terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O Legado dos Filósofos

Snake percebe que está se afogando e começa a se debater até chegar à superfície. Ele finalmente atende o rádio que tocava incessantemente durante seu esquisito sonho.


Zero: Snake, você está bem? Essa foi por pouco!
Snake: O que aconteceu comigo?
Zero: Você quase se afogou no fundo do rio, quase passou pro outro lado...
Snake: Outro lado... Então aquilo realmente foi...
Zero: No que está pensando, Snake?
Snake: Major, existia um homem chamado The Sorrow na unidade Cobra?
Zero: Sim, já ouvi falar dele. Era um soldado misterioso que lutou junto com a Boss.
Snake: Que tipo de homem era ele?
Zero: The Sorrow era um homem com... bem... poderes especiais. Ele tinha ESP (114), que era objeto de pesquisa extensiva na União Soviética na época. Ele era especialmente chamado de médium.
Snake: Médium?
Zero: Alguém que consegue se comunicar com o mundo espiritual e evocar os espíritos dos mortos. Em outras palavras, ele falava com fantasmas. Diziam que ele descobria o que estava acontecendo num campo de batalha conversando com os soldados mortos.
Snake: E o que a Boss tem a ver com ele? Qual a história entre os dois?
Zero: Não sei dos detalhes. Por que não pergunta para o Sigint?
Sigint: Yo! Terminei de checar esse The Sorrow há pouco tempo. Mas pensei que vocês sabiam já.
Snake: Sabiam do quê?
Sigint: Que ele morreu. Faz dois anos já.
Snake: Ele morreu dois anos atrás?
Sigint: Em Tselinoyarsk... sabe, né? Nas rochas por onde você passou. E a Boss foi quem o matou.
Snake: A Boss?
Sigint: Sim. Dois anos atrás, a CIA mandou a Boss para Tselinoyarsk numa missão secreta. Foi quando ela reencontrou The Sorrow, que tinha voltado para a União Soviética depois dos Cobras se separarem no fim da Guerra. Só que dessa vez, eles eram inimigos.
Snake: E então?
Sigint: A Boss matou The Sorrow para finalizar sua missão. Ao menos é o que mostram os arquivos.
Snake: Quer dizer que ele nunca esteve por aqui de verdade... mas ele não conseguia abandonar a Boss...
Sigint: Tudo bem aí, Snake?
Snake: Sim, estou legal. Só parece que não era minha hora ainda.
Sigint: Realmente espero que não. Ou então a missão já era! Contamos com você, cara!
Snake: Pode deixar.

Snake liga para Eva.

Snake: Eva?
Eva: Snake?! Você não ligou... Estava preocupada! Tudo bem?
Snake: Sim, eu peguei um atalho bem esquisito.
Eva: Do que você está falando?
Snake: Nada, esquece. Vamos dizer que estou de volta.
Eva: Ótimo. Mas como escapou do esgoto?
Snake: Eu pulei no rio.
Eva: Lá de cima?! Você só podia estar fora de si.
Snake: É... Fui levado pela correnteza e quase me afoguei.
Eva: Ótimo! Isso é perfeito!
Snake: O que quer dizer com "isso é perfeito"?
Eva: Digo, se você chegou ao fim do rio, então você está muito perto. Vamos nos encontrar lá.
Snake: Onde?
Eva: Continue andando pelo rio até uma cachoeira.
Snake: Até uma cachoeira...
Eva: Isso. Atrás da cachoeira tem uma caverna. Nos encontramos lá.
Snake: Caverna atrás da cachoeira... Entendido.
Eva: Vejo você lá.


Já no local, Snake se assusta com a moto de Eva saltando e cruzando a cachoeira para dentro da caverna.

Eva: Prazer em conhecê-lo, Snake. Me chamo Tatyana. Aqui está seu equipamento.
Snake: Eva, você podia usar uma toalha...
Eva: Você também!

À noite, Snake, vestindo um tampão em seu olho direito, morde uma cobra e assa outro animais numa pequena fogueira. Eva o observa.

Snake: Quer um pouco?
Eva: Não, obrigada...
Snake: Não gosta de cobras?
Eva: Não no jantar.
Snake: Não costumava comer na KGB?
Eva: No meu treinamento só tínhamos as coisas boas. Comida francesa, italiana... desse tipo...
Snake: Uma verdadeira Mata Hari (115).
Eva: O mínimo que você pode fazer é me chamar de Cynthia (116).
Snake: Me diga uma coisa: como se sente sendo uma espiã no seu próprio país?
Eva: Não posso dizer que é bom, mas é meu trabalho.
Snake: Não consegue nem comer uma cobra durante uma missão, hein?
Eva: Não me importaria de comer você... Quando essa missão acabar, você tem que me levar pra um ótimo jantar.
Snake: O que vai querer comer?
Eva: Vamos ver... Que tal sushi?
Snake: Sushi?
Eva: É comida japonesa. Ouvi dizer que está na moda agora. É supostamente feito de peixe cru.
Snake: Peixe cru? Lugar perfeito para minhas técnicas de sobrevivência.

Os dois dão risada da piada de Snake. Logo depois, uma borboleta voa perto de Snake o rodeando. Ele tenta pegá-la com a mão duas ou três vezes, mas não consegue. Eva tenta beijá-lo apaixonadamente depois de ver sua dificuldade com a noção de espaço, mas ele a afasta.

Eva: Snake? Obrigado, Snake. Vou ser os seus olhos de agora em diante. Obrigado, Snake...
Snake: Não se preocupe.
Eva: Você está bem?
Snake: Não que eu não consiga enxergar. Ainda tenho um olho bom e ainda consigo puxar um gatilho.
Eva: Sim... ótimo...

Ao amanhecer, ambos estão vestidos prontos para partir.

Snake: Eva, você roubou os explosivos da fortaleza?
Eva: C3. É um explosivo potente do Ocidente. Pode ser modelado em qualquer forma, como massinha. Com só esse pouquinho, você pode explodir o Shagohod e o laboratório inteiro.
Snake: É mesmo?
Eva: Sim, mas tem um truque para usá-lo.
Snake: Diga-me.

Eva divide o pedaço no meio e dá metade para Snake. Ela molda sua parte como um coração.

Eva: Olha! O que acha? A turbina do Shagohod usa combustível líquido e os tanques estão na Asa Principal do Laboratório de Armas, no hangar que fica o próprio Shagohod.
Snake: Então preciso explodir os tanques?
Eva: Essa é a idéia. Deve ser suficiente para explodir o hangar inteiro, são quatro tanques. Coloque os explosivos em cada um.
Snake: Nos quatro?
Eva: Não deve ser problema pra você, né? Além disso, é dia de folga dos cientistas hoje.
Snake: Então o hangar está completamente vazio?
Eva: Nem tanto. Ainda tem os guardas.
Snake: Humm... e o que preciso fazer depois de instalar o C3?
Eva: As bombas seguem um relógio. Assim que acionar o cronômetro, o tempo vai contar. Quando chegar a zero, todas explodem de uma vez.
Snake: Quanto tempo leva?
Eva: 20 minutos. Assim que a Fase 2 terminar completamente, não vou me surpreender se matarem os cientistas para prevenir de vazar alguma coisa. Você vai precisar agir rápido.
Snake: Eu dou conta. Eva, você conseguiu os dados do Shagohod com o Sokolov?
Eva: Sim, era minha missão.
Snake: Dada pelo Khrushchev?
Eva: Ãhn-ham. Os americanos não vão usá-lo pra nada, vão? Mas eu não me esqueci da minha outra missão também: ajudar você. Siga a caverna até o final e você vai achar uma escada que sobe para Groznyj Grad, ao sudoeste do laboratório, perto da passarela. Lembra de onde você foi resgatar o Sokolov? Onde tinha uma porta trancada no segundo andar do Asa Leste?
Snake: Sim.
Eva: É a entrada para o hangar do Shagohod. Use isso pra abrir a porta.
Snake: Entendi. E você?
Eva: Vou preparar nossa fuga. Tem uma ponte ferroviária ao norte. Vou armar os explosivos lá, por isso estou levando metade do C3 comigo.
Snake: Certo. Vou armá-las no laboratório. Tente não ficar nas redondezas.
Eva: Entendido.
Snake: E tome cuidado com o Ocelot. Ele suspeita que você não seja quem você é.
Eva: Não se preocupe. O coronel ainda confia em mim. E eu tenho o meu jeito... Não existe nenhum homem que consiga resistir ao meu charme. Com exceção de você, é claro.
Snake: Só estou avisando, Eva. Só isso.
Eva: Eu sei. Tudo bem, vamos indo.


Eva monta na moto.

Snake: Parece que você nasceu em cima de uma dessas.
Eva: Se eu não andar todo dia, não consigo viver.
Snake: ?
Eva: Quando ando de moto, o vento me atinge tão forte que chega a doer. E é essa dor que mantém minha mente longe da dor de ser alguém que não sou. Não é fácil enganar a mim mesma sempre. É só quando estou na minha moto que me sinto livre pra ser eu mesma. Eu só vou descer da minha moto quando eu me apaixonar... ou quando eu morrer.
Snake: Qual o seu nome?
Eva: Tatyana.
Snake: Não, o de verdade.
Eva: Algo de errado com Tanya?
Snake: Tudo bem, Tanya. Não deixe ninguém vê-la. O que é isso?
Eva: Ah, isso? É uma câmera disfarçada de botão de camisa.
Snake: Por que você tirou a foto?
Eva: Segurança. Pra ter certeza que você não me trapaceie.
Snake: Ei!
Eva: O quê?!
Snake: Você vai se molhar de nov...

Mal dá tempo de Snake falar a última frase e Eva parte. Snake sai por um alçapão dentro de Groznyj Grad. Logo depois, um carro estaciona bem em cima da passagem selando o caminho de volta. No hangar, Snake atende o Major Zero.

Zero: Snake, vejo que conseguiu entrar no hangar.
Snake: Sim, o Shagohod está aqui.
Zero: O término da Fase 2 representa uma grande ameaça ao Ocidente. Não podemos permitir que o Shagohod seja produzido em massa. Você precisa destruí-lo.
Snake: A Eva ficou com os dados do Shagohod. Acha que é seguro?
Zero: Não diria exatamente que é seguro, mas Khrushchev é um líder inteligente. Não imagino que ele possa usar o Shagohod para outro propósito a não ser dissuasão. Com o Volgin, entretanto, é uma história diferente. Ele planeja usar o Shagohod para tornar a Guerra Fria num vulcão. Não podemos deixar.
Snake: Concordo.
Zero: Tirando isso, você só tem mais uma coisa a fazer...
Snake: A Boss...?
Zero: Exato.
Snake: ...
Zero: Por enquanto, foque em destruir o Shagohod.
Snake: Sim, senhor.
Zero: Vou deixar o Sigint instruí-lo.
Sigint: Yo! Como a Eva falou, se você quer mandar o lugar todo pelos ares, o melhor jeito é abrir os tanques de combustível com o C3. São quatro tanques, certo? É só armar nos quatro.
Snake: Como TNT.
Sigint: Sim, mas tome cuidado pra não desperdiçar. Você mal tem C3 o suficiente, né?
Snake: Tem razão. Vou tomar cuidado para não colocar em lugar errado.
Sigint: Boa, cara! E cuidado: combustível líquido tem o péssimo costume de explodir com qualquer choque. Então não use nenhuma arma muito pesada perto dos tanques a não ser que você queira virar churrasco.
Snake: Vou ficar com isso em mente.
Sigint: Todos os C3 têm que explodir ao mesmo tempo se você quer mesmo demolir esse hangar. Então, se eu fosse você, eu esperaria até armar as bombas em todos os lugares pra acionar o cronômetro.
Snake: Vou me assegurar de que os quatro lugares estão armados antes de acionar o cronômetro.
Sigint: Assim que acionado, você tem 20 minutos, certo? Então trate de tirar sua bunda daí. Acho que é tudo. Boa sorte, cara.
Zero: Contamos com você, Snake.

Ao armar a segunda bomba, Snake recebe o chamado de Eva.

Eva: Snake?
Snake: Eva...
Eva: Terminei de armar o C3 na ponte. Assim que a explodirmos, o inimigo não vai conseguir nos seguir e vamos ganhar tempo. Eu também já planejei a rota. Como está aí?
Snake: Terminei de armar a segunda. Me dê mais um tempo.
Eva: Certo, vou esperar você na ponte.

Snake molda o último pedaço em uma borboleta, joga duas vezes para o alto e esmaga a massa no tanque restante.

Snake: Peguei você dessa vez.

Snake liga para o major.

Snake: Major, terminei de armar o C3, estou de saída.
Zero: Corra, Snake! A Eva está cuidando da rota para escaparem?
Snake: Sim.
Zero: Tem certeza?
Snake: Ela é capaz.
Zero: Tudo bem, então. Corra, caia fora daí.
Volgin: Snake!!!

Com o cronômetro acionado e prestes a deixar o Hangar, Snake é surpreendido pelo grito de Volgin. Ao virar-se, Snake vê Eva deitada no chão perto de Volgin e de Ocelot. Do nada, a Boss aparece e, mais uma vez, Snake falha ao usar as técnicas de CQC sendo jogado no chão e desarmado. Volgin segura uma espécie de filme de câmera fotográfica enquanto Snake é trazido pra perto. Ocelot o mantém rendido com uma arma em sua cabeça.

Boss: Por que você voltou?
Snake: ...
Volgin: Essa mulher foi achada perambulando pelo cofre subterrâneo. Quando a capturaram, vejam o que achamos: o Legado dos Filósofos. O microfilme que contém toda a informação a respeito do Legado. Podemos dizer que esse filme "é" o próprio Legado.
Ocelot: Foi o cheiro que a denunciou. Não, não o perfume. Foi a gasolina... a gasolina da moto! Ela fedia à gasolina!
Volgin: E pensar que a dócil Tatyana era a espiã. Achamos esse rádio com ela também.

Volgin descarrega um raio no rádio destruindo-o. Logo depois, dá um chute na barriga de Eva que mal consegue continuar respirando.

Volgin: Uma mulher tão fina... Quase choro de ter que matá-la. Sim, ela era dessas obedientes... Minha pequena cachorrinha. Não é mesmo?
Eva: Filho da p...
Volgin: O que é?! Tem algo a dizer pra mim?!
Eva: Vá pro inferno!

Eva aponta o tubo de batom que parece ser alguma arma disfarçada em direção a Volgin, mas ele a levanta pelo braço e a joga no chão violentamente. Como se não bastasse, ele ainda chuta o estômago de Eva mais uma vez.

Volgin: Sua puta suja! Eu já cansei dos seus beijos! Eu devia saber... O Sokolov não era homem o bastante pra ter uma mulher como você. Só mesmo a KGB para mandar uma coisa tão linda e tão destrutiva.
Snake: O que é Legado dos Filósofos?
Volgin: Muito bem, vou explicar antes de matar você. Durante a última Grande Guerra, os homens mais poderosos da América, da China, e da União Soviética tinham um pacto secreto, que planejava acabar com as Potências do Eixo (117) e criar uma nova ordem mundial. Para assegurar a vitória na Guerra, os três países acumularam suas reservas para conduzir os tipos de operação e de pesquisa mais sigilosos: a bomba atômica, a tecnologia dos foguetes, a unidade Cobra... Juntaram uma quantidade de dinheiro suficiente para lutar a Guerra mais cinco vezes. Essa quantia é o Legado dos Filósofos. Assim que venceram a Guerra, os três países estavam pra dividir o Legado entre eles. Isso explica porque os Estados Unidos e a União Soviética puderam roubar as melhores mentes científicas da Alemanha. Mas a nossa Grande Mãe estava muito à frente dos nossos rivais patéticos. Possuíamos muito dinheiro, a tecnologia mais avançada e um poder absoluto, qualidades que descrevem o nosso grande país. Meu pai era o homem encarregado de gerenciar o Legado dos Filósofos. Na confusão gerada após o fim da Guerra, ele planejou uma série de engenhosos acontecimentos para assegurar que a União Soviética tivesse total controle do Legado. O dinheiro foi dividido e lavado em bancos no mundo inteiro: Suíça, Austrália, Hong Kong... Esse microfilme contém a cópia de todas essas transações. Depois que meu pai morreu, eu soube do segredo e obtive o microfilme. Com esse dinheiro e o suporte do Brezhnev e de seus aliados, eu construí essa fortaleza de Groznyj Grad e a unidade de pesquisa do Granin. Mas aquele inútil do Granin não deu resultado e eu fui forçado a roubar o Sokolov e o Shagohod do Khrushchev. Minha posição no GRU me deixava numa situação complicada de atacar o laboratório do Sokolov diretamente, mas a rede de espiões formada pelo pacto secreto ainda existia. Eu a usei para entrar em contato com a Boss e sugeri que desertasse. A Boss foi conivente o bastante para ver as coisas do meu jeito: o mundo já foi um só, mas os conflitos entre os Filósofos o dividiu em dois. Nós vamos usar o Legado para arrumar essa fissura e tornar o mundo completo novamente. Para isso, precisamos de poder, de uma carta com poder o bastante para trazer ordem para o mundo. Essa carta era pra ser o Shagohod... e a unidade Cobra. Eu já perdi a unidade, mas ainda tenho o Shagohod e o Legado. Não há nada que a América possa fazer pra nos deter! Boss, leve isso para um lugar seguro.

Volgin hesita antes de entregar o microfilme para a Boss. Snake se preocupa com o cronômetro que continua correndo.

Volgin: Tome cuidado com isso.
Boss: Ele não teria voltado pra cá dando esses passos de moça sem uma razão. O C3 foi roubado. Deve estar querendo nos sabotar, vou ver se não existe nenhuma surpresa esperando por nós. Também vou tomar conta dela.

A Boss pega o Legado. Antes de sair, ela ergue Eva pelo braço e sussurra em seu ouvido.

Boss: Deixe tudo comigo.

Eva quase demonstra seu espanto quando ouve essa frase da Boss.

Boss: Lute como homem, Volgin.
Volgin: Mas é claro!

Boss deixa o local chacoalhando Eva pelo braço.

Ocelot: Deixe-me cuidar dele. Eu esperava esse momento... Sem o judô!
Volgin: Cansei disso! Ele é meu! Você vai sentar ali e assistir. Entendeu?
Ocelot: Por favor, coronel. Deix...
Volgin: Silêncio!

Ocelot que girava dois revólveres resolve se rebelar apontando um para Snake e outro para Volgin. Volgin pega uma bala e, usando somente sua carga elétrica, disparara perto do pé de Ocelot, que recua.

Volgin: Me desculpe pelo atraso. Vamos começar, certo? É só você e eu agora! Vou adorar isso.
Ocelot: Snake!

Ocelot faz um sinal para Snake como se estivesse o apoiando. Na luta entre os dois, Volgin é surpreendido por Snake e após apanhar, se sente cansado. The Sorrow aparece somente para Snake mostrando que falta pouco tempo para o hangar explodir.

Volgin: Atire nele!
Ocelot: ...
Volgin: Você me ouviu? Eu disse pra atirar!
Ocelot: Desculpe, coronel. Acho que não posso fazer isso.
Volgin: Como assim, não pode?
Ocelot: Fiz uma promessa para a Boss.
Volgin: Silêncio! Eu sou seu comandante! Está questionando minha autoridade?
Ocelot: Lute como um homem, Volgin!!!
Volgin: Volgin...?
Alto-falantes: Emergência! Explosivos detectados. Todos exceto esquadrão EOD (118) evacuem o prédio imediatamente.
Volgin: Ocelot, ache essas bombas!
Ocelot: ...
Alto-falantes: Repetindo. Explosivos detectados. Todos exceto esquadrão EOD, evacuem o prédio imediatamente.
Volgin: Mexa-se!

Ocelot faz o mesmo gesto de "apoio" para Snake e deixa o local. Snake, vendo que Volgin não consegue acompanhá-lo, também foge. O soldados em caos tentam deixar o local, mas muitos ainda são pegos desprevenidos e acabam explodindo junto. Do lado de fora, Eva chega de moto para pegar Snake.

Eva: Suba!
Snake: Eva... como você...
Eva: A Boss me soltou.
Snake: A Boss?... Mas por quê?...
Eva: Eu conto depois. Agora precisamos chegar ao lago e escapar!
Snake: Não podemos ainda... Ainda tenho um último trabalho pra fazer.
Eva: A Boss já está no lago.
Snake: O quê?
Eva: Ela está no lago esperando por você.
Snake: Esperando por mim?
Eva: Eu esperava não ter que contar... Não quero que lute com ela. Mas... eu percebi que existe uma relação especial entre vocês dois. Algo que eu não podia entender... algo que vai além de um homem e uma mulher. E eu invejo vocês, de verdade. Mas acho que ainda não consigo entender. Ela me disse para falar que "eu nunca vi alguém com olhos tão puros"... Pronto, falei... Podemos ir?
Snake: Sim.


Mal começam a fugir e o Shagohod quebra o teto e parte da entrada principal do hangar. E é Volgin quem está no comando...

3 comentários:

Felipe de Freitas Santos disse...

Cara, Muito bom esse seu Blog! A série Metal Gear é simplesmente fantástica e esse Blog é espetacular =)

Felipe de Freitas.

Jair de Jesus disse...

Olá!
Ajuda do Blogger.
Seu material está neste link:
Verbratec ajuda
Todo o material foi recuperado.
Abraço!

Artur Gelumbauskas disse...

Cara, muito, muito obrigado!!!