quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

É sua missão, não é? Assassinar a Boss...

No caminho de volta para o depósito de armas, Snake se depara com The Fear e é obrigado a matá-lo. Também de forma sobrenatural, como The Pain, o homem explode e seu grito continua a ecoar o "medo"... Ao usar o cartão entregue por Granin na porta do depósito, Snake se depara com uma imensa floresta.

Eva: Snake, está aí?
Snake: Eva? Onde você está?
Eva: Na fortaleza de Groznyj Grad. O Doutor Sokolov também está aqui.
Snake: Tudo bem com ele?
Eva: Tudo. Ele está dando os toques finais no Shagohod nesse momento.
Snake: Isso é bom, significa que ainda não vão matá-lo.
Eva: Ainda não, mas é melhor se apressar. Acabaram de terminar os testes da Fase 2. Assim que os preparativos finais acabarem, ele não vai servir pra mais nada. O coronel não vai hesitar em matá-lo se souber que a CIA está se aproximando.
Snake: Eva, você não pode perder o Sokolov de vista.
Eva: Eu sei. Snake, você sabe onde fica Groznyj Grad?
Snake: O Granin me disse que consigo chegar pelas montanhas e depois por um túnel subterrâneo.
Eva: O Granin disse?
Snake: Sim, inclusive me deu o segredo do depósito de armas.
Eva: Por quê?
Snake: Porque ele estava bêbado, eu acho.
Eva: Só pode estar brincando!
Snake: Sei lá...
Eva: Snake, só tem um problema nessa rota.
Snake: Qual problema?
Eva: A entrada da montanha para o túnel que chega à fortaleza está selada. Você precisa de uma chave.
Snake: Uma chave... e a que Granin me deu?
Eva: Não serve. Mas não se preocupe, vou pensar em alguma coisa.
Snake: ...
Eva: Tenho uma idéia. No topo das montanhas, existem umas ruínas. Encontre comigo lá.
Snake: No topo das montanhas, entendido.


Ainda na floresta, Snake trava uma batalha contra o atirador de elite The End, o velho homem que sempre estava em uma cadeira de rodas. Apesar da dificuldade de manter-se alerta e camuflar-se na floresta, Snake consegue por um fim a The End que, para variar, também explode. Atravessando as montanhas, Snake chega ao local combinado com Eva, que está se trocando. Ao perceber a presença de Snake, Eva dá um pequeno chute em suas botas manchadas para baixo da cadeira.

Eva: Nossa, foi rápido.
Snake: Você está com a aparência de quem precisa de um descanso.
Eva: Vou ficar bem. É que não sobra muito tempo pra dormir bancando esses dois papéis.
Snake: Onde se cortou desse jeito?
Eva: O coronel.
Snake: Ele descobriu?!
Eva: Se ele tivesse descoberto, eu já estaria morta. Não. É o "hobby" dele, ele é um sádico... Tem prazer em ver os outros sofrerem. É a escória da humanidade...

Snake toca as costas de Eva.

Eva: É tão estranho pra você assim?
Snake: Não. Sou do mesmo jeito, cicatrizes por toda parte.
Eva: Posso ver?
Snake: Não.

Snake aponta uma cicatriz no abdômen.

