sábado, 10 de março de 2012

A economia da guerra

O codec de Snake toca na cidade em ruínas no meio do deserto.

Snake: Aqui é o Snake. Está me ouvindo?
Otacon: Qual a situação?
Snake: Acabei de entrar nas fronteiras da cidade. Esse lugar está rastejando por causa das lagartixas...
Otacon: Armas bípedes não-tripuladas da AT Corp, oficialmente chamados de "Irving" pelos militares americanos. Começaram a brotar do chão entre as PMCs, existem mais dessas coisas em serviço do que tanques. Possuem armadura resistente e pés muito ágeis. O melhor a se fazer é ficar fora da vista deles.
Snake: Não tripulados... Logo logo eles tiram os soldados de verdade do campo.
Otacon: Ainda assim, há uma quantidade bizarra de Gekkos para um cenário como esse. O número excede o preço de guerra da região. Deve ter alguma coisa a ver com a chegada do Liquid.
Snake: Você realmente acha que ele está aqui?
Otacon: Você vai ter que achar os operadores do Exército e perguntar. Ah, Snake! Me adiantei e usei o Mk.II para checar a área antes de você chegar. Você vai encontrá-lo logo à frente.
Snake: Mk.II?
Otacon: É um terminal de controle remoto que eu e a Sunny construímos. O Mk.II vai prover um mapa da área e dados da situação da batalha. Você deve encontrá-lo antes de fazer qualquer outra coisa.
Snake: Entendido.

Snake segue entre ruas tomadas pelas PMCs sem chamar a atenção evitando as áreas mais conflituosas. Num dos prédios desertos, Snake observa a guerra pela janela quando um barulho de algo rolando em sua direção o chama a atenção. Um pequeno robô, o Mk.II, tira sua camuflagem Stealth e abre uma tela revelando estar sob controle de Otacon.

Otacon: Sou eu, Snake, sou eu!
Snake: Otacon?
Otacon: Desculpa pela demora, Snake. Deixe-me lhe apresentar o Metal Gear Mk.II.
Snake: Metal Gear?
Otacon: Isso mesmo, como o REX, mas esse não é uma arma. É um terminal de controle remoto projetado para prover suporte operacional pra você!
Snake: Onde você está?
Otacon: Estou no Nômade, onde mais? E estou vendo você pelo Mk.II.
Snake: Queria ser bom com gadgets...
Otacon: Estou aqui em espírito, tudo bem? De qualquer forma, como você se vestiu de militante, fiz o Mk.II trazer umas coisas pra você.

O Mk.II pega um item de um compartimento e entrega a Snake.

Otacon: Começando com isso: coloque no seu olho esquerdo.
Snake: Parece um tampão.
Otacon: Batizei de Olho Sólido. São uns óculos feitos pra todos os propósitos: mostra imagens de radar e outros dados em 3D. Também funciona no modo de visão noturna.

Ouvem-se tiros do lado de fora. Snake estuda a área com o novo gadget.

Snake: Os rebeldes estão ali fora.
Otacon: Parece que venceram as tropas da PMC do governo... Pelo menos em números.
Snake: Agora estão em casa.
Otacon: Snake... eu sei que essa missão é de infiltração, mas você precisa se proteger.

O Mk.II entrega duas pistolas a Snake.

Snake: Uma Operator...
Otacon: Instalei um silenciador. E trouxe também uma pistola tranqüilizante.
Snake: Você pensou em tudo.
Otacon: Elas antecedem a implantação do Sistema. Por um milagre, nunca foram renovadas. Está difícil achar armas decentes que não são controladas nos dias de hoje.
Snake: Você vem comigo?
Otacon: Claro. Vou seguir você pra qualquer lugar. Assim: vou ligar a camuflagem assim não atraio a atenção de ninguém! Me dê um toque se precisar.
Snake: Entendido.
Otacon: Snake, os informantes que disseram que viram o Liquid por aqui devem estar um pouco mais pra frente. Vamos para o ponto de encontro. Marquei o lugar no mapa do Olho Sólido. Tome cuidado.

Snake segue pelas ruas da cidade e depois por uma base subterrânea que passa por baixo de algumas casas. Ele chega num lugar com um tanque enorme. Nessa sala, ele vê uma metralhadora M4 no chão e caminha em direção a ela, mas um macaco segurando uma lata de refrigerante aparece do nada para o assustar.

Drebin: Linda, né?! Calma, cuidado pra onde você aponta essa coisa!
Snake: Quem é você?
Drebin: Nem amigo, nem inimigo.

O possível dono do macaco, um homem negro de óculos e cabelos tingidos de branco, chacoalha um lenço branco em sinal de paz. Com o mesmo lenço, faz uma granada aparecer em sua mão num passe de mágica. Snake continua com a pistola apontada para ele.

Drebin: Voilá.
Snake: Você não é um militante e nem de uma PMC...
Drebin: Sou um vendedor de armas. De todos os tipos e tamanhos. Mas não se preocupe: todas essas merdas foram lavadas.
Snake: Lavadas?

O homem passa o lenço branco sobre a granada e ela some dando lugar a uma maçã vermelha. Snake parece impressionado. O homem joga a maçã para trás e seu macaco, curioso, vai atrás dela.

Drebin: Como você pode perceber, eu pego armas identificadas como as que as PMCs usam e faço umas modificações. Então você consegue usá-las mesmo sem confrontar IDs. Em outras palavras, eu sou um lavador de armas. Me chame de Drebin.
Snake: Drebin?
Drebin: Sim, usam esse nome pra todos nós.
Snake: Existem mais de você?
Drebin: No mundo inteiro. Não que eu tenha conhecido algum pessoalmente... Eu sou o Drebin 893. Você não é empregado registrado de alguma PMC, é? Você vai precisar de um cara como eu...

Drebin pega a M4 do chão e dá para Snake.

Drebin: Considere um presente de boas vindas. Pegue. M4: o modelo oficial usado pelo exército americano... desenvolvido a partir do rifle M16. Essa é uma top de linha, bem popular nas PMCs grandes. Alta precisão, não como aquela merda dada pelo governo. Está destravada, é claro. E relaxe, o cilindro está limpo.
Snake: A ponta é compatível com CQC?
Drebin: O bom desse bagulho é que tem um monte de partes customizáveis. Você pode mudar do jeito que quiser pra suprir suas necessidades diárias...
Snake: Mira de precisão, calha... nada mal.
Drebin: Sim. Bem, já sabe, estou cheio de belezuras. E caso precise, tenho também uma grande variedade de partes customizáveis.
Snake: O corpo é bem rígido. Não faz barulho.
Drebin: Vá em frente! Dá uma apertadinha...

Snake tenta atirar, mas seus dedos hesitam.

Snake: Não consigo puxar o gatilho.
Drebin: Mesmo? Que estranho.
Snake: Por que estranho?
Drebin: Espere, já entendi. Aposto que você está usando uma geração mais velha de nanomachines.
Snake: Geração mais velha?
Drebin: Às vezes, eles não funcionam direito com o novo Sistema.
Snake: Sério? Quem é você?
Drebin: Uau... calma.

Drebin pega uma lata de refrigerante de um balde com gelo, toma e oferece um pouco a Snake, que recusa.

Drebin: Eu trabalho na AT Security, sou encarregado do controle de produção... coloco as mãos nos chips de identificação antes mesmo de serem registrados. É um lado da AT que o público não vê. Pelo que me parece, você não está com nenhum exército de estado, mas também não é exatamente um amador. Você possui a última geração dos nanomachines. Deixe-me adivinhar... aposentado do exército americano? Não sei por qual razão está aqui, mas você deseja estar bem equipado, certo? Então? Falamos em negócios ou não? Você não vai se arrepender.

O codec de Snake toca.

Snake: O que achou dele, Otacon?
Otacon: Particularmente, não gostei do cara, mas parece que vamos precisar da ajuda dele com essas armas identificadas. A Sunny fez uma pequena busca para nós: Drebin - conhecido lavador de armas
nos círculos da economia da guerra, um homem cujo negócio principal é vender armas do mercado negro para pequenas PMCs e milícias. Somália, Bálcãs, Líbano, Darfur, Chechênia, Timor, Peru, Punjabi, Caxemira, Colômbia... Esse cara realmente tá em todas...
Snake: E como ele lava armas?
Otacon: Você pode criar uma arma sem identificação substituindo o chip com uma imitação. Isso permite pular o processo de reconhecimento e usar a arma. O problema é que ainda existe um arquivo do chip que foi trocado no Sistema. Mas o Drebin é empregado da AT Security, ele deve ter contatos lá dentro apagando os registros pra ele.
Snake: Acha que de alguma forma os Patriotas podem estar envolvidos?
Otacon: Não sei ao certo. Se os Patriotas estivessem tomando conta do Sistema por trás disso, um trapaceiro como o Drebin seria uma encheção de saco pra eles.
Snake: Posso confiar nele?
Otacon: Lembre-se, o Drebin faz dinheiro por causa da economia da guerra. Ele não deixa emoções se misturarem ao trabalho e nunca suja as próprias mãos. A única coisa que ele confia é no dinheiro. Entendo sua preocupação, mas e se o mantivermos a uma distância segura? Usá-lo só para ganharmos informações e suprimentos que precisamos? Mantenha uma relação profissional.
Snake: Certo.
Drebin: Então... estamos prontos para negociar ou não? Aqui é uma zona de guerra e existem produtos chegando em caminhões. E aposto que você pega armas de quem já se estrepou no campo. As que você não precisar, eu compro. E isso lhe dá pontos que você troca por serviços, o que acha?
Snake: Que tipo de serviço?
Drebin: Eu lavo suas armas: sem mais travas. E ainda posso vender armas que tenho em estoque pra você. Deixa eu mostrar...

Drebin sobe em seu tanque e chama Snake, que cautelosamente o segue, observando várias fotos nas paredes e uma máquina de refrigerantes pessoal. Drebin saca uma seringa e mostra a Snake.

Drebin: Para assegurar que você possa usar armas sem ID, tenho que suprimir os nanomachines mais velhos que estão em você. Senão, eles vão interferir com o Sistema. Aqui: deixe me injetar em você. Relaxe, não vai doer. Tem medo de agulha ou coisa do gênero?

Drebin aplica a injeção em Snake que parece sentir uma pequena dor.

Drebin: Viu? Sem esforço. Agora você pode usar armas sem ID sem problema.

O macaco faz muito barulho e Snake o assusta. Logo depois, Drebin o chama para fora do tanque para testar novamente a M4 e Snake atira com sucesso.

Drebin: Ei! Comporte-se na frente do nosso convidado.
Snake: Bu!
Drebin: Viu só? Sem problema. De agora em diante, quando você pegar uma arma travada, me fale. Você manda, eu lavo. Claro que vai ter um preço... vai estar atrelado ao preço de guerra da região. Nossa, cara... preciso tirar uma folga desses refrigerantes...
Snake: Devem estar lhe fazendo um bem danado...
Drebin: Devem estar... Sabe, com a economia da guerra e tudo, com o Sistema controlando tudo... Os códigos do Sistema são a lei agora e o controle é absoluto... pavimentando a estrada para grandes lucros... se você estiver disposto a burlar a lei. A demanda continua crescendo por causa da economia da guerra. Eu vendo armas com ID para as PMCs e para os exércitos de estado... e armas lavadas para os grupos terroristas e os paramilitares. As armas com ID não podem ser vendidas no mercado negro. Então, o Sistema é praticamente uma licença para nós negociadores de armas imprimirmos dinheiro. A privatização militar fez as PMCs crescerem. E quanto mais elas engordam, a linha tênue entre civis e soldados se torna cada vez menos definida. Mais cedo ou mais tarde, toda a porra da raça humana vai virar soldado. Mais ainda, todo mundo vai estar numa guerra por procuração. Mas, fazer o quê? É essa economia de guerra que coloca a comida na minha mesa. Você é um guerreiro também, não? Está nos seus olhos. Parece que já viu muitas guerras...
Snake: O que faz você pensar que me conhece?
Drebin: Não tem por que se envergonhar, eu sou como você, eu cresci aqui também. Não tenho interesse no mundo lá fora. Beleza, então. Se você precisar, somos especialistas em entregas rápidas. Pegou?

Drebin faz um gesto peculiar com sua mão enquanto diz uma última palavra a Snake. Entra no seu tanque e o macaco fecha a porta. O portão da "garagem" se abre e ele parte.

Drebin: Meus olhos têm você.

Snake chama Otacon.

Otacon: Eu sei no que está pensando, mas o Drebin realmente tem um ponto. O mundo depende da guerra, da economia da guerra. Consegue imaginar o que aconteceria se a guerra desaparecesse do dia pra noite?
Snake: Otacon, você e o Drebin mencionaram alguma coisa sobre preço de guerra antes. O que quer dizer com isso?
Otacon: É uma espécie de mercado de preços que flutuam de acordo, não só com as PMCs e com a indústria militar, mas também, com a produção, distribuição e redes de suprimento de energia que os suportam. Está crescendo muito rápido e os investidores estão começando a notar. À medida que o conflito numa certa região se torna mais longo e mais intenso, o preço de guerra sobe. Sem dúvidas as taxas do Drebin estão atreladas a esse preço de guerra. Quanto mais longa e sangrenta é uma batalha, os preços de serviços vão ficar mais caros. Colocando de outra forma, quanto mais calmas as coisas estão, melhores as barganhas. Snake, vamos usar o Mk.II para negociarmos com o Drebin daqui em diante. Podemos chamá-lo de vendedor de rua e o Mk.II vai ser o entregador. Tudo o que você pegar e estiver sobrando, vamos vender para o Drebin e acumulamos pontos com ele.
Snake: Tudo bem.
Otacon: Você pode usar para destravar alguma arma ou comprar uma nova.
Snake: Parece bom.
Otacon: Devemos assumir que o Drebin deve ter outros agentes coletando armas além de você, Snake. Soldados que devem trocar por algum serviço...
Snake: Bem, acho que teremos que confiar nele...
Otacon: Certo. Agora, vamos em direção ao objetivo principal: Rat Patrol.

Nenhum comentário: