quarta-feira, 6 de junho de 2007

Seres humanos têm o direito de escolher que estilos de vida querem levar. E então, viver!

Liquid: Não temos saída. Vamos terminar antes do ataque aéreo. Você roubou tudo de mim, só sua morte vai me satisfazer, vai me trazer de volta o que era meu. E ela fará um lindo sacrifício pela nossa última batalha. Consegue enxergar? O tempo limite é três minutos. Esse módulo nuclear está programado pra explodir na hora da morte dela. Se você vencer, pode ser que consiga salvá-la e ainda desfrutar um lindo momento amoroso antes do fim...

Snake, Liquid e Meryl estão no topo do destruído Metal Gear. Liquid aponta para o chão, muitos metros abaixo...

Liquid: Se você cruzar essa linha, vai cair feio... dessa altura, até você vai morrer... Prepare-se, Snake!!!

A luta travada pelos dois homens é cruel. Após os dois estarem à beira da morte diversas vezes, a batalha chega a um fim: Snake dá um gancho em Liquid, que cai do Metal Gear. Snake corre até Meryl para acordá-la e desatá-la antes de fugirem.

Snake: Meryl?! Meryl?!
Meryl: Ãhn?... Snake? Snake... você tá vivo! Graças a Deus!
Snake: Meryl, você está bem?
Meryl: Você está bem?! É tudo o que sabe dizer?
Snake: Desculpe... é que deve ter sido muito ruim...
Meryl: Nem tanto... Eu não desisti, eu resisti à tortura...
Snake: Tortura?
Meryl: E coisas piores. Eu lutei também... que nem você.
Snake: Você é forte.
Meryl: Lutar me fez sentir mais perto de você. Sentia que estava comigo, me deu forças... mas eu tive tanto medo...
Snake: Sinto muito...
Meryl: Não sinta. Isso me fez perceber uma coisa: mesmo com tanto sofrimento, tinha uma coisa que eu tinha certeza, uma única esperança em que me agarrava... essa esperança que me manteve viva...
Snake: ...
Meryl: Snake, eu queria vê-lo novamente...
Snake: É meu Codec...

Otacon chama Snake por Codec e interrompe o abraço dos dois.

Otacon: Snake, sou eu.
Snake: Otacon! Boas notícias! Meryl está viva!
Otacon: Que bom! Cara, bom trabalho! Você a salvou!
Snake: Tenho más notícias também. Estamos pra ser bombardeados.
Otacon: É... bem que essa notícia podia ser descartável...
Snake: Existe algum jeito de sair daqui?
Otacon: Uma saída? Ah, sim... você pode pegar o túnel. Tem uma garagem aí perto e o túnel leva até a superfície.
Snake: Porta da frente?
Otacon: Não, é uma entradinha a oeste do corredor.
Snake: E a segurança?
Otacon: Acabei de destrancá-la! Com quem acha que está falando? Vou cuidar da segurança durante sua fuga também!
Snake: O que vai fazer?!
Otacon: Eu? Eu... vou ficar aqui.
Snake: Está louco?!
Otacon: Preciso de mais tempo pra cuidar da sua rota de fuga.
Snake: Mas...
Otacon: Destrancar essas portas não é um trabalho fácil. Só eu posso fazer...
Snake: Otacon...
Otacon: Não se preocupe... vou ficar aqui por minha própria conta.
Snake: Otacon, essa base é muito bem protegida, mas vão usar uma bomba nuclear que atravessa superfícies. Ela não vai agüentar!
Otacon: Cansei de me arrepender do passado. A vida não é feita só de perdas, Snake.
Snake: ...
Otacon: Snake, me sinto completo agora. Encontrei uma razão pra viver. Sabe, eu perdi a Wolf, mas, como Hemingway (48) dizia, não foi uma derrota. Eu e ela estaremos juntos pra sempre.
Snake: Juntos pra sempre?
Otacon: Tá certo que ela morreu, mas nosso amor não morreu com ela. A vida é muito mais do que um jogo para se vencer ou perder. Você não acha?
Snake: Acho. Então, não morra por mim.
Otacon: Digo o mesmo. Cuide da Meryl.
Snake: Vou cuidar...
Otacon: Certo, preciso ir. Prometi que vou fazer alguma coisa pra sua rota de fuga.
Snake: Obrigado.
Otacon: "Obrigado"? É muito bom ouvir isso.
Snake: Eu acredito em você.
Otacon: Obrigado, Snake.

Otacon encerra a conversa.

Snake: Vamos...
Meryl: E o Otacon?
Snake: Ele... ele... está lutando neste momento. Com o antigo Otacon... para ser o homem que desejava ser.
Meryl: Ele também está lutando por nós?
Snake: Sim, e eu não quero que seja em vão.
Meryl: Nem eu.

Snake pula um lance para baixo. Meryl salta e Snake a segura em seus braços. O local começa a tremer, não se sabe se pelos danos na estrutura que o Metal Gear causou ou se pelas bombas que começaram a perfurar a superfície.

Snake: Começou...
Meryl: Eu devo estar pesada...
Snake: Parece que não teremos mesmo uma cena de amor.
Meryl: É o que parece. Que triste...
Snake: Vamos cair fora daqui!

Snake e Meryl terminam de descer.

Meryl: Snake, está congelando lá fora. Você precisa de roupas...
Snake: Ali estão elas!
Meryl: Corra!

Ao passar pela pequena entrada, a base onde estava o Metal Gear cai atrás deles. Meryl corre em direção a um dos carros, mas não acha chaves. Depois de algumas tentativas, conseguem escapar num deles. Meryl dirige enquanto Snake fica atento com uma metralhadora instalada no próprio carro para limpar o caminho, caso algo aconteça. Após percorrerem um longo caminho pelo túnel, um barulho de outro carro parece se aproximar.

Liquid: Ainda não, Snake! Ainda não acabou!
Snake: Liquid!

Os carros começam a chocar-se um contra o outro dentro do túnel enquanto Liquid e Snake atiram um contra o outro.

Meryl: Veja, Snake: Sol!
Snake: ...
Meryl: Ahhh... vamos bater!!!

O carro de Liquid entra na frente do de Meryl e sofre um choque lateral. Os dois carros capotam na saída do túnel e param pouco antes de caírem no Oceano. Ainda debaixo do carro, Meryl e Snake tentam sair de alguma forma.

Snake: Meryl, está tudo bem?
Meryl: Sim... só meio tonta...
Snake: Você pode se mexer?
Meryl: Não.
Snake: O que aconteceu com o Liquid?
Meryl: Também não consigo vê-lo.
Snake: Liquid morreu.
Meryl: ...
Snake: Ô-ou...

Um barulho no carro de Liquid os assusta. De repente, Liquid se levanta e, com a metralhadora empunhada, caminha em direção aos dois ainda presos.

Liquid: Snaaaaake!!! Snaaaaake...
Snake: ...
Liquid: Fo... Fox?...
Snake: Die!!!

Liquid cai no chão tendo um ataque cardíaco. Ele ainda tenta alcançar Snake, mas morre diante dos seus olhos.

Snake: Se ele morreu, isso significa...
Meryl: Não pense, Snake...
Snake: O que aconteceu com os aviões? Não vejo nenhum bombardeiro no céu.

O Codec de Snake toca.

Campbell: Snake, pode me ouvir?
Snake: Coronel!
Campbell: Você está bem?
Snake: Coronel, o que aconteceu?
Campbell: O Secretário da Defesa foi preso: aposentadoria prematura.
Snake: Preso?
Campbell: Eu fui capaz de contatar o Presidente. O Metal Gear, o exercício de treinamento... tudo foi o Secretário da Justiça agindo sozinho.
Snake: Sozinho?! O que aconteceu com os aviões e com o ataque nuclear?
Campbell: As ordens foram rescindidas. Os F117 e os B12 Spirits retornaram à base de decolagem. Mais uma vez, tenho autoridade máxima sobre essa operação.
Snake: Estou vendo.
Campbell: Washington não seria tão estúpido de usar bombas nucleares para enterrar alguns segredos.
Snake: Imaginei que não.
Campbell: De qualquer forma, o perigo acabou. Obrigado, Snake.
Snake: Coronel, pode ficar em paz, a Meryl está bem.
Campbell: Sério? Obrigado... Obrigado, Snake.
Snake: ...
Campbell: Snake, desculpe-me. Eu escondi muitas coisas de você.
Snake: Tudo bem, coronel.
Campbell: Snake... eu não sou um coronel.
Snake: Ãhn? Está certo...
Campbell: Snake, eu tenho um presente pra você. Tem um snowmobile (49) perto de vocês. Mei Ling o viu nas fotos do satélite. Nessa época do ano, as geleiras são bem calmas. Você vai poder passar por cima delas sem problemas. Eu podia apostar que os caras da DIA e da NSA (50) não esperavam que voltasse vivo.
Snake: Nem eu. Melhor eu não dar as caras mais por aqui...
Campbell: Não tem perigo disso acontecer. Vocês dois morreram oficialmente depois que seus jipes caíram no oceano...
Snake: Não está tão longe da verdade.
Campbell: Um helicóptero espera por vocês na Ilha Fox.
Snake: O Doutor Hal Emmerich deve estar em algum lugar dentro da base. Quero que o encontrem e o tragam também.
Campbell: Entendo. Deixe comigo.
Snake: Certo, Roy. Você vai ficar bem?
Campbell: Não se preocupe. Terei uma garantia: uma cópia de todos os dados da Mei Ling. Enquanto eu tiver isso, eu, você e a Mei Ling estaremos seguros.
Snake: As baterias destes nanomachines vão acabar logo. Não poderão nos seguir.
Campbell: Acho que não nos veremos novamente...
Snake: Não se preocupe. Farei uma visita de vez em quando.
Campbell: Verdade? Mal posso esperar.
Snake: Roy, só me diga uma coisa.
Campbell: O quê?
Snake: Sobre o FoxDie.
Campbell: A Meryl vai ficar bem, ela não estava incluída no programa.
Snake: E eu? Matou o Liquid...
Campbell: A Naomi disse que quer conversar com você cara a cara sobre isso.
Snake: Como ela está?
Campbell: Bem, Mei Ling está com ela nesse momento. Estou transferindo para a Naomi.
Naomi: Snake, sou eu.
Snake: Naomi...
Naomi: Eu ouvi sobre o meu irmão...
Snake: Sinto muito... mas ele tinha uma última mensagem pra você.
Naomi: O quê?
Snake: Ele me disse pra você o esquecer e seguir sua própria vida.
Naomi: Frankie disse isso?...
Snake: Sim. E também disse que vai sempre a amar... Naomi, seu irmão me salvou, salvou você e o mundo inteiro. Lutou com toda força que podia.
Naomi: Talvez... talvez agora ele tenha encontrado um pouco de paz... Ele nem era mais meu irmão mesmo... Desde a luta com você em Zanzibar, é como se ele tivesse se tornado um fantasma. Um fantasma procurando por um lugar pra morrer...
Snake: ...
Naomi: ...
Snake: Naomi, Liquid também morreu por causa do FoxDie. E eu? O que vai acontecer comigo?
Naomi: É sua decisão.
Snake: O que quer dizer?
Naomi: Todo mundo morre quando chega a hora...
Snake: Claro. E quando é a minha hora?...
Naomi: Depende de você como usar o tempo que lhe resta. Viva, Snake. É tudo o que posso dizer.
Snake: ...
Naomi: Cada pessoa nasce com um destino escrito em seu próprio código genético. É insubstituível, imutável. Mas a vida não é só isso. Finalmente percebi. Eu lhe contei antes a razão pela qual me interessei por genes e por DNA: porque eu queria saber quem eu era, de onde eu vim. Achei que se eu analisasse o meu DNA, eu poderia descobrir quem eu era, quem eram meus pais. E achei que se soubesse disso, saberia qual caminho tomar na vida. Mas eu estava errada: não descobri nada, não aprendi nada. Bem como no caso dos Soldados Genoma: você pode colocar toda informação genética, mas não significa que eles serão soldados mais fortes. O máximo que podemos dizer sobre o DNA é que ele governa as forças potenciais de uma pessoa, o destino potencial. Você não pode se permitir ser acorrentado pelo destino, ser governado pelos seus genes. Seres humanos têm o direito de escolher que estilos de vida querem levar. Snake, se você foi ou não parte do programa do FoxDie não importa. O importante é que você escolha a vida. E então, viva. Você não acha, Snake? Não se preocupe, também vou escolher a vida. Até hoje, sempre procurei uma razão pra viver, mas, daqui pra frente, vou apenas viver. Genes existem para passar nossas esperanças e nossos sonhos para o futuro através das nossas crianças. Viver é uma ligação com o futuro. É assim que a vida funciona. Amando uns os outros, ensinando uns aos outros... é assim que podemos mudar o mundo. Finalmente percebi o verdadeiro significado da vida. Obrigado, Snake.

Meryl e Snake descem as colinas de gelo e chegam a uma pequena caverna onde o snowmobile está estacionado. Está amanhecendo e a aurora faz o céu todo colorido pintando as nuvens e as estrelas. Snake senta no veículo e Meryl sobe logo atrás. Meryl acha uma bandana junto com ela.

Meryl: Veja, achei isto.
Snake: Vamos guardá-la como lembrança.
Meryl: Do quê? Lembrança de uma missão bem sucedida ou da primeira vez que nos encontramos?
Snake: Uma lembrança de como viver.
Meryl: Ãhn?
Snake: Até hoje, eu só vivi por mim mesmo. Sobreviver era a única coisa com a qual eu me importava.
Meryl: Não é só você. Todo mundo é assim.
Snake: Eu só me sentia realmente vivo quando encarava a morte de frente. Não sei, talvez estivesse escrito nos meus genes.
Meryl: E agora? O que seus genes dizem sobre seu futuro agora?
Snake: Talvez seja hora de viver por mais alguém.
Meryl: Mais alguém?
Snake: Sim.
Meryl: ...
Snake: Alguém como você. Talvez seja a melhor maneira de se viver.
Meryl: ...
Snake: ...
Meryl: Então... para onde vamos, Snake?
Snake: David, meu verdadeiro nome é David.
Meryl: Certo! Então, pra onde vamos, Dave?
Snake: Hmm... acho que é hora de buscarmos um novo caminho na vida.
Meryl: Um novo caminho?
Snake: Uma nova proposta.
Meryl: Vamos conseguir encontrar?
Snake: Vamos, sim. Eu sei que vamos.

Meryl aponta para alguns animais cruzando a geleira.

Meryl: O que são eles?
Snake: Alces. Para os aleútes, os alces são um símbolo de vida. Vai ser primavera aqui logo, logo...
Meryl: Pra nós também.
Snake: Sim... A primavera traz vida nova pra qualquer um. É uma época de esperanças. Eu vivi aqui por muito tempo, mas o Alasca nunca me pareceu tão bonito. O céu, o mar, os alces... e acima de tudo: você.
Meryl: Eu acho que vou gostar dessa nova vida...
Snake: Vamos! Vamos aproveitar a vida...

Snake liga o snowmobile e, finalmente, some nas geleiras com Meryl.


Na década de 80, havia mais de 60.000 ogivas nucleares no mundo. O poder total de destruição era 1 milhão de vezes maior do que o da bomba de Hiroshima. Em janeiro de 1993, o acordo Start-2 foi assinado pelos Estados Unidos e pela Rússia concordando em reduzir o número de ogivas nucleares estrategicamente posicionadas para um número entre 3000 e 3500 em cada país até o final de 2007. Entretanto, no ano de 2003, ainda existiam mais de 20.000 ogivas nucleares no mundo.

Ocelot: Senhor, eu esperava sua ligação.
...
Sim, a unidade foi inteiramente destruída. Aqueles dois ainda estão vivos.
...
O vetor?
...
Sim, senhor. O FoxDie deve ser acionado logo... na hora prevista.
...
Sim, senhor, eu recuperei todos os dados da simulação do Metal Gear Rex.
...
Não, senhor... meu corpo está intacto. Ninguém sabe quem realmente sou eu.
...
Sim, o chefe do DARPA sabia da minha identidade, mas ele foi despachado também.
...
Sim, o inferior venceu depois de tudo.
...
Verdade, até o final, Liquid achava que ele era o inferior.
...
Sim, senhor, concordo plenamente. É necessário um indivíduo bem balanceado como o senhor pra governar o mundo.
...
Não, senhor. Ninguém sabe que você é o terceiro, Solidus. O que devo fazer com a mulher?
...
Certo, a vigiarei constantemente.
...
Sim, obrigado... Até logo, Senhor Presidente.

3 comentários:

Amanda N. disse...

Acabou!
Gostei, viu? Como você bem disse, é legal também acompanhar a transformação do Snake, a humanização dele. E a história também é boa, e agora fiquei com a pulga atrás da orelha!
Gosto muito desse final... Mas falo dele depois! =)
Beijão, te amo!

Unknown disse...

Parabéns pelo belo trabalho!

Fla87 disse...

Belissimo trabalho!!!