Snake: Onde ganhou essa?
Eva: Depois de chegar à União Soviética.
Snake: Acho que não. É mais velha que isso. Desvendar códigos é trabalho de escritório, onde você ganharia esse tipo de cicatriz?
Eva: Você realmente quer saber? Bem, que pena.
Snake: ...
Eva: Toda mulher tem seus segredos. Mas vamos mudar de assunto: você precisa seguir em frente. Os testes finais da Fase 2 do Shagohod estão pra começar. E parece que mais alguém está chegando pra estragar a festa.
Snake: Khrushchev?
Eva: As forças dele estão a caminho daqui. O coronel está organizando as tropas para contra-atacar. Se não nos mexermos agora, a segurança vai ficar bem pior do que já está. Você precisa dessa chave, ela destranca a entrada do túnel. Uma vez lá dentro, é só seguir para Groznyj Grad.
Snake: Você sabe exatamente onde em Groznyj Grad está o Sokolov?
Eva: No coração da fortaleza. O laboratório de armas é dividido em três asas: a Leste abriga o departamento de pesquisa. A Principal é onde as armas são construídas: onde o Shagohod está. E finalmente, a Oeste, onde fica a passarela para o prédio principal: onde está o Sokolov. Para entrar na Asa Principal, você precisa passar pela Leste. Quando estiver no segundo andar, pegue a passarela para a Oeste.
Snake: Asa Oeste do Laboratório de Armas. Entendido.
Eva: Só um problema.
Snake: De novo, não...
Eva: A Asa Oeste é de segurança máxima. Você precisa ter patente de coronel para entrar.
Snake: Patente de Coronel?
Eva: Aqui, olhe esta foto. Esse é o Major Ivan Raidenovitch Raikov. Finja ser ele!
Snake: E como eu faço isso?
Eva: Roube as roupas dele. Olhando de costas, você parece com ele, ninguém vai perceber. Só o rosto que você vai precisar pensar como fazer. O Raikov deve ficar em algum lugar na Asa Leste.
Snake: Certo. E como faço pra fugir assim que eu tirar o Sokolov de lá? Meus comandantes disseram que você deveria ter algo pronto.
Eva: Eu tenho. Há um lago 45 quilômetros ao norte. Eu tenho um WIG (110) lá.
Snake: Um WIG?
Eva: É um veículo de efeito-solo bem moderno.
Snake: Um veículo de efeito-solo, mas eu não sei pilotar!
Eva: Tudo bem, acontece que eu sou um ótimo piloto.
Snake: Decolar de um lago é mais complicado do que parece, não é como andar de moto. Você precisa ser delicada.
Eva: Claro que eu sou! Você viu como sou boa com a moto, não?
Snake: Tudo bem, você cuida da fuga, então. Estou indo para Groznyj Grad.
Eva: Espere. Tem uma coisa que eu queria perguntar.
Snake: O quê?
Eva: Qual é a história entre você e a Boss?
Snake: Ela é como minha mãe... e minha mestra.
Eva: E sua namorada?
Snake: Vai além disso.
Eva: Além?
Snake: Metade de mim pertence à Boss.
Eva: Você a ama?
Snake: Não, não é bem isso.
Eva: Você a odeia?
Snake: Tem que ser um ou outro? Amor ou ódio?
Eva: Entre um homem e uma mulher? Diga-me você.
Snake: Por dez anos, vivemos e morremos juntos. Você não pode nem imaginar.
Eva: E você acha que consegue matá-la agora? É sua missão, não é? Assassinar a Boss...
Snake: ...
Eva: Snake, existe alguém que você goste? Alguém especial?
Snake: Nunca me interessei pela vida de outras pessoas.
Eva: Você se interessou pela Boss.
Snake: Ela era diferente.
Eva: Mesmo? E o que você sente por mim?
Snake: Eu deveria fazer a mesma pergunta.
Eva: Eu? Eu posso me apaixonar... se for parte da missão... até por você.
Snake: ...
Eva: Snake? Algo de errado?

Eva "beija" Snake, mas ele nem sequer se move. Logo depois, os dois ouvem um barulho muito alto do lado de fora. Eva se arruma e os dois seguem para ver de cima o que acontece em Groznyj Grad.

Eva: Vejo você por aí, Snake. Se cuide.
Snake: E você?
Eva: Tenho que voltar correndo e... fazer meu outro papel.
Snake: Você vai ficar bem?
Eva: Não dá pra saber... eles não são burros e sabem que tem um espião. De jeito nenhum você teria chegado tão longe sozinho.

Eva acelera sua moto e pula pra próxima montanha mais baixa. Snake usa seus binóculos e a vê partindo. Logo depois, ele foca em Volgin socando uns barris de metal. Um dos barris que voa pelos ares contém um corpo. É Granin, que cai morto, todo queimado em razão da eletricidade.

Ocelot: Coronel, ele falou?
Volgin: Não. Morreu antes que eu arrancasse dele.
Ocelot: Não era ele o espião então?

Volgin retira um transmissor de um dos sapatos de Granin e o destrói.

Volgin: Veja isso.
Ocelot: Um transmissor?
Volgin: Exatamente. Implantado para manter alguém informado da sua localização.
Ocelot: Mas... isso significa que Granin era o espião?
Volgin: Talvez ele estivesse sendo usado por alguém.
Ocelot: Talvez? Esse homem era nosso parceiro!
Volgin: Parceiro ou não, ele não tinha mais utilidade para nós.
Ocelot: Eu não aprovo os seus métodos!
Volgin: EU não preciso da sua aprovação. EU estou no comando aqui.
Ocelot: ...e aquele míssil nuclear?
Volgin: Ainda se doendo por aquilo? O que você vai fazer? Reportar pras autoridades? Isso é uma guerra, Major, uma Guerra Fria, combatida com informação e espionagem. Devemos eliminar os espiões onde é que se escondam. É matar ou morrer. Ameaças potenciais devem ser aniquiladas. Esse seus sentimentos são uma ameaça à unidade da nossa organização! Alguém está guiando o inimigo: um simples homem não pode chegar tão longe. Não se engane: existe um espião entre nós.
Ocelot: Mas suspeitar dos nossos próprios parceiros...
Volgin: Os explosivos C3 foram roubados.
Ocelot: Você acha que foi o Americano?
Volgin: Não. Ele não pode ter chegado nessa fortaleza ainda.
Ocelot: Então quem foi?
Boss: Eu tomaria mais cuidado ao suspeitar dos seus próprios homens.

Boss e Eva chegam quase ao mesmo tempo. Eva está usando a mesma bota que escondeu de Snake.


Volgin: Boss?
Ocelot: Onde você estava?
Boss: The Fear e The End morreram.
Volgin: Que merda! Cachorro da CIA! Quer dizer que só sobrou o The Fury? Como os lendários Cobras podem ser batidos tão facilmente?
Ocelot: Ele é bom...
Volgin: Apaixonado por ele?
Boss: Não se preocupe, vou tomar conta dele.
Volgin: Do que ele está atrás? Deve ser algo maior que o Sokolov.
Boss: A América quer destruir o Shagohod e colocar as mãos na sua herança: o Legado dos Filósofos.
Volgin: Impossível! O Legado... que...
Boss: E eles querem me matar também. Coronel, aumente a segurança do local, ele deve estar chegando... estou certa disso! Vou pegar aquele Davy Crockett.

A Boss deixa o local cavalgando. Ocelot sente um cheiro vindo de Eva e começa a desconfiar-se.



Ocelot: Humm... Perfume? Humm...
Eva: ...
Ocelot: Bonitas botas. Certifique-se de encerá-las direito.

No caminho para Groznyj Grad, Snake encontra The Fury no túnel subterrâneo. Após matá-lo, o homem também explode misteriosamente. Dentro da fortaleza, Snake passa pela segurança e segue o Major Raikov sem ser percebido. Num momento oportuno, Snake rende o Major, rouba sua roupa e deixa o corpo dentro de um armário. Usando a mesma máscara que usou na Missão Virtuosa, o disfarce de Snake o deixa parecido com Raikov e ele sucede em furar a segurança. Já sem a máscara, prestes a entrar na sala de Sokolov, Snake o vê entregando uma fita à Eva enquanto ouve a conversa.

Sokolov: Aqui está.
Eva: Pode contar comigo. E o Legado dos Filósofos?
Sokolov: Eu não sei de nada sobre isso.

Eva pega um tubo de batom e aponta para Sokolov. Ela aproxima o objeto da cara de Sokolov num tom ameaçador. Quanto mais perto ela se aproxima, mais assustado ele fica.

Sokolov: O que vai fazer c... Está querendo me matar?!
Eva: Qual o problema?
Sokolov: Eu não sei de nada! Eu juro! Ninguém além do coronel sabe sobre o Legado!
Eva: Entendo...
Sokolov: Não, por fav...

Eva mostra que o objeto era somente batom, pra alívio de Sokolov. Ela passa o batom nos próprios lábios e deixa a sala sem perceber Snake escondido atrás de algumas caixas. Snake entra para falar com Sokolov.

Sokolov: Que está aí? Ah... é o home da CIA. O que faz aqui?
Snake: Eu já disse antes, não? Vim tirá-lo daqui.
Sokolov: Hummm... um homem de honra, assim como seu comandante. Mas temo que seja tarde demais.
Snake: Tarde demais? Não me diga que o Shagohod já...
Sokolov: Sim. Os preparativos da Fase 2 ficaram prontos.
Snake: Sokolov, o que é exatamente a Fase 2?
Sokolov: Colocando em termos técnicos, é um sistema composto de extensão de alcance para os IRBMs. O Shagohod foi originalmente projetado como um tanque que pudesse lançar mísseis nucleares de qualquer tipo de terreno. Só tivemos um problema que não soubemos resolver: os ICBMs (111) eram simplesmente muito grandes para serem carregados pelo Shagohod. Só que os militares não queriam nem saber, eles queriam uma arma que pudesse atirar um míssil nuclear nos Estados Unidos. Foi aí que tive a idéia da Fase 2.
Snake: Mas não tinha jeito de lançar ICBMs no Shagohod, só IRBMs. Como você fez?
Sokolov: Acelerando o próprio Shagohod.
Snake: Acelerando?
Sokolov: Na Fase 2, uma turbina de foguete é acoplada ao casco do Shagohod. O veículo incorpora a mesma tecnologia utilizada no foguete Vostok que mandou o Major Gagarin ao espaço. Usando essa turbina, o Shagohod pode alcançar em terra uma velocidade maior do que 480 km/h.
Snake: Aquele monstro consegue chegar a 480 km/h?
Sokolov: Sim, e é nesse estado acelerado que o míssil nuclear é lançado.
Snake: Então, o Shagohod age como o primeiro estágio de um foguete.
Sokolov: Sim, precisamente. O alcance do míssil lançado pelo Shagohod aumenta de 4000 km para 9600 km.
Snake: 9600 km... o suficiente para atingir qualquer lugar dos Estados Unidos.
Sokolov: E não é só isso: com o Shagohod, não há a necessidade de se construir um compartimento gigante como os usados em lançamentos de ICBMs. Tudo o que você precisa é acelerar o Shagohod por 4,5 km de extensão e você pode conseguir um ataque termonuclear em qualquer lugar dos Estados Unidos lançado de qualquer lugar da União Soviética, sem ser detectado por aviões espiões ou satélites. É uma fortaleza móvel, capaz de ser usada em segredo e lançar seu arsenal a qualquer momento.
Snake: Uma arma do inferno...
Sokolov: Um protótipo completo está no hangar. No momento, é o único, mas Volgin planeja produzi-los em massa baseados nesse primeiro.
Snake: E mandá-los para a União Soviética toda?
Sokolov: Sim, e não acaba aí: ele vai mandá-los para a Europa Oriental, para a Ásia... para todos os países do bloco Oriental. Pior ainda, ele pretende usar o Shagohod como isca para incitar revoltas armadas contra ditadores, rebeliões étnicas e grupos revolucionários do Terceiro Mundo. O dinheiro de Volgin é quase infinito, pode começar a produzir o Shagohod em massa amanhã se quiser. A razão da tensão entre o Oriente e o Ocidente culminar numa Guerra Fria é porque cada lado teme o poder do outro. "Dissuasão", a idéia de ameaçar para manter o inimigo sem ação, é a palavra perfeita para as circunstâncias atuais. Mas o Shagohod vai além desse nível de "ameaças", vai deixar o conceito de "dissuasão" totalmente sem significado. Com uma arma dessas no mundo, não vai demorar muito para que todas as nações se afoguem em conflitos. A Guerra Fria vai terminar e o planeta inteiro vai ser consumido pelas chamas da guerra. O Volgin e o Shagohod vão ser o centro de tudo. Como você pode perceber, é tarde demais.
Snake: Não, ainda não é tarde.
Sokolov: O que quer dizer?
Snake: Ainda temos uma chance. Tudo o que preciso fazer é destruir o protótipo e o prédio todo antes que vá pra produção em massa.
Sokolov: Mas...
Snake: Só me diga o que fazer pra destruir esse lugar.
Sokolov: Tudo bem. O combustível líquido usado no motor do foguete é armazenado em tanques. Você precisa explodir os tanques, um pouco de C3 seria suficiente para deixar o hangar inteiro em pedaços.
Snake: C3? Você fala daquele explosivo plástico?
Sokolov: Pode ser moldado no formato que quiser. É a bomba do futuro.
Snake: Onde posso conseguir?
Sokolov: Tinha um pouco no armazém aqui, mas uma espiã que estava aqui um minuto atrás roubou...
Snake: Eva?
Sokolov: Não, o nome dela é Tatyana. Ela conseguiu entrar se fazendo namorada do Volgin.
Snake: Achei que ela fosse sua amante.
Sokolov: Minha? Não, não... ela é namorada do Volgin. Essa é minha esposa...
Snake: É sua filha?
Sokolov: Sim, estão na América.
Snake: Verdade, tinha me esquecido. Sua família está sob custódia da CIA. Quanto tempo Tatyana está aqui?
Sokolov: Só umas semanas.
Snake: Poucos dias antes da Missão Virtuosa então.
Sokolov: Ela disse que o Khrushchev a mandou.
Snake: O que você deu pra ela?
Sokolov: Todos os dados experimentais do Shagohod. Por favor, destruir o Shagohod é essencial.
Snake: Eu vou. Mas primeiro tenho que levar você pra um lugar seguro.
Sokolov: Não, eu não vou...
Snake: Minha missão é resgatá-lo!
Sokolov: Me deixe.
Snake: Sokolov!
Sokolov: O Khrushchev me abandonou, não posso voltar pro meu país, certamente eu iria parar nos gulags (112).
Snake: Mas e os Estados Unidos?
Sokolov: Sim, já pensei sobre isso no passado, minha família está me esperando lá... Mas mesmo se eu for pra lá, vou continuar criando armas de destruição em massa. No fim, não importa onde eu morar: ainda serei um cientista de armas. Pra ser franco, estou cansado... Todos os dias eu ajudo a criar coisas que nunca deveriam ser usadas, coisas que nem deveriam existir. Todas as noites eu passo em claro, sem uma palavra de apoio de ninguém. E as minhas criações nem ajudam a humanidade... São meramente ferramentas políticas. Tudo o que eu queria era projetar foguetes que fossem para o espaço. Mas não era pra ser... A corrida espacial entre a América e a Rússia se tornou a presa dos políticos. A corrida espacial e a corrida armamentista são simplesmente a mesma coisa. Mísseis, foguetes... qual a diferença? Os cientistas estão sempre sendo usados. Por favor, cuide da minha família...

Snake e Sokolov ouvem o coronel Volgin se aproximar da sala. Snake rapidamente coloca sua máscara para se parecer com o Major Raikov. Volgin abre a porta.

Volgin: Major, O que está fazendo aqui? Estava o esperando na minha sala.

Snake não responde e Volgin subitamente segura suas partes íntimas. Snake o afasta, mas Volgin volta a assediá-lo.

Volgin: Quem é você?! Não brinque comigo. Se pensa que pode me trapacear, você está redondamente enganado!
Snake: ...
Volgin: Eu conheço o Major melhor que ninguém. Venho aqui procurar pela Tatyana e olhe só o que eu acho... espiãozinho de uma figa!

Volgin aponta uma arma para Snake, mas atira nos dois joelhos de Sokolov, que cai se contorcendo. Ao apontar novamente para Snake, Volgin é jogado no chão por um rápido movimento de CQC de Snake e tem sua arma tomada. Snake assume o controle da situação enquanto a Boss entra na sala. Os dois começam a lutar, mas a Boss o agarra e começa a tirar sua máscara. A arma de Volgin cai das mãos de Snake...

Boss: Que disfarce de mulherzinha é esse? Vai contagiá-lo! E então você vai perder os traços de quem realmente é.

Volgin recupera sua arma e aponta novamente para o desmascarado Snake. A Boss também derruba Volgin.

Boss: Fique fora disso.
Volgin: Agora entendo porque a chamam de chefe. O que foi isso? Um tipo de judô?
Boss: Não, chama-se CQC, princípios básicos de combate corpo-a-corpo. Nós desenvolvemos juntos.
Volgin: Esplêndido! Mas eu assumo daqui em diante.
Boss: Vai matá-lo?
Volgin: Claro! Mas antes vou fazê-lo pagar por machucar o Ivan!


A Boss deixa a sala. Volgin começa a bater descontroladamente em Snake, que não tem forças para reagir. Snake cai desacordado, todo ferido, ao mesmo tempo que Ocelot assiste tudo do lado de fora...

Nenhum comentário: