quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sem Liberdade, não há diferença entre submissão e rebelião

Raiden chega ao Presidente pelos dutos.

Raiden: Presidente Johnson.
Johnson: Finalmente você chegou...
Raiden: Estava me esperando?
Johnson: Seu equipamento... essa roupa esqueleto não é bem o traje militar padrão.
Raiden: Tudo bem, senhor?
Johnson: Está tirando uma com a minha cara? Achei que viria pra me matar...
Raiden: ?
Johnson: Estou pronto pra encarar as conseqüências das minhas ações.
Raiden: O que está...?


Subitamente, o Presidente aperta as partes íntimas de Raiden.

Raiden: Ficou louco?!
Johnson: Você é... homem?!
Raiden: ...
Johnson: Humpf... Bem, quem é você?
Raiden: FOX-HOUND, senhor.
Johnson: FOX-HOUND?! Estou vendo... Agora as coisas começam a fazer um pouco mais de sentido. Vamos conversar por nanocomunicação pra ninguém nos ouvir.

A conversa segue via Codec.

Raiden: Está me ouvindo, senhor?
Johnson: Sim.
Raiden: Senhor Presidente, pelo o que entendi, os terroristas conseguiram validar o código necessário para que pudessem concretizar o ataque nuclear...
Johnson: Exatamente, eu mesmo digitei o código.
Raiden: Está trabalhando pra eles?
Johnson: Se me perguntasse duas horas atrás, minha resposta seria sim. Agora, eles só estão me mantendo vivo pra que meus sinais vitais sejam confirmados novamente.
Raiden: Eles o traíram?
Johnson: Não colocaria dessa forma. Eu queria o poder, eles me venderam a destruição.
Raiden: Mas por que se levar pelo terrorismo?!
Johnson: Eu queria poder absoluto.
Raiden: Mas você é o Presidente... você tem o poder.
Johnson: Não, sou só um figurante.
Raiden: ?
Johnson: Eu não tenho controle nenhum. O poder de verdade está nas mãos dos Patriotas.
Raiden: Dos Patriotas?...
Johnson: A verdade por trás desse país... Não fico surpreso de nunca ter ouvido falar. Muitos poucos sabem da existência deles, mesmo entre os que têm acesso aos arquivos confidenciais.
Raiden: ?
Johnson: Política, forças armadas, economia... eles controlam tudo, inclusive escolhem que se torna Presidente... De uma maneira bem simples, os Patriotas governam esse país.
Raiden: Não...
Johnson: Difícil de acreditar, não? Mas é a verdade. A Defesa Espacial, os programas de redução de tráfego aéreo e a Defesa Nacional de Mísseis (79)... Todas as políticas creditadas a mim foram feitas de acordo com as instruções deles.
Raiden: A Defesa Espacial foi iniciada pelo Congresso...
Johnson: É no que os Patriotas querem que o país acredite... É tudo um show. A "democracia" existe só pra encher os livros! Pense: você realmente acredita que a opinião pública influencia o governo?
Raiden: Não.
Johnson: Esse país é modelado e controlado como os Patriotas acham melhor. Eles mostram pras pessoas coisas nas quais elas querem acreditar. O que você chama de governo é, na verdade, uma grande produção que visa à satisfação do público.
Raiden: ...
Johnson: Não olhe pra mim dessa forma. Eu estou são, como você pode bem perceber.
Raiden: Não é sua sanidade que me preocupa.
Johnson: Os Patriotas... Nem eu sei quem são seus membros de verdade, se são líderes financeiros, políticos ou militares... Ninguém sabe quem são. Mesmo minhas instruções vêm através de um porta-voz. Tudo o que sei é que cada decisão-chave é feita por um grupo de doze homens conhecido como o Comitê dos Sábios.
Raiden: E o seu escritório? E a Casa Branca?
Johnson: Meros fantoches. Peões de um jogo de xadrez. Prometendo lealdade, um filho de senador insignificante ganhou a Presidência... Claro que não foi o único preço que tive de pagar...
Raiden: O que quer dizer?
Johnson: Mesmo que um peão se torne rainha, ele ainda está jogando. Eu queria deixar minha marca na história, mas minhas ambições foram... você ainda vai me entender um dia... Eu queria me tornar um membro dos Patriotas, queria herdar o poder de um rei ao invés de ser um peão descartável...
Raiden: E isso justifica atos de terrorismo?
Johnson: Sim. Eu pretendia usar o novo Metal Gear como uma forma de negociação.
Raiden: Negociação?
Johnson: Mas eu subestimei o Solidus. Ele queria desafiar os Patriotas literalmente, ainda que isso significasse a destruição do mundo!
Raiden: O que está me contando?!
Johnson: Se você acredita ou não, a balança do poder está nas mãos dos Patriotas. Eles regulam os diversos interesses do país através de uma apresentação controlada, armando um "drama" que é apreciável pelas massas. Você consegue imaginar o que aconteceria se eles deixassem de existir?
Raiden: ?
Johnson: Imagine um vácuo político massivo, um espaço onde cada economista poderoso tentará preencher com seu próprio interesse egoísta. Estou falando de uma disputa de poder descontrolada... pânico, guerra civil, caos. Gostando ou não, os Patriotas são uma organização que deve continuar a existir.
Raiden: Então você mudou de idéia só porque queria evitar o caos global?
Johnson: Quando eu disse ao Solidus que queria evitar um desastre, ele me respondeu que um peão nunca se torna um jogador...
Raiden: E quem é o Solidus de verdade?
Johnson: Meu antecessor, George Sears. É o nome pelo qual a população o conheceu, mas eu o conhecia pelo seu codinome, "Solidus Snake". Ele é o terceiro Snake, precedido por Solid e Liquid, um sobrevivente do projeto "Les Enfants Terribles". Não é nem o Solid e nem o Liquid, é uma obra prima bem balanceada que os Patriotas acharam pra confiar a Presidência. Entretanto, ele se decepcionou com a organização quatro anos atrás e, agindo sozinho, propiciou um incidente.
Raiden: Quatro anos atrás... Shadow Moses?
Johnson: Sim, exatamente. Naquela época, o Chefe do DARPA, Donald Anderson, junto com parceiros de grande influência, iniciou o desenvolvimento do Metal Gear Rex e de uma avançada ogiva nuclear. Entretanto, isso não condizia com os planos dos Patriotas. Além do mais, o Solidus decidiu por conta própria enviar o homem em quem mais confiava, o Ocelot, pra incitar o Liquid Snake e causar o incidente. Ele conseguiu obter o Rex e os dados da ogiva, porém, acabou revelando a existência do Metal Gear e do exército Genoma... um engano que despertou a fúria dos Patriotas. Pouco tempo depois disso, o Solidus foi derrubado da cadeira presidencial.
Raiden: Achei que ele tinha renunciado...
Johnson: Foi a história contada para a população. Após ter "renunciado", os Patriotas me selecionaram: o mais novo peão para a Presidência.
Raiden: Isso quer dizer que as eleições foram...
Johnson: Foram um grande show, não? Um drama muito bem escrito pelos Patriotas para o bem da população. Até mesmo os Democratas e os Republicanos dançaram no ritmo. Tudo ia de acordo com o planejado, com exceção de uma coisa...
Raiden: ?
Johnson: Após sua renúncia, a saúde de Solidus foi programada para acabar com ele, fazendo com que tivesse sua morte antecipada.
Raiden: Medida preventiva?
Johnson: Exatamente. Mas antes que os Patriotas conseguissem executar o plano, o Solidus sumiu do mapa com a ajuda do Ocelot. Sem ser perseguido, o Solidus tomou o controle da Dead Cell ganhando equipamentos do Coronel Gurlukovich. Daí em diante, esperou a hora certa sabendo que sua oportunidade não tardaria a chegar.
Raiden: Que oportunidade?
Johnson: O término do novo projeto Metal Gear, uma oportunidade que tiraria todas suas diferenças contra os Patriotas. Roubando o projeto mais valioso deles, o Solidus os colocariam numa posição muito desconfortável. Era a única chance de ele sobreviver. Então, uma vez com o Metal Gear nas mãos, seria declarada guerra contra os Patriotas. Não é nem preciso dizer que precisamos pará-lo.
Raiden: O Metal Gear já está operando...
Johnson: Não, ainda não.
Raiden: ?
Johnson: O que você viu foi o Metal Gear Ray, roubado da Marinha pelo Ocelot dois anos atrás. Esse não é o novo Metal Gear.
Raiden: Então, qual é o novo?
Johnson: Você está pisando nele. Pra ser mais preciso, esta plataforma toda é o novo Metal Gear.
Raiden: O que está dizendo?!
Johnson: Estou falando sério. A estrutura superior que todos vêem é camuflagem desenhada como uma plataforma de descontaminação. A estrutura principal se estende da superfície até o fundo do oceano. O elevador que conecta um ao outro fica no segundo subsolo da Shell 1. "Arsenal Gear" é o nome no novo projeto Metal Gear.
Raiden: Arsenal?
Johnson: Isso mesmo... Arsenal. Estamos falando de uma fortaleza impenetrável carregada com milhares de mísseis, inclusive ogivas nucleares... Tudo protegido por uma gama de unidades do Metal Gear Ray produzidas em massa.
Raiden: Produzidas em massa?!
Johnson: A unidade Ray foi originalmente desenhada pela Marinha para ser usada como medida preventiva contra as variações do Metal Gear produzidas no mundo. Os Patriotas replanejaram o Ray para proteger o novo Arsenal.
Raiden: Então agora, os anti-Metal Gear estão protegendo o novo Metal Gear?
Johnson: Irônico, não? E não é tudo. O Arsenal Gear tem acesso irrestrito à Rede Tática Militar possuindo habilidade de exercer controle absoluto sobre as forças armadas da nação, sem mencionar o armamento militar. Resumindo, o Arsenal foi criado pra ser o coração do país.
Raiden: Mas que tipo de arma estúpida...
Johnson: Arma? Não, você não tem noção do cenário todo.
Raiden: ?
Johnson: O Arsenal é mais do que uma ferramenta militar... É a maneira de preservar o mundo como ele é, o que vai estabelecer uma nova forma de controle. Os Patriotas vão usá-lo para se manter como os verdadeiros ditadores. Nesse momento, eles se sentem pressionados e ameaçados.
Raiden: Pelo o quê?
Johnson: Eles temem a superabundância de informação digital. O mundo pode se afogar na correnteza de informação... e eles podem se afogar com isso.
Raiden: ?
Johnson: Os planos do Arsenal incluem um sistema pra monitorar a fluência de informação de forma a poder modelar a "verdade" de acordo com os propósitos deles. Em suma, o sistema do Arsenal é a chave para a supremacia.
Raiden: A chave...?
Johnson: Sim, o sistema "GW" é a carta na manga dos Patriotas. Quando ele estiver totalmente integrado é que o Arsenal vai funcionar completamente. Uma vez operando, vai ser totalmente uma nova forma de poder detida pelos Patriotas. Eu esperava me agarrar a esse projeto para que pudesse estar numa posição bem mais forte e vantajosa.
Raiden: Vantajosa pra quê?
Johnson: Eu esperava impor o meu modo nos padrões deles. Mas o Solidus preferiu se rebelar. Outer Heaven... ele planejava uma explosão nuclear nos céus de Wall Street pra se apropriar do controle dos Patriotas sobre a comunidade de negócios... um fator chave em seus esforços ofensivos.
Raiden: Outer Heaven...?
Johnson: Ouça, não temos muito mais tempo. A maleta serviu pra que eu desse entrada na seqüência que ativou o Arsenal. Não vai demorar muito para que o GW estabeleça as conexões necessárias com outros sistemas externos e o Arsenal se torne totalmente operante. Pare-os antes que isso aconteça. Essa é a sua função.
Raiden: Função?
Johnson: Você precisa achar a Emma Emmerich. Ela é a única que pode parar aquela coisa depois de ativada.
Raiden: Emma... Emmerich?!
Johnson: A programadora do Arsenal. Ela deve estar nesse prédio.
Raiden: Eu achei que os outros andares estavam inundados...
Johnson: Estou certo de que não vão deixá-la morrer sendo que é a última programadora viva do projeto. Estou cortando a transmissão! Mexa-se!

O Presidente Johnson corta a transmissão e entrega um disco a Raiden.

Raiden: O que é isso?
Johnson: Um programa pra romper as funções de controle entre o GW e o Arsenal Gear. Leve a Emma para a parte central da Shell 1 pra que ela carregue o programa no sistema principal.
Raiden: É um vírus?
Johnson: Isso. Modelado depois da FoxDie, uma arma biológica usada para eliminar seletivamente pessoas com uma seqüência genética específica.
Raiden: Mas por que você o tem?
Johnson: Os Patriotas o elaboraram como uma medida de segurança. E o Ocelot esqueceu de me revistar. Você precisa correr! Esse disco é a única forma de parar o Arsenal!

O Presidente fica em silêncio.

Johnson: Bem, eu disse tudo o que você precisa saber. Só tem uma coisa que ainda precisa ser feita.
Raiden: ?
Johnson se agarra à SOCOM de Raiden e a coloca na sua barriga, mesmo contra a vontade de Raiden.

Johnson: Me mate!
Raiden: O quê?!
Johnson: Não há tempo pra discussão! A checagem da minha identificação vital pode ser a qualquer momento. Se você me matar agora, você vai conseguir prevenir o ataque nuclear!
Raiden: Pare com isso!!!
Johnson: É sua função!!! Aperte o gatilho!!!

Raiden tenta afastar sua arma, mas um tiro é ouvido enquanto o sangue do Presidente esparrama pela sala. Raiden tem certeza que sua arma não disparou. Ocelot aparece girando sua Colt.

Ocelot: Você abusou do seu direito de livre expressão, Senhor Presidente... Ou seria ex-Presidente?
Raiden: O Presidente... o que você fez?!
Ocelot: Desculpe... meu dedo escorregou. Vejo você por aí, garoto.

Ocelot sai da sala e Raiden tenta segui-lo, mas é parado por Johnson que se agarra à sua perna.

Johnson: Esqueça-o.... Ele... nos fez um favor... Sem liberdade, não há diferença entre submissão e rebelião. Minha única escolha de verdade é colocar um fim nesta charada. Deixe-me ao menos ter a liberdade de morrer em paz...
Raiden: O que você...?
Johnson: Encontre a Emma... Pare o Arsenal! Essas são minhas últimas ordens, como seu Comandante. Conto com você...

Um comentário:

marcosladarense disse...

Esse blog é uma maravilha. estou lendo tudo. meu inglês é avançado mas a saga de snake usa liguajares técnicos e rebuscados mtas vezes. sem contar q as vezes baixa akela preguiça de fica lendo e ouvindo em inglês.