domingo, 29 de abril de 2012

FoxAlive


Otacon: Então esse é o GW. É igual a um cemitério aqui.
Snake: Otacon, você consegue?
Otacon: Deixe comigo.

A sala do GW é uma sala quadrada, cercada por telões em volta, com vários terminais no chão como se fossem lápides de um cemitério. Hologramas de flores decoram cada terminal. No meio, há um grande supercomputador central, o coração do GW. Snake vira de um lado para o outro no chão, mas não acha uma posição que conforte suas queimaduras. Ele injeta mais uma seringa. Otacon com o Mk.III vai até o painel do supercomputador e Snake rasteja para chegar ao centro também. As flores desaparecem enquanto eles passam. Otacon começa a instalar o vírus no supercomputador. Snake ouve um barulho que vêm das laterais da sala: escaravelhos invadem o local. Snake chuta-os para longe. Ele junta suas últimas forças e atira com sua M4 para todos os lados tentando evitar a aproximação das máquinas. Já não há mais o que fazer: Meryl e Johnny não possuem mais munição e estão cercados pelos soldados de Liquid. Da mesma forma, Raiden vai ser perfurado pelas espadas dos SAPOS. Duas unidades do Metal Gear Ray estão sobre o Missouri e os tripulantes são cercados por escaravelhos. Otacon está desesperado na frente do seu laptop comandando o Mk.III e Snake está coberto pelas máquinas que invadiram a sala do servidor do GW.

Snake: Otacoooooooonnnnn!
Otacon: Conseguimos!!!

Os soldados na frente de Raiden sofrem lapsos. Como nas margens do Rio Volta, eles sentem dores de cabeça e suas emoções tornam-se maiores do que o autocontrole. Os soldados que atacavam Meryl e Johnny também sofrem os mesmos sintomas. No Missouri, as unidades do Metal Gear Ray se paralisam, perdem o equilíbrio e caem no mar. Os escaravelhos que subiam as paredes do Missouri caem, os que estavam sobre Snake são desligados.

Johnny: Acabou!
Meryl: Conseguiram, Johnny!!!

Mei Ling, no Missouri, diz o nome do Snake como se estivesse vendo um milagre. Na sala do GW, Snake joga os escaravelhos que o cobriam para longe. Otacon nota ainda nota uma coisa estranha e inesperada acontecendo...

Otacon: Espere um minuto... o vírus está se espalhando...
Snake: ...
Otacon: E não está parando no GW... está removendo os outros clones? Não... Espere! Não dá pra acreditar!!! Naomi...
Snake: O que está acontecendo, Otacon?!
Otacon: ...
Snake: Otacon, o que é?!
Otacon: O vírus está apagando o JD!

Os telões em volta do GW se iluminam e iniciam a transmissão de um vídeo feito por Naomi.



Naomi: Snake, Hal. São vocês, não são?
Snake: ...
Otacon: ...
Naomi: Espero que estejam ouvindo. O vírus que vocês instalaram no GW está agindo como conduíte para aniquilar toda a rede de Inteligência Artificial. Está programado para destruir as quatro IAs junto com o JD, o coração que os mantinha unidos. Gravei esse vídeo para passar assim que todos fossem destruídos. Os Filhos Dos Patriotas eram só o começo. Os Patriotas planejavam usar nanomachines para implementar o Sistema em toda a população. Era minha obrigação pará-los... e contei com a ajuda da Sunny: ela acreditava que seus talentos poderiam desligar o GW. O que ela criou foi um FoxDie anti-IA. Mas o nome desse vírus é FoxAlive (153) . É conceitualmente o oposto dos nanomachines que eu criei anos atrás. Queríamos libertar as raposas capturadas... e deixá-las livres em seus ambientes naturais. Quando vocês estiverem vendo isso, acho que eu não vou mais estar aqui. É um sentimento estranho... deixar uma mensagem para ser entregue depois de morrer. Hal... se estiver ouvindo...
Otacon: Naomi...
Naomi: Me desculpe... me desculpe por fazer você acreditar numa mentira. Doeu mais em mim do que em qualquer pessoa mentir pra você como menti. Eu queria pedir desculpas antes, mas nunca tive chance.
Otacon: Naomi...
Naomi: No fim... foi você quem me fez sentir alegria em viver. Obrigada, Hal. Obrigada.
Otacon: Naomi....

Naomi estende sua mão até a câmera e Otacon também toca a tela de seu laptop. Suas lágrimas caem na tela e ele abraça seu computador tão forte como se estivesse a abraçando.

Naomi: Snake... está me ouvindo? A nossa nação é uma criança inocente mais uma vez. Um novo amanhecer vai nascer e ela vai poder construir um novo destino. Snake, chegou a hora... você vai poder descansar. As pétalas das rosas estão pra cair (154)...

No Nômade, Sunny vê uma pétala de sua rosa azul cair no chão. Dentro do Haven, Snake, estirado no chão, passa mal, treme e acaba por perder a consciência...

Otacon: Snake... Snake?! Snake!!!

Mais tarde, do Missouri, Mei Ling dá ordem aos soldados do Haven que ainda resistem sem ter noção do que aconteceu. Snake vê a imagem borrada e destorcida de Otacon.

Mei Ling: Parem com isso! Parem com essa luta sem sentido! Isso não é uma guerra!
Otacon: Snake...espere aqui. Vou buscar um médico.

Snake está do lado de fora do Outer Haven durante o pôr do sol. O Missouri está a uma certa distância com dois helicópteros o sobrevoando. Snake, ainda confuso, sem consciência vê Liquid Ocelot se aproximar dele. Ele acorda na parte mais alta do Outer Haven. Liquid Ocelot observa o oceano.

Liquid Ocelot: Que brilhante, Snake. Veja, a guerra terminou.
Snake: Por quê? Você tinha como nos impedir?
Liquid Ocelot: Impedir vocês? Por que eu faria isso? Acabou do jeito que eu esperava que acabasse.
Snake: ...
Liquid Ocelot: Lá trás, na época do nosso pai, antes do Zero fundar os Patriotas, os Estados Unidos, a China e a União Soviética formaram um pacto secreto. A organização que criaram era chamada de Filósofos. Por duas guerras mundiais, disseminaram suas idéias e expandiram seu alcance. Depois disso, os Filósofos se dividiram e facções começaram a perseguir a fortuna que juntaram: chamavam esse dinheiro de "Legado dos Filósofos", que depois proveria recursos para os Patriotas criados pelo Zero. Ele procurou usar a riqueza para alcançar o domínio do mundo. O nosso pai, Big Boss, procurou se libertar desse poder absoluto. Seu sonho era criar um exército de cidadãos livres, que não respondesse a nenhum governo: Outer Heaven. Mas ele não conseguiu por sua culpa. Nove anos atrás, eu tentei nos libertar do controle genético. Quatro anos atrás, nosso irmão que já morreu, Solidus, tentou nos libertar do controle dos memes (155) dos Patriotas. Tudo o que aconteceu não foi nada além de um processo de tentativa e erro... o resultado disso foi o Outer Haven, para nos libertar dos Filhos dos Patriotas, a forma definitiva de controle externo imposto aos soldados dos Patriotas. Livre do FoxDie, livre do Sistema, livre do controle por ID. Nossas mentes livres das prisões deles. Era o paraíso que eu desejava.

Liquid Ocelot injeta uma seringa em Snake.

Liquid Ocelot: É isso, irmão. Nosso momento final. A luta terminou... mas ainda não estamos livres. A guerra acabou... mas ainda temos uma dívida a acertar. Mostre porque está aqui, Snake!

Liquid tira seu casaco e os dois começam a lutar como animais, mas nenhum possui muito mais força para continuar. Liquid Ocelot cai de costas no chão e Snake chega perto para ouvir suas últimas palavras.

Liquid Ocelot: Esse é só o começo, Snake. Os Estados Unidos vão entrar em caos. Vai ser tudo como no Velho Oeste de novo. Sem leis, sem ordem. O fogo vai se espalhar pelo mundo, as pessoas vão guerrear... e através das batalhas, vão conhecer a plenitude da vida. Ao menos, o desejo do nosso pai, Outer Heaven, foi alcançado. Em algum lugar, eu sei que ele está rindo. Somos bestas criadas pelo homem. Até as luzes se apagarem, as sombras não vão desaparecer. Enquanto houver luz, as sombras não farão o bem.

Liquid Ocelot parece sofrer um ataque cardíaco. Nessa hora, a personalidade de Revolver Ocelot se revela.

Ocelot: Eu sou quem o Liquid assombrava... e o Big Boss é quem assombra você... Bem como o seu pai: você é muito bom.

Ocelot aponta da mesma forma para Snake como já apontou para o Big Boss quando o conheceu em 1964. Suas mãos caem e ele fecha os olhos. Liquid Snake e Revolver Ocelot morrem na frente de Snake, que demonstra o olhar de remorso. Um helicóptero sobrevoa a parte mais alta do Outer Haven.

Otacon: Snake!

Mais tarde, os soldados do Missouri ajudam a retirar as tropas do Haven com botes salva-vidas.

Otacon: O programa da Sunny destruiu o cérebro do JD, mas deixou a estrutura intacta. Ela analisou a caixa preta da Naomi e separou o sistema de controle dos Patriotas das necessidades vitais da sociedade. Água, ar, eletricidade, alimentação, saúde, comunicação, transporte... Ela cortou o controle dos Patriotas preservando a civilização moderna. Talvez tenha sido a sua própria forma de se vingar pela morte da Olga, sua mãe. Ou talvez tenha sido sua vontade de moldar o futuro com seus ideais. Ou talvez ainda, tenha sido uma grande desfragmentação... FoxAlive: a Inteligência Artificial é algo vivo, de verdade. O reinado dos Patriotas deixou de existir. E nossa civilização, uma civilização que prosperou pela guerra desde o início dos tempos, ainda vive. Fico pensando se fizemos a coisa certa. Naomi... o que perdemos? O que preservamos?

Nenhum comentário: