
Liquid Ocelot: Assim que o JD, a IA principal, for destruído, o GW vai ter prioridade máxima e todo o Sistema sob controle do JD vai estar sob nosso comando. Agora, vá. Prepare nosso Paraíso.
Vamp: Sim, chefe.
Naomi: Ãhn?!
Vamp: Que demônio é esse?!

Naomi chuta a câmera sem querer e a transmissão termina quando Vamp vai checar. Sunny desce as escadas do Nômade e senta-se em seu computador. Otacon coloca o novo Mk.III no chão.

Otacon: O vídeo do Mk.II acaba aqui.
Snake: Paraíso... é... o Drebin comentou sobre isso.
Otacon: No começo, o Sistema dos Patriotas era controlado por quatro IAs, com o JD no comando. Uma dessas IAs era o GW. Os Patriotas acharam que o GW tinha sido destruído, mas o Liquid conseguiu usá-lo como forma de entrar no Sistema.
Snake: GW... sabia que já tinha ouvido esse nome antes.
Otacon: Sim, o GW era uma das células de IA dos Patriotas. Estava instalado no Arsenal Gear. O vírus da Emma deveria tê-lo desativado permanentemente, mas o Liquid de alguma forma o recuperou e o consertou. Eu acho que o JD é incapaz de reconhecer o GW mesmo dentro do Sistema dos Patriotas. É um ponto cego. O GW foi dado como desligado mesmo estando ligado. O Liquid interfere com a IA de dentro usando o GW. Ele entrou informando o código genético do Big Boss, enganou até o sistema de detecção de ameaça da IA.
Snake: Um haven na rede... Livre da supervisão das IAs dos Patriotas.
Otacon: Tudo faz sentido agora. Por isso deixaram o Arsenal ficar tão agressivo. O GW estava a bordo.
Snake: Onde é esse haven? Onde é a base?
Otacon: Não se preocupe. A Mei Ling está usando a posição da última transmissão do Mk.II para prever a rota do barco do Liquid. É só uma questão de tempo até o encontrarmos.
Snake: Mas isso não é tudo... Falaram alguma coisa sobre o Rex estar pronto.
Otacon: O Rex? Você fala de... Shadow Moses...

Snake tenta levantar da cadeira e quase cai. Sunny se prepara para levantar e ajudar, mas Otacon é mais rápido. Snake está passando muito mal. Ele tosse muito, parado ou falando. Um chamado aparece no telão.

Otacon: É o Campbell.
Campbell: Todos os sistemas militares dos Estados Unidos estão nas mãos do Liquid agora. Os sistemas regionais foram desligados. As armas se silenciaram em todo o planeta. É o primeiro cessar-fogo completo da história da humanidade.
Otacon: Como a Casa Branca está respondendo? E o público?
Campbell: O Presidente ainda vai fazer um anúncio oficial, mas a mídia já começou a falar.
Snake: A informação vai ser controlada de qualquer forma...
Campbell: Não dessa vez. A economia da guerra parou completamente. É difícil minimizar uma crise dessas proporções. As ações relacionadas à economia da guerra entraram em queda livre.
Snake: Eles devem estar cagando para a Casa Branca nesse momento.
Campbell: De qualquer modo, é melhor que os Estados Unidos durmam em silêncio enquanto puderem. A insurreição do Liquid está pra começar. A primeira coisa que ele vai fazer é tentar destruir o Sistema dos Patriotas construído para controlar os Estados Unidos.
Otacon: Ele já tomou o Sistema.
Campbell: Não. A autoridade suprema ainda reside no JD que os Patriotas ainda comandam. Por isso que o Liquid planeja lançar um ataque nuclear no JD em órbita.
Snake: Mas o Liquid só controla o SOP e o SOP só controla armas de fogo e outros equipamentos. A não ser que o Liquid tenha autoridade suprema, ele não congegue usar armas nucleares e mísseis balísticos dos Estados Unidos. Então, como ele vai lançar essa bomba?
Campbell: Boa pergunta. Os Estados Unidos converteram seu arsenal nuclear com ogivas de reposição confiável dois anos atrás.
Otacon: RRWs (147).
Campbell: Sim. O coração das RRWs é controlado via ID pelo Sistema SOP. É necessária autoridade suprema do próprio JD para controlá-las. E podem ser desligadas remotamente em caso de emergência.
Otacon: Todas as bombas velhas foram tiradas de serviço quando as substituíram.
Snake: Se o Liquid não pode usar as bombas... então qual é o plano?
Campbell: ...
Otacon: É isso! Ele vai usar o Rex!
Snake: O quê?
Otacon: O Rex foi pro lixo antes da implantação do Sistema Filhos dos Patriotas.
Snake: Claro... o canhão elétrico.
Campbell: Tem razão. O Rex pode lançar ogivas nucleares invisíveis para o espaço sem restrições do Sistema. Além do mais, é o único dispositivo que possuem que tem capacidade de lançar uma bomba nuclear. O Liquid vai usá-lo para destruir o JD e desferir o coup de grace (148) contra o reinado dos Patriotas.
Otacon: Campbell, onde está o Rex?
Campbell: Acho que você sabe. Uma base esquecida muito tempo atrás, no território americano, fora do controle dos Patriotas... O lugar onde Liquid apareceu pela primeira vez... o seu monumento. Fora da costa do Alasca, no arquipélago Fox...
Otacon: ...
Snake: A ilha de Shadow Moses.
Campbell: Se o Liquid destruir o JD e o GW assumir o controle do Sistema, ele vai ter o mundo nas mãos... e ninguém vai poder pará-lo, nem mesmo os Patriotas. Vocês são os únicos que podem nos salvar. Snake, conto com você. Acabe com o Liquid e coloque um fim à sua insurreição.

Mais tarde, Snake sente de novo os sintomas de tontura e de perda de consciência seguidos de dor. Ele alcança uma seringa e a injeta no pescoço. Além disso, dados seus ferimentos dos últimos dias e ao seu envelhecimento precoce, não tem conseguido se manter em pé e apresenta tosse... muita tosse...

Otacon: Já chega, Snake. Você não vai agüentar...
Snake: Eu ainda não morri.
Otacon: Não é disso que estou falando. Você não vai conseguir derrotar o Liquid. Ele tem o Sistema dos Patriotas ao lado dele agora. Não só as armas são inúteis, mas o Exército Americano está em pedaços. E mesmo que não estivesse, o Liquid tem homens e máquinas suficientes para enfrentá-lo... As coisas não podiam estar piores. Encare, Snake. Nós perdemos...
Snake: Otacon...
Otacon: Nós nunca tivemos chance...
Snake: Não se trata de ganhar ou perder. Eu... não, nós começamos com isso. E é nosso dever terminar.

Snake anda em direção a Raiden na máquina de diálise e a Sunny entra na frente dele, bloqueando o caminho com os braços abertos.

Snake: Sunny...
Sunny: Não! O Jack não vai. Ele ainda não está bom, precisa de descanso.
Raiden tira sua máscara de oxigênio e põe a mão no braço ombro de Sunny.
Raiden: Deixe-me ir, Sunny.
Sunny: Não... A sua diálise ainda não terminou.
Otacon: Snake... ele ainda não está pronto.
Raiden: Snake... Vou melhorar.

Snake coloca as mãos nos ombros de Sunny, que abaixa a cabeça e sai do caminho.

Raiden: De agora em diante, vou viver minha vida com a minha vontade.
Snake: Raiden...
Raiden: Não vou viver uma vida de procurações... como um escravo da vontade de alguém.
Snake: Eu sou uma sombra de onde nenhuma luz vai sair. Enquanto você me seguir, você não vai ver o dia.

Raiden se levanta arrebentando as fitas que o prendiam deitado.

Raiden: Somos só fantoches na guerra deles. Mas já chega, vamos achar nossa liberdade.
Snake: Raiden...
Raiden: Eu vou libertar você. É o único jeito de eu me libertar.
Snake: Raiden... Cinco anos atrás... Eu não queria ter incluído você nisso.
Raiden: Eu não tenho nada a perder.
Snake: Deixe de ser besta. Você sabe que tem uma pessoa pra proteger.
Raiden: Nunca ia dar certo comigo. Inclusive chovia no dia que nasci.
Snake: Você entendeu tudo errado. Você era o raio e o trovão daquela chuva. Você ainda brilha na escuridão.
Raiden: O trovão...
Snake: Raiden... Olhe pra mim. Você está vendo isso?

Snake arranca o curativo de seu rosto e você vê a queimadura em carne viva do seu rosto.

Snake: Eu não tenho futuro. Em alguns meses, Vou virar uma arma de destruição em massa. Você... tem um família.
Raiden: Eu não tenho família! Eu não tenho nada!

Raiden cai no chão mesmo se segurando em Snake. Sunny corre para segurá-lo.

Raiden: Sempre fui sozinho...
Snake: Raiden...
Raiden: Não me deixe só...
Snake: Essa é a minha luta. O meu destino.

Raiden perde a consciência. Snake e Sunny o levantam para a maca. Outro chamado aparece na tela.

Mei Ling: Dr. Emmerich?
Otacon: Mei Ling.
Mei Ling: Já obtive o resultado. É oficial: ele está na Ilha Shadow Moses. Perdemos o sinal do Metal Gear Mk.II no caminho, mas o barco estava na direção da ilha. Essa é uma imagem da ilha tirada de um satélite civil. A maré subiu por causa do aquecimento global. Vocês viram que o Arquipélago Fox está pra desaparecer? As ilhas vizinhas já foram evacuadas.
Snake: A chegada do Liquid só nos diz uma coisa...
Otacon: Ele vai usar o Rex.
Mei Ling: É o que parece. Todos os Metal Gears depois do Rex receberam IDs.
Otacon: E o Rex? O que Washington fez com ele?
Mei Ling: O depósito nuclear em Shadow Moses não foi mais tocado depois do incidente.
Otacon: Já faz nove anos...
Mei Ling: O presidente da ArmsTech e o chefe do DARPA morreram... o Secretário da Defesa preso... Quando acabou o incidente, não sobrou uma alma lá pra contar história. Foi como se nada tivesse acontecido. Os dados foram falsificados ou apagados e não sobrou rastro nenhum. Fomos exilados por causa disso... E o Rex e as ogivas ainda devem estar onde estavam nove anos atrás.
Otacon: Uma ilha abandonada. Um paraíso... um haven.
Mei Ling: Acho que está mais para uma ilha esquecida. E que está afundando...
Otacon: Achei que nunca voltaríamos.
Mei Ling: Vai levar um tempo pra eu chegar lá, mas vou dar suporte do Missouri. É o único navio da esquadra que ainda se move desde que foi desativado antes da implantação do Sistema. E o Havaí não é tão longe. Otacon, não está mais usando óculos?

Otacon parece envergonhado.

Otacon: Troquei por lentes.
Mei Ling: Nos encontramos em Shadow Moses. "Aquele que se submete ao paraíso viverá. Aquele que se opõe se esvaecerá."

Mei Ling saúda Snake e Otacon antes de encerrar a transmissão.

Otacon: Eu preciso corrigir o meu passado também. O Rex foi um monstro que nasceu na minha pesquisa. Vamos... Shadow Moses nos espera.

Nenhum comentário: