domingo, 18 de março de 2012

A "paz" é o equilíbrio sob controle da economia da guerra


Sunny: 11... 23... 58, 13, 21... 34... 55... 89... 1-44. 2-33... 3-77... 61, 09, 87... 15... 97... 95... 84.

No Nômade, Sunny canta a mesma melodia complicando os números enquanto frita os ovos. Em sua cozinha, há uma foto de Olga Gurlukovich. Após colocá-los no prato, ela desce as escadas o levando para Otacon.



Sunny: Ti-ti-tio Hal... O-os ovos... Estão prontos.
Otacon: Obrigado, Sunny.

Otacon pega o prato, mas Snake começa a recobrar a consciência. Ele anda até Snake e coloca o prato perto de sua cama para poder ajudá-lo.

Sunny: Snake!
Otacon: Então... voltando do mundo dos mortos?
Snake: Não me lembro do sol ser tão achatado.

Sunny se sente ofendida com a piada de Snake sobre seus ovos.

Otacon: Desculpe, Sunny. Vou comer já, já. Prepare uns para o Snake também?
Sunny: Tudo bem...
Snake: Ei... não precisa, Sunny.

Sunny sobe as escadas de volta para a cozinha e Otacon dá uma bronca silenciosa em Snake pedido para ele ficar quieto.

Otacon: Shhhh!
Snake: Quanto tempo fiquei desacordado?
Otacon: O dia inteiro...
Snake: Alguém salvou minha vida.
Otacon: Sim... Deve ter sido a Meryl e seus meninos. Não se preocupe... Eles estão bem.
Snake: Liquid escapou.

Snake começa a tossir.

Otacon: Tá tudo bem?
Snake: Meu corpo... parou de funcionar completamente de repente. Isso não é normal. Não são minhas juntas ou meus músculos.
Otacon: Parecia que todos os soldados da PMC perderam o controle em massa também. Achei que pudesse ser uma forma de ADS (132), mas não detectei nenhuma aberração no campo eletromagnético. Você teve sorte. Os corações de uns daqueles caras pararam.
Snake: Ela estava lá... A Naomi estava do lado do Liquid... Otacon, você a viu?
Otacon: Não... mas você tem razão. A Naomi estava lá. Achei vestígios do DNA dela na seringa que você estava segurando.
Snake: Então era mesmo a Naomi... Por quê?
Otacon: Venha aqui, deixe-me lhe mostrar uma coisa.
Snake: ...
Otacon: Logo depois do que aconteceu, recebi um e-mail contendo um vídeo da Naomi. Foi mandado para meu endereço antigo.

Snake procura pelos seus cigarros enquanto Sunny volta trazendo um prato com ovos e um cigarro do lado.

Snake: Ah, aqui está ele.
Otacon: Obrigado, Sunny. Parecem deliciosos.

Snake pega o cigarro e dá os ovos para o Otacon.

Sunny: Mas você não comeu nenhum...
Snake: Nós adultos temos que tomar conta do quanto ingerimos de calorias... Mas obrigado... Eu estava procurando esse cigarro mesmo.
Sunny: Você não está tomando conta do quanto ingere de nicotina!
Otacon: Sunny!

Sunny, obviamente chateada, sobe de novo.

Otacon: Você realmente a deixa triste.
Snake: Mesmo? Por que você não a ensina a fritar ovos então?
Otacon: Ah, como se eu soubesse cozinhar! Ei, olhe isso.

Um vídeo de Naomi aparece no computador de Otacon. Parece que ela gravava a si mesma num laboratório.

Otacon: Os dados foram mandados para quarentena, sem vírus. A voz é realmente da Naomi e tenho quase certeza de que não foi editado também.
Naomi: Snake... Vou falar rápido. Estou na América do Sul. Fui capturada e forçada a pesquisar. É o Liquid. Ele planeja roubar o SOP, o Sistema que controla os soldados. Para ter sucesso, ele precisa analisar a estrutura dos nanomachines e... descobrir como eles se comunicam uns com os outros. Os nanomachines atualmente utilizados pelos militares e pelas PMCs são da terceira geração, mas sua base deriva dos de primeira geração. A tecnologia é praticamente a mesma.
Snake: Primeira geração?
Naomi: Fui eu quem criei a primeira geração... Uma colônia de nanomachines, parte do que era o FOXDIE. Nove anos atrás, em Shadow Moses... eu os injetei em seu corpo, Snake. A tecnologia usada no FOXDIE foi incorporada... herdada, na verdade, pelo SOP. Por isso que o Liquid precisava da minha ajuda para seqüestrar o sistema, porque eu sei como o FOXDIE funciona.

Um som de algo batendo assusta Naomi no vídeo. Ela se pressiona contra a parede tentando se esconder.

Naomi: Por favor, você precisa me resgatar. O Liquid descobriu um buraco que o permite entrar no Sistema. E os preparativos para sua insurreição estão quase no fim. Não há tempo a perder, Snake. Corra!

O vídeo termina com o som anterior muito mais forte.

Otacon: A Naomi mandou os dados de localização num arquivo separado.
Snake: Que porcaria é essa?
Otacon: É um tipo de encriptação. A Sunny decodificou para nós. Lembra-se agora? Estes são dados de Radar Soliton, que você usou em Shadow Moses. Acho que a Naomi queria que soubéssemos que a mensagem era realmente dela mandando um mapa nesse formato... Bem esperta. E a Mei Ling está nos ajudado do Havaí.
Sunny: Os dados que ela mandou eram dados de som 4D. Eu não sei como o Radar Soliton funciona, mas... Tudo o que eu fiz foi mudar os dados de áudio para dados de vídeo... Foi fácil. Essa moça, Naomi, parece muito legal!

Eles acham graça em como Sunny foi esperta. Campbell entra em contato. Ele está sentado numa mesa e uma mulher passa em volta dele, mas não é possível ver o seu rosto.

Otacon: É o Campbell. 
Campbell: Snake... Como você se lembra, após o incidente de Shadow Moses nove anos atrás, a Naomi foi detida pelas autoridades, mas alguém conseguiu que ela escapasse.
Snake: Sim, ouvi que adicionaram na minha ficha que fui culpado por isso também...
Campbell: Suspeito que foi o Liquid. Deve tê-la aprisionado em suas instalações na América do Sul e a forçado a pesquisar. Há grandes chances de que a localização que a Naomi nos deu seja da base principal do Liquid.
Snake: Mas não temos uma prova real, né?
Campbell: Existe um pequeno conflito entre um novo regime de poder colocado pelas PMCs e um exército rebelde formado pelos remanescentes do velho regime. Os rebeldes contrataram uma PMC local de pequeno porte para confrontá-los. É o exemplo mais comum do mercado da economia da guerra. O novo regime ainda está começando a andar com as próprias pernas... É a Pieuvre Armement, uma das PMCs sob o controle de Outer Heaven, que está encarregada. Podemos dizer que é o lugar perfeito para o Liquid construir seu porto seguro.
Snake: Ou pode ser uma armadilha.
Campbell: Verdade... mas mesmo assim, seria uma grande recompensa pelos nossos esforços.
Otacon: A Sunny rastreou a origem do e-mail da Naomi. O endereço é falso... Mas a Sunny foi capaz de ver de onde a mensagem vinha baseada nos registros de data e hora dos volumes de dados transferidos. Aparentemente, a mensagem é originária de um servidor na América do Sul, mas não digo que é 100% confiável.
Snake: Coronel... onde está a Meryl?
Campbell: Sei que ela deixou o Oriente Médio perseguindo o Liquid. Tenho certeza de que o ARSOC está verificando isso para nós, mas não conseguimos segui-los muito longe.
Snake: O que deixa a Naomi como nossa única pista.
Campbell: Me assegurei de que vocês pousariam no Aeroporto Internacional de El Dorado. Você deve agir como um inspetor das Nações Unidas.
Otacon: A América do Sul fica por volta de vinte horas daqui. Depois, qual é o plano?
Campbell: Vou fazê-los mandarem uma caminhonete 4x4 para pegar você. A localização que a Naomi nos deu, a base da PMC, é uma região montanhosa rodeada por florestas. Dirija até onde for possível perto do perímetro de segurança da PMC. De lá em diante, Snake, é uma missão de infiltração.
Mulher: Roy...

A mulher que passou anteriormente por Campbell deixa um prato de comida para ele. Ele toca sua mão em sinal de gratidão.

Campbell: Obrigado. Os rebeldes ainda estão ocupados na batalha com a PMC. A desordem deve fazer com que você se infiltre com facilidade.
Snake: Vinte horas até pousarmos. Entendido. Vou dar uma olhada nos documentos. Talvez eu ainda fume um cigarro enquanto posso...

O nômade parece acelerar para chegar mais rápido à América do Sul. Após se aproximar o máximo possível, Snake se camufla entre os arbustos e tenta se infiltrar no local.

Snake: Coronel, quão profundo é o envolvimento deles nisso tudo?
Campbell: Dos Patriotas, você diz?
Snake: Os dados que conseguimos do Arsenal Gear eram um monte de lixo. Doze fundadores que já estavam mortos há cem anos... Dá um tempo! Sabemos que eles existem hoje. Se o propósito desse sistema de controle de campo é controlar as IDs, encaixa perfeitamente nos planos deles.
Campbell: Acumular o controle dos sistemas de ID mundiais e usá-los para manipular a economia e o fluxo de informações... é o objetivo definitivo dos Patriotas. Podemos dizer que os Patriotas são a própria encarnação da economia da guerra.
Snake: Tudo o que o Solidus temia cinco anos atrás... aconteceu.

As palavras de Solidus no incidente da Big Shell vêm à mente de Snake.

Solidus: Os Patriotas tentam proteger seu próprio poder, seus próprios interesses, controlando o fluxo digital da informação.
Campbell: Agora com a mídia e a opinião global sob total controle... nem mesmo as Nações Unidas podem enfrentá-los.
Snake: Então a insurreição do Liquid é contra eles?
Campbell: Exatamente. Parece que o Liquid tomou pra si a causa do Big Boss. Uma era de uma guerra persistente, universal. Um mundo onde os mercenários são livres da dominação. De certa forma, a "Outer Heaven" imaginada pelo Big Boss já é realidade.
Snake: Com as PMCs e os negócios de guerra, você diz.
Campbell: Nesse momento, o Liquid é um escravo dos Patriotas, forçado a lutar as guerras feitas por procuração em nome deles.
Snake: Ele deve estar fazendo de tudo pra se livrar do feitiço deles.
Campbell: Na realidade, uma nova guerra fria está fervendo entre o Liquid e os Patriotas sobre quem vai sobreviver.
Snake: E não importa quem vencer, o mundo não vai ter futuro. Até pararmos o Liquid e destruirmos o Sistema, nunca seremos livres.
Campbell: Snake, o que chamamos de "paz" é um equilíbrio mantido sob controle pela economia da guerra. Destruir o Sistema significa destruir a sociedade da informação... o fim da civilização moderna. Gostando ou não, não temos escolha a não ser prolongar a vida do Sistema.

Nenhum comentário: