domingo, 10 de fevereiro de 2008

Encontre algo em que acreditar... e encontre-se em si mesmo

Ainda na tentativa de recuperar suas armas e suas roupas. Raiden recebe uma chamada de Campbell.

Campbell: Raiden, está me ouvindo? Você precisa continuar sua mi-missão!
Raiden: Perdi todo o meu equipamento, preciso localizar o Snake.
Campbell: Ele nunca foi um fator na simu-mulação. Deixe-o fo-fora di-disso.
Raiden: Não dá pra fazer muita coisa pelado, especialmente nessa temperatura!
Campbell: É verdade...
Raiden: Acho que o Snake está com as minhas coisas.
Campbell: Raiden, destrua o Solidus e seus homens. Você precisa recuperar o Arsenal intacto.
Raiden: Coronel, está sob o comando dos Patriotas?
Campbell: A sua tarefa... quer dizer, missão... é infiltrar-se na estrutura e desarmar os terroristas...
Raiden: Minha tarefa? Por que está falando assim?
Campbell: Por que não? Isso é um tipo de jogo. Você joga e eu espero que tenha uma excelente performance!
Raiden: Coronel, acabei de me lembrar de uma coisa.
Campbell: Do quê?
Raiden: De que nunca o conheci pessoalmente. Nenhuma vez.
Campbell: ...
Raiden: ...
Campbell: Complete sua missão de acordo com a simulação.
Raiden: Coronel, quem é você?
Campbell: Sem mais perguntas. Estamos com a Rosemary.
Raiden: O que quer dizer com isso?!
Campbell: Câmbio, desligo.

Raiden acha estranho. Mais para frente, recebe outro chamado.

Campbell: Raiden, desligue o videogame agora.
Raiden: Como é que é?
Campbell: Sua missão foi um fracasso! Corte a força!
Raiden: O que há de errado com você?!
Campbell: Não se preocupe, é um jogo!
Raiden: Do que você está falando?!
Campbell: Raiden, algo estranho aconteceu comigo na última quinta quando estava no meu carro voltando pra casa. Faltavam alguns quilômetros ainda... Olhei pra frente e vi um objeto laranja brilhando no céu, ao leste! Se movia de um jeito bem irregular... De repente, só vi um grande clarão ao meu redor. Quando acordei, já estava em casa. O que acha que aconteceu comigo?
Raiden: O quê?!
Campbell: Ótimo! Esqueça...

Durante um certo tempo, o coronel faz diversas ligações sucessivas.

Campbell:
Honestamente, você tem jogado esse joguinho por muito tempo. Você não tem mais nada pra fazer?

Campbell: Realmente, havia algo que eu precisava lhe contar, mas não podia. Mesmo assim, acho que precisa saber. Na manhã do sábado passado, vi um cara deixando o quarto da Rosemary. Como devo dizer? Parecia que eram "íntimos"... Desculpe, desculpe por falar disso durante a missão, mas...

Campbell: O Presidente Baker deve estar em algum lugar ao sul, onde você estourou os muros. Corra e salve-o antes que os terroristas consigam seu código.

Campbell: ...Infiltrar... a fortaleza inimiga... Outer Heaven! Destrua... a arma mais poderosa... Metal Gear!

Campbell: Kawanishi-Noseguchi, Kinunobebashi, Takiyama, Uguisunomori, Tsuzumigataki, Tada, Hirano, Ichinotorii, Uneno, Yamashita, Sasabe, Kofudai, Tokiwadai, Myoukenguchi.

Campbell: Mesmo minha paciência tem limites. Não posso mais deixar as coisas com você. Eu mesmo vou lutar, vá pra casa!

Campbell: Você conseguiu uma PSG-1? Use-a contra a Sniper Wolf. Apresse-se e salve a Meryl!

Campbell: Vou falar novamente. Sua missão é infiltrar-se em Zanzibar e resgatar o Dr. Kio Marv, um biólogo tcheco raptado.

Campbell: Snake, os terroristas colocaram ambos os códigos. O único jeito de parar o ataque é usar o cartão e entrar novamente os códigos.

Depois de tantas chamadas desnecessárias de Campbell, Rose contata Raiden.

Rose: Jack, sou eu.
Raiden: Oi, Rose.
Rose: Jack, eu lhe devo desculpas.
Raiden: Se for por causa da conversa agora há pouco, eu que devo.
Rose: Não, é outra coisa. Naquele dia, no Federal Hall, há dois anos... Não foi uma coincidência. Eu fui mandada pra ficar de olho em você.
Raiden: Ficar de olho em mim?
Rose: Sim, pelos Patriotas.
Raiden: Você é uma espiã?
Rose: É uma palavra muito feia.
Raiden: ...
Rose: Ainda está aí?
Raiden: Dormir comigo era parte do trabalho?
Rose: Eu me apaixonei por você.
Raiden: Como pôde...
Rose: Não posso me desculpar pelo que fiz. Eu reportei cada detalhe da sua vida pessoal pra eles nesses dois anos. O que fez, falou, tudo...
Raiden: Deve ter sido divertido!
Rose: Mas algumas coisas, eu não podia dizer pra ninguém, como o que eu sentia por você.
Raiden: Então, é por isso que estava envolvida nessa missão. Eu deveria saber! Por qual razão eles colocariam uma analista no último minuto?
Rose: Me desculpe, eu sei que o que fiz foi errado.
Raiden: Não importa, eu fui usado!
Rose: Eu me reinventei pra me adequar aos seus gostos. Cabelo, roupas, jeito de andar, coisas que falava... Você diz que ama a cor do meu cabelo, os meus olhos. Eles nem são de verdade.
Raiden: Você deve ter passado um pente-fino no meu perfil psicológico.
Rose: Era o meu trabalho.
Raiden: Grande trabalho, me fez de idiota direitinho.
Rose: O que eu mais queria era que você me enxergasse de verdade. Machuca fingir... Foi pior mentir pra mim do que pra você. Quanto mais amor você me dava, mais doía porque eu sabia que a pessoa que você amava era somente um personagem artificial.
Raiden: Então, o fim é artificial também. É só um jogo, nada é real... Me sinto melhor sabendo disso. Eu estava apaixonado, ou achei que estava, por alguém que não existia. Estava tentando ser alguém amando alguém que não era de verdade. Não sei nem quem você é. A pessoa que eu conheço não é de verdade, ela não é a mulher com quem estou falando agora... Resumindo, o engano foi meu, de ninguém mais...
Rose: Jack, achei que estava fingindo porque era o meu trabalho. Mas eu realmente me apaixonei por você.
Raiden: Você espera que eu acredite nisso? Tudo bem. Você teve suas razões, certo? Ótimo, eu entendo, mas eu não tenho mais nada p...
Rose: Jack, eu estou carregando um b... eu estou grávida! Seu filh...

A voz de Rose começa a distorcer e a transmissão é cortada.

Raiden: Rose, o que está acontecendo?!

Raiden continua andando em busca de Solid Snake quando é surpreendido pelo mesmo.

Snake: Impressionante como você consegue andar assim por aí...
Raiden: Snake!
Snake: Esperou muito tempo?
Raiden: Onde estão minhas coisas?
Snake: Bem ali.

Snake aponta uma mala. Raiden se veste. Snake aponta sua orelha para que conversem através do Codec.

Snake: Bem melhor assim. Tudo o que você carregava ainda está aí. Desculpe por ter mandado Olga lhe dar um choque. Tive que usá-lo como isca pra ganhar acesso ao Arsenal. Funcionou.
Raiden: Por que não me contou sobre a Olga antes?
Snake: Você nunca perguntou.
Raiden: ...
Snake: Não está feliz? Supere.
Raiden: Nenhum efeito do vírus ainda?
Snake: Ainda estou esperando.
Raiden: Então ele foi alterado pelos Patriotas?
Snake: Parece que sim. O que posso dizer é que o Arsenal está direcionado pra Manhattan. Não sei o que o Solidus está planejando, mas teremos que lidar de uma maneira ou de outra. Ainda tem uma tropa de modelos Ray à frente.
Raiden: Quantas unidades?
Snake: Vinte e cinco, de acordo com a Olga.
Raiden: Vinte e cinco?!
Snake: Sim. Posso dizer que nunca enfrentei tantos Metal Gears antes, mas acho que conseguimos.
Raiden: Claro que não!
Snake: Conseguimos porque não temos outra escolha. Estou carregado de mísseis Stinger (83). Ah, e Olga deixou isso pra você.

Snake mostra a espada do Ninja para Raiden.


Raiden: Por quê?
Snake: Olga disse para eu lhe entregar. Mesmo porque não sou muito fã de espadas.

Raiden treina alguns golpes e, junto com Snake, deixa a sala.

Snake: Vamos.
Raiden: Snake, espere.
Snake: O que foi?
Raiden: Snake, você já... sentiu prazer em matar alguém?
Snake: Do que está falando?
Raiden: Não estou bem certo. Às vezes, é difícil diferenciar a realidade de um jogo...
Snake: Senso de realidade reduzido, hein? Treinamento em VR faz isso.
Raiden: Não, foi treinamento em campo, quando eu era criança. Eu menti, Snake. Tenho mais experiência do que consigo me lembrar. Não é VR que está fazendo isso comigo.
Snake: Raiden, não carregamos armas pra matar pessoas. Não estamos aqui pra ajudar políticos também.
Raiden: Você diz isso porque você é uma lenda, um herói. Eu sou "Jack, o Estripador", uma lembrança suja... de um erro terrível.
Snake: Lendas não significam grande coisa, sou só um nome a explorar, como você.
Raiden: As pessoas vão se lembrar somente da parte boa, da parte certa do que você fez.
Snake: Não existe parte certa quando se fala em matar, nunca vai existir. E não estamos nisso pra fazermos um nome pra nós mesmos.
Raiden: Então, por que você e o Otacon lutam?
Snake: Por um futuro. Você não pode deixar de ser parte do erro bem no meio.
Raiden: O que eu sou? O que eu devo ser?
Snake: Encontre algo em que acreditar... e encontre-se em si mesmo. E quando você conseguir, passe adiante.
Raiden: Acreditar em quê?
Snake: Isso é problema seu.

Raiden fica pensativo. Antes de partirem, Otacon chama via Codec.

Otacon: Snake, Raiden!
Snake: Otacon, tudo bem?
Otacon: Sim, e todos os reféns! Como estão as coisas aí?
Raiden: Tudo certo por enquanto, mas aconteceu uma coisa... as últimas transmissões do Coronel estavam estranhas.
Otacon: Estranhas? Como?
Raiden: Estranhas... não faço idéia...
Otacon: Interferência?
Raiden: Não sei...
Otacon: Onde fica esse Coronel?
Raiden: Não sei. Na verdade, nunca o conheci pessoalmente...
Otacon: Vou investigar.
Raiden: Obrigado, fico devendo uma.
Otacon: Se precisarem de mais alguma coisa, chamem pelo Codec. Pode ser que eu consiga ajudar.

Após atravessarem o corredor repletos de Metal Gears, Otacon contata Raiden.

Otacon: Raiden? Sobre esse seu coronel... Achei onde ele está.
Raiden: Onde?
Otacon: Dentro do Arsenal.
Raiden: ?
Otacon: Chequei todas as possibilidades, mas continuo sendo direcionado para o Arsenal. Não é um ponto de transmissão, é a origem do sinal. E o protocolo de encriptação usado é exatamente o mesmo usado pela IA do Arsenal, o tão falado GW.
Raiden: Que merda isso quer dizer?
Otacon: Eu acho que... você tem falado com uma IA.
Raiden: Impossível!
Otacon: O coronel provavelmente não é o GW em si. O GW tem estimulado atividade cortical numa parte dormente do seu cérebro através de manipulação de sinais dos seus próprios nanomachines. O coronel é parte de sua própria criação com base em suas expectativas e experiências...
Raiden: Isso é loucura...
Otacon: Mas provavelmente a verdade. O vírus está começando a afetar o GW, o que explica o comportamento do coronel.
Raiden: Foi tudo uma ilusão? Tudo o que eu fiz?...
Snake: Raiden!
Raiden: Snake... o que está acontecendo por aqui?
Snake: Eu não sei. O que eu sei é que você está parado bem na minha frente. Não numa ilusão, mas em carne e osso.
Raiden: Tudo bem, vamos...

Logo em seguida, Raiden recebe um chamado do coronel.

Campbell IA: Raiden! Pegaram a Rose! Deixaram-na prisão!
Snake: É uma armadilha!
Rose IA: Socorro!
Raiden: Rose!
Snake: Raiden, acalme-se!
Raiden: Mas Snake!
Snake: É uma armadilha! O coronel não existe, não tem como ele manter a Rose como refém!
Raiden: Sim... é verdade...
Snake: Tenho certeza disso.
Raiden: Certo, mas... a Rose existe?...
Snake: Deixe de ser besta, ela é sua...
Raiden: E se eu nunca a conheci?... Se o coronel é só uma coisa com que eu sonhei, então... tudo o que eu lembro dela pode ser só...
Snake: Não tire conclusões precipitadas!
Raiden: Você e o Otacon que disseram que o coronel nunca existiu. Era disso que a Olga falava?
Snake: ...
Na sala circular onde chegaram, são cercados por alguns guardas do Arsenal. Snake e Raiden cuidam rapidamente deles e, quando pensam estar livres, são confrontados por Fortune.

Raiden: Fortune...
Fortune: Há quanto tempo, Solid Snake... a raiz do meu sofrimento.
Snake: O quê?
Fortune: Dois anos atrás, você matou meu pai. Foi o começo de um inferno pra nós. Todas as pessoas que eu amava foram tiradas de mim, uma por uma... não importa o que eu fazia, eu não conseguia morrer com eles. Um pesadelo sem fim! A única coisa pela qual vivemos é para ver um fim. Nossa espera está quase no final.
Raiden: Você não deve estar falando sério sobre lançar uma bomba.
Fortune: Já que ninguém consegue me matar, eu vou matar todo mundo que eu puder. Começando por você, Solid Snake!

Fortune começa a carregar sua arma.

Raiden: Droga!
Snake: Parece que eu sou o escolhido. Siga em frente.

Raiden hesita, mas logo começa a subir as escadas para o topo do Arsenal. Ao mesmo tempo, quer ajudar Snake.

Snake: Você quer descanso eterno? Eu tenho bem aqui.
Raiden: O que vai fazer? As balas não a acertam.
Snake: Vou pensar em algo. Bruxas não existem.
Fortune: Acha que pode me matar?
Snake: Eu não sei o que o seu grupo lhe contou, mas vamos deixar uma coisa bem clara: eu não matei o seu pai.
Fortune: Você acha que alguém acredita nas suas mentiras?!
Snake: Raiden, cai fora daqui!

Raiden sobe as escadas deixando Snake e Fortune a sós.

Nenhum comentário: