sábado, 25 de outubro de 2008

Os tempos

Jack guia seu pára-quedas entre as árvores. Sua aterrissagem é relativamente tranqüila, mesmo tendo que saltar antes para não cair num grande penhasco.



Zero: Está me ouvindo? Você já está em território inimigo e alguém pode estar na escuta. Daqui pra frente, vamos usar codinomes para nos referirmos um ao outro. O seu codinome para essa missão será Naked Snake (91). Você não deve mencionar seu verdadeiro nome.
Jack: Snake?
Zero: O quê? Não gosta de cobras?
Jack: O que quer dizer?
Zero: Você já comeu uma antes, não?
Jack: No treinamento de sobrevivência.
Zero: Fico feliz em saber disso.
Jack: Não sei se pediria uma num restaurante, mas...
Zero: Cuidado, você pode não ter escolha.
Snake: E você, Major? Como devo chamá-lo?
Zero: Ãhn, vamos ver... eu vou ser... eu vou ser o Tom. Me chame de Major Tom. Ah, Snake, acho que já é possível tirar seu disfarce.
Snake: Boa idéia, hora da cobra trocar de pele.

Snake retira a máscara que estava vestindo.


Tom: Nessa missão, você não pode ser visto pelo inimigo nem deixar rastros da sua presença. Estou sendo claro? Esse tipo de infiltração é especialidade da unidade FOX. Em outras palavras, armas e equipamentos devem ser encontrados no local, o mesmo pra comida também. Você está completamente desarmado, como implica o seu codinome.
Snake: Ótimo. Agora entendi por que me perguntou se eu gostava de cobras. Suponho que me chamar de Snake foi uma idéia sua para uma piada também.
Tom: Não, há uma boa razão pra isso. Vou lhe contar mais pra frente, quando chegar a hora certa.
Snake: Certo. Voltando ao assunto, como exatamente devo fazer para conseguir comida?
Tom: Você possui uma faca e uma arma tranqüilizante. Use-as para caçar. Você também vai achar alguns medicamentos na sua mochila. Sobrevivência é fundamental nessa missão. Depois de ficar algum tempo em campo, sua disposição vai diminuir: você vai perder a precisão ao atirar e suas feridas não vão se curar tão rapidamente. Então, mantenha-se alerta.
Snake: Minha única arma é essa tranqüilizante MK22 de mandar filhotinho de leão pra cama?
Tom: Exatamente, está equipada com seu um silenciador. Entretanto, ele se deteriora a cada tiro. Qualquer outra arma além dessa você vai ter que achar no caminho.
Snake: De quem foi essa idéia maluca de achar as armas na própria missão?
Tom: Procedimento operacional padrão da FOX. Você não pode deixar rastros da sua presença: armas, equipamento, pegadas ou corpos - o mesmo para balas e cartuchos. Sua presença em território inimigo já é uma violação das convenções internacionais de guerra. Não deveria haver nenhum soldado americano na Rússia. Poderia estourar um incidente internacional. Você não pode deixar ninguém o ver. Você é um fantasma, Snake, em qualquer sentido da palavra. Não haverá resgate se você for capturado. O Governo e as Forças Armadas negarão qualquer envolvimento no caso.
Snake: Terei que cuidar de mim mesmo...
Tom: Creio que sim. Por essa razão, foi lhe dada uma pílula de "falsa morte". O guia da SIS (92) estipula que soldados em missões como essa sejam munidos de uma cápsula de cianeto de potássio.
Snake: Que generosidade.
Tom: Tome for aprisionado pelo inimigo. Vai fazer você entrar num estado de falsa morte por um curto espaço de tempo.
Snake: ...enganando-os para pensar que realmente morri. E como volto à vida?
Tom: Tome a pílula de reviver.
Snake: Aquela coisa que colocaram no meu dente antes da missão?
Tom: Essa mesma, mas tome cuidado, pois se você se mantiver por muito tempo nesse estado, nada mais vai o trazer de volta. Lembre-se disso.
Snake: Lembrarei. Você me disse que é uma missão solo, certo.
Tom: Certo.
Snake: Isso significa que não posso contar com nenhum reforço...
Tom: Exatamente, a missão está totalmente nas suas mãos.
Snake: Um exército de apenas um soldado...
Tom: Calma. Há um time pronto para lhe dar suporte via rádio.
Snake: Quem?
Tom: Vou os apresentar. O primeiro membro vai monitorar suas condições físicas, agindo como uma médica... Ela também é membro da FOX e está no avião comigo.
Snake: Ela?
Paramédica: Olá, Snake. Eu sou a Paramédica. Prazer em conhecê-lo.
Snake: Para... médica?
Paramédica: Como uma médica que vem de pára-quedas.
Snake: Você não vai me dizer seu nome de verdade?
Paramédica: Você vai me falar o seu, Senhor Snake?
Snake: Meu nome é... ãhn... João Ninguém.
Paramédica: E eles o chamam de Jack porque é mais curto? Você é um verdadeiro Capitão Nemo (93)!
Snake: Nome não significa nada em campo. Depois de uma semana, ninguém possui um nome. Qual o seu nome?
Paramédica: Joana Ninguém.
Snake: Muito engraçado...
Paramédica: Eu não estava brincando, mas só contarei meu nome se você conseguir voltar vivo.
Tom: Há mais uma pessoa que gostaria de lhe apresentar, Snake. Falando em cobras, você se lembra da Boss (94), não? A lendária guerreira e sua mentora? Na verdade, foi ela quem conseguiu a autorização do DCI (95). Ela vai servir como conselheira de missão da FOX.
Snake: A Boss é a...
Tom: Ela também me ajudou a planejar a missão. Estivemos na SAS (96) juntos.
Boss: Jack, é você? Quantos anos se passaram?
Snake: Boss?
Boss: Exatamente, sou eu.
Snake: ...
Boss: Fale comigo, deixe-me ouvir sua voz.
Snake: Faz 5 anos, 72 dias e 18 horas...
Boss: Você perdeu peso.
Snake: Você consegue dizer somente pelo tom da minha voz?
Boss: Claro que sim. Eu sei tudo sobre você.
Snake: Mesmo? Ótimo. Porque eu não sei nada sobre você.
Boss: O que isso quer dizer?
Snake: Por que você desapareceu tão de repente?!
Boss: Eu estava numa missão secreta.
Snake: ...
Boss: Você não precisava mais de mim.
Snake: Mas havia muitas coisas ainda que eu queria que me ensinasse.
Boss: Não. Eu lhe ensinei tudo o que você precisava sobre técnicas de combate. Tudo o que eu podia. O restante, você precisava aprender sozinho.
Snake: Técnicas, claro. Mas e como pensar como um soldado?
Boss: Como pensar como um soldado? Eu não tenho como ensinar isso. Um soldado precisa ser forte em espírito, corpo e técnica - e a única coisa que você pode aprender de alguém é técnica. De fato, técnica nem importa. O mais importante é espírito. Espírito e corpo são como dois lados da mesma moeda. A mesma coisa. Não posso ensinar você a pensar, você terá que descobrir por si mesmo. Ouça, Jack. Só porque soldados estão do mesmo lado hoje, isso não significa que sempre será assim. Ter sentimentos pessoais pelos seus parceiros é um dos piores pecados que você pode cometer. A política determina quem você enfrenta num campo de batalha. E a política é uma coisa viva, ela muda com o tempo. O bom de ontem pode ser o mau do amanhã.
Snake: Por isso você me abandonou?
Boss: Não, não tem nada a ver com você. Eu já lhe disse, Jack. Eu estava numa missão secreta. Um soldado tem de seguir quaisquer ordens que lhe são dadas. Não é sua posição questionar por quê. Mas se estiver procurando uma razão pra lutar, você será um lutador nato, mas não um soldado. Um soldado é uma ferramenta da política, nada mais. O certo e o errado não têm vez na sua missão. Um soldado não tem inimigos e nem amigos, somente a missão. Você segue as ordens que lhe dão, isso é ser um soldado.
Snake: Eu faço o que preciso para terminar meu trabalho. Não penso em política.
Boss: Não é a mesma coisa. Mais cedo ou mais tarde, sua consciência vai começar a incomodar... No final, você vai ter que escolher se vai viver como um soldado ou como um homem armado... Há um ditado do Oriente: "Lealdade até o fim." Você sabe o que isso significa?
Snake: Ser... patriota?
Boss: Significa devotar si mesmo ao seu país.
Snake: Eu sigo o Presidente e as altas patentes. Estou pronto pra morrer por eles se necessário.
Boss: O Presidente não vai estar lá para sempre. Terminado seu mandato, outros tomarão posse.
Snake: Eu sigo a vontade do líder, não importa quem está encarregado.
Boss: Não são as pessoas que ditam as missões.
Snake: Então, quem são?
Boss: Os tempos. Os valores das pessoas mudam com o tempo. Também os líderes de um país. Então, não existe algo como um inimigo em termos absolutos. Os inimigos contra quem lutamos só são nossos inimigos em termos relativos, constantemente mudando com os tempos.
Snake: ...
Boss: Enquanto tivermos "lealdade até o fim", não há razão pra acreditar em qualquer coisa... mesmo em quem amamos.
Snake: Assim que um soldado deve pensar?
Boss: A única coisa que podemos acreditar com absoluta certeza é na missão, Jack.
Snake: Tudo bem. Mas faça-me um favor.
Boss: Qual é?
Snake: Me chame de Snake.
Boss: Snake? Ah, certo. Seu codinome é Snake, lhe cai bem.
Tom: Isso mesmo. A unidade lendária que a Boss fazia parte durante a Segunda Guerra Mundial era a unidade Cobra, um grupo de heróis que deram um fim à Guerra e salvaram o mundo. Enquanto tiver uma lendária heroína para o ajudar, você estará bem. Não é mesmo, Snake?
Snake: Sim. Não consigo pensar em ninguém mais que gostaria de ter comigo. Ah, e mais uma coisa, Boss...
Boss: Sim.
Snake: É bom ouvir sua voz novamente.
Boss: Pra mim também. Afinal, quem pode saber se sairemos vivos... Snake, você sempre foi melhor em ambientes urbanos e em prédios. Mas na selva, a chave é a sobrevivência. Aquelas técnicas de CQC que o ensinei devem cair como uma pluma.
Snake: CQC - Close Quarters Combat (97), hein? Eu estive nos Green Berets (98) nesses últimos anos, provavelmente estou meio enferrujado.
Boss: Não se preocupe. Estarei aqui para ajudá-lo a lembrar. Afinal, essa é sua primeira missão de sobrevivência de verdade. Ficarei de suporte pelo rádio.
Snake: Onde você está, Boss? Próximo ao Major?
Tom: A Boss está se comunicando conosco por rádio a bordo de um submarino de classe Permit no Oceano Ártico. Snake, sua missão é resgatar o Dr. Sokolov, que está localizado numa construção abandonada localizada ao norte da sua posição atual. Evite combates pesados e não deixe ninguém o ver. Não se esqueça que você não poderá mostrar as caras nessa missão.
Snake: Começando a Missão Virtuosa... já.

Após cruzar um pantano, Snake vê uma movimentação através de seus binóculos.

Snake: Major, avistei dois soldados inimigos...
Tom: Provavelmente tropas da KGB para fazer a guarda de Sokolov.
Snake: AK-47s e granadas...

Snake chega à construção abandonada após cruzar uma ponte suspensa sobre um grande rio. A vigilância é alta...

Um comentário:

Amanda N. disse...

Boss: Exatamente, sou seu.

Acho que ficou errado... =P
Sabe que eu não lembro quando eles explicam porque o codinome do Jack é Snake? I miss that part